quinta-feira, 6 de maio de 2010

Laços de família e os laços do diabo

I Tm 3:7
"Laços de Família". Este é o tema de uma novela que milhões de pessoas assistiram diariamente. Já não é de hoje que a família tem tido suas estruturas sacudidas pelos valores errados veiculados pela TV. Lamentavelmente, muitos crentes em Jesus têm assistido esta novela. Será que devemos ou não assisti-la? Antes de responder, vamos refletir sobre seu conteúdo e perigos.

Como tantas outras novelas, "Laços de Família" tem problemas de valores morais e de violência que afetam a família. Uma prostituta simpática (Capitu) trabalha para sustentar o padrão classe média da família. Um cafajeste, Danilo, engravida a empregada. Helena e Camila, mãe e filha disputam o mesmo homem, Edu. A menina que está grávida é quem vai se casar com ele. O sexo é um dos principais ingredientes em quase todas as tramas.

Aparentemente inofensiva, ela exerce forte influência naqueles que a assistem. Curiosamente, as cenas, diálogos, cenários, atrizes e atores bonitos e bem vestidos, têm mais poder de influenciar do que imaginamos.

O termo "laços" aparece na Bíblia, e com exceção de Oséias 11:4, sempre como sinônimo de "armadilha" e "cilada". Confira alguns exemplos: Jz 23:13; I Sm 18:21; Jó 18:9; 22:10; Sl 18:4; 25:15; 69:22; 106:3; 119:61; Pv 7:23; 14:27, 18:7; Ec 7:26; Jr 50:24; Atos 8:23; I Tm 3:7 e II Tm 2:26.

O "Laço do Diabo" para o apóstolo Paulo é uma armadilha armada para pegar os desatentos e desapercebidos. É por isso que Paulo alerta a Timóteo para voltar à sensatez, para ser "livre dos laços do diabo..."

Amados irmãos, a Igreja de Cristo precisa ser sóbria e perceber as ciladas, os laços do inimigo. Nossa guerra não é contra carne e o sangue, mas contra o diabo. Vamos fazer como Jesus fez no deserto, quando Satanás tentou armar-lhe um laço. Vamos arrancar sua máscara. Vamos denunciar seu disfarce. Para destruir a família ele aparece nos trajes mais inocentes, até mesmo em enredos e cenas emocionantes. Sua estratégia é armar seus laços para destruir, enganar, mentir, distorcer, simular, fingir, mascarar, iludir e fantasiar. É por isso que Paulo nos alerta para não cairmos nos laços do diabo - I Tm 3:7.

Há um ditado que diz: "Não existe nada mais fino que a ponta de uma agulha; porém, uma vez que ela faz um buraco, arrasta atrás de si toda a linha" - O apóstolo Paulo disse: "Um pouco de fermento leveda toda a massa" I Co 5:6.

Quantos cristãos não contariam com tristeza e vergonha pecados cometidos que começaram com pequenos hábitos que aparentemente eram ingênuos mas que os dominaram. Passo a passo foram piorando até praticarem coisas que antes teriam achado impossível cometerem. E, ao final, acabaram perdendo posição, caráter e a fé. Tudo começou quando deram lugar a pequenos hábitos "inofensivos".

"Um pequeno vazamento afunda um enorme navio; uma pequena faísca pode causar um enorme incêndio. Do mesmo modo, um pequeno pecado consentido leva a alma à ruína."

A novela "Laços de Família" parece inofensiva, mas não é. Ela trás em seu nome o título "Família". Ela está, através dos valores e princípios que expõem em suas cenas , e que contra-põem à Palavra de Deus, jogando poeira em seus olhos para impedir que você enxergue qualquer coisa em suas cores reais. Ela intimamente, inconscientemente, está conduzindo você a considerar o bem como mal e o mal como bem. Ela pinta o sexo fora do casamento como algo normal, ela mascara a prostituição adornando-a como uma prática aceitável. Aos poucos, a novela vai deformando, deturpando os valores cristãos e ridicularizando a Palavra de Deus.

Esta sempre foi a arma de Satanás - usar de mentiras para atacar a sua mente e enganar você. Paulo disse: "Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo."II Co 11:3.

Satanás quer atacar a sua mente porque ela faz parte da imagem de Deus e através dela, Deus fala com você e lhe revela a sua vontade. Por isso não devemos nos conformar "... com este século, mas transformá-la pela renovação da nossa mente, para que experimentemos qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Rm 12:2.

As mentiras de Satanás exibidas nas cenas desta novela, vão entrando aos poucos em sua mente, obscurecendo os olhos do seu entendimento e insensibilizando a sua consciência, com algum pecado já consentido no coração.

Voltemos á pergunta. Devo ou não assistir esta novela? O apóstolo Paulo disse: I Co 6:12. "Todas as coisas são lícitas, mas nem todas edificam"

Seja honesto e responda:

1) Edifica você ficar uma hora em frente á TV assistindo cenas, diálogos e práticas que Deus abomina?

2) Edifica você saber que a prostituição, a promiscuidade e o adultério estão entrando na sala de sua casa?

3) Edifica você saber que o tempo que você gasta em frente á TV, vendo cenas de adultério, promiscuidade, prostituição, é maior do que o tempo que você passa na presença de Deus em oração e estudo das Escrituras?

4) Você conseguiria, após ter assistido a um capítulo desta novela, dobrar os seus joelhos e orar agradecendo a Deus?

5) Você acha coerente não deixar seus filhos assistirem a determinados programas que não lhes ajudam na formação do caráter, mas ao mesmo tempo, a mesma regra não se aplica a você?

Você ainda acha que um cristão deve assistir a esta novela?

Que Deus nos dê um santo discernimento, para fugirmos destes laços ... do diabo.


Autor(a): REV. HERNANDES DIAS LOPES


 
Pastor da Igreja Presbiteriana de Osasco, Psicanalista Clínico, Mestrando em Teologia pelo centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper

Fonte: www.bibliaworldnet.com.br



---------------------------www.familiaegraca.com.br ------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

NOSSA PAGINA

VOCÊ ESPECIAL

GOOGLE +