Você quer ser uma pessoa próspera?

“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá” (Salmo 1.1-6).

No final do versículo três deste (primeiro) Salmo, encontramos a seguinte frase: “Tudo quanto fizer prosperará”. Esta frase está se referindo ao homem justo. Na verdade, este lindo Salmo, que é a porta de entrada para este livro de louvor e adoração a Deus, fala não somente do homem justo, mas fala também do ímpio. Porém a frase que citamos acima refere-se ao homem justo. Neste ponto, convém fazer uma indagação: Quem não gostaria que tal frase fosse aplicável à sua vida? Quem não gostaria de que tudo quanto fizesse fosse bem sucedido? Quem não gostaria de ter êxito na vida? Creio que todos nós queremos ter tal benção em nossas vidas. Pois então, este Salmo nos mostra o caminho para que esta frase (Tudo quanto fizer prosperará) se torne uma realidade em nossas vidas. Vejamos: O verso primeiro, nos ensina o que não devemos fazer se quisermos ser pessoas bem sucedidas: “Bem-aventurado (Feliz) o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. Note como o caminho do pecado sempre vai piorando, vai de mal a pior. O salmista usa três verbos que nos mostram claramente como um abismo chama outro abismo, veja: ANDA, SE DETÉM, SE ASSENTA. Este é o caminho dos que desagradam a Deus, eles começam andando no conselho dos ímpios, daqui a pouco não só estão andando, mas já estão se detendo no caminho dos pecadores, e como se isso não bastasse, logo estão já “confortavelmente” assentados na roda dos escarnecedores. O Salmista aqui nos diz que se quisermos ser aquela pessoa que tudo quanto faz é bem sucedido, então este não deve ser o nosso procedimento. Já no verso dois, nos é ensinado qual deve ser o nosso procedimento. Se o verso primeiro nos diz o que não devemos fazer, o verso dois nos diz exatamente aquilo que nós devemos fazer! Note: “Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. Se não devemos andar, se deter e nos assentar junto com os pecadores (isso não significa que não devemos conviver com estas pessoas, devemos conviver com elas sem sermos influenciados pelas suas práticas e procurando influenciá-las para o bem), em contrapartida, devemos nos debruçar com profundo prazer diante da lei do Senhor, a Sua Palavra. A nossa alegria, o nosso contentamento, o nosso prazer deve ser o de ler a Palavra do Senhor, mas não somente ler, mais que isso, meditar com profundidade nas Escrituras, mergulhar em suas profundas águas e descobrir os tesouros e os ensinamentos para uma vida próspera e bem sucedida, e isto não raramente, mas de dia e de noite, diz a Palavra de Deus.

Além de o salmista dizer que este tipo de pessoa será bem sucedida e próspera em tudo quanto fizer, no verso três, ele nos traz uma ilustração que nos dá um vislumbre da intensidade da benção divina sobre tal pessoa. Ele nos diz que tal indivíduo “será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto da estação própria, e cujas folhas não caem”. O salmista nos traz uma imagem de uma árvore cheia de vitalidade, que não está plantada em qualquer tipo de solo, ou em um solo seco e árido, mas plantada junto a um solo úmido, banhado por ribeiros de águas, que provê alimento para suas raízes. Mas não somente isso, tal árvore não é infrutífera, mas dá o seu fruto na estação própria, e longe de ter tronco, galhos e folhas enfraquecidas, é firme, saudável e suas folhas não caem. Esta é a imagem daquele que não anda, nem se detém, nem se assenta no caminho dos pecadores, mas que ao contrário disso tem o seu prazer na lei do Senhor!

Se o justo é comparado a tal árvore frutífera, que tem raízes sólidas e profundas, os ímpios, diz o Salmo, “são como a moinha (a palha) que o vento dispersa”. Que diferença entre uma árvore saudável e bem plantada e a palha seca e facilmente lançada ao espaço por qualquer ventania, por mais fraca que seja. Esta também é a diferença entre os justos e os ímpios, entre aqueles que servem a Deus fielmente e aqueles que não o servem, entre aqueles que praticam a Sua Palavra e aqueles que não a praticam. Que todos nós possamos colocar tais ensinamentos em prática nas nossas vidas, e possamos ser comparáveis a tal árvore, e mais que isso, que possamos ser aquelas pessoas que “tudo quanto fizer prosperará” (Sl 1.3). Deus nos abençoe!

Pr. Ronaldo Guedes Beserra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.

Marcadores

1º TRIMESTRE 2012 1º TRIMESTRE 2013 1º TRIMESTRE 2014 1º TRIMESTRE 2015 1º TRIMESTRE 2016 1º TRIMESTRE 2018 2º TRIMESTRE 2012 2º TRIMESTRE 2013 2º TRIMESTRE 2014 2º TRIMESTRE 2015 2º TRIMESTRE 2016 3º TRIMESTRE 2012 3º TRIMESTRE 2013 3º TRIMESTRE 2014 3º TRIMESTRE 2015 3º TRIMESTRE 2016 3º TRIMESTRE 2023 4º TRIMESTRE 2008 4º TRIMESTRE 2011 4º TRIMESTRE 2012 4º TRIMESTRE 2013 4º TRIMESTRE 2014 4º TRIMESTRE 2015 4º TRIMESTRE 2016 4º TRIMESTRE 2018 4º TRIMESTRE 2023 ABEL ADORAÇÃO ADULTÉRIO ADULTOS AÉCIO NEVES AGENDA AGIOTAGEM ALEGRIA ALEXANDRE COELHO AMIGOS AMIZADE AMY WINEHOUSE ANCIÃO ANO NOVO ANTÔNIO GILBERTO APOLOGÉTICA APOSTOLO ARROGÂNCIA ATIVISMO ATOR AUGUSTUS NICODEMUS LOPES BABILÔNIA BIBLIOLOGIA BISPO BOLSONARO BRASIL C. H. BROWN CAIM CALVÁRIO CASAMENTO CHARLES HADDON SPURGEON CHARLES R. SWINDOLL CIRO SANCHES ZIBORDI CLAUDIONOR DE ANDRADE CÓDIGO DA VINCI COMENTÁRIOS COPA DO MUNDO CORDEIRO CORRUPÇÃO CPAD CRIANÇAS CRIME CRISTO CRITICAS CUBA DANIEL DENZEL WASHINGTON DEPUTADOS DESIGREJADOS DEVOCIONAIS DIÁCONO DILMA ROUSSEFF DINHEIRO DIVÓRCIO DONS ESPIRITUAIS DOUGLAS BATISTA DOUTOR EBD ECLESIASTES EDUCAÇÃO ELIAS ELIENAI CABRAL ELIEZER DE LIRA E SILVA ELIEZER RODRIGUES ELINALDO RENOVATO ENTREVISTA ENVELHECER EPÍSTOLA DE TIAGO EPÍSTOLAS ESCATOLOGIA ESCOLA DOMINICAL ESEQUIAS SOARES ESTUDOS EUNÁPOLIS EVANGELHOS EVENTOS ÊXODO EXPOSITIVO F FÁBULAS FAMÍLIA FARSA FÉ E OBRAS FEMINISMO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO FESTA FILHOS FILIPENSES FILMES FORNICAÇÃO FOTOS GENESIS GEREMIAS DO COUTO GLOBO GOMORRA GRATIDÃO HERESIAS HERNANDES DIAS LOPES HERRY POTTER HOMILÉTICA HOMOSSEXUALIDADE HUMILDADE ILUSTRAÇÕES ÍMPIOS INCLUSÃO INFRAESTRUTURA INIMIGOS INIMIZADE INVESTIGAÇÃO ISRAEL JAIR JEAN WYLLYS JEJUM JOHN ANKERBERG JOHN WELDON JORDÃO JOSÉ GONÇALVES JOVENS JUSTOS LARRY WILSON LAVA JATO LEIS LIBERALISMO LIÇÕES BÍBLICAS LIDERANÇA LÍNGUA LITICA LUCAS LUIS INÍCIO LULA DA SILVA MAGNO MALTA. MANDAMENTOS MAR VERMELHO MARCHA PARA JESUS MARCHISMO MARCO FELICIANO MARCOS MARIA MARINA SILVA MARIO SALES MARK BROWN MARTA MARTINHO LUTERO MENSAGENS MESTRE MOISÉS MULHER MUSICA MYLES MUNROE NAMORO NAMOROj NATAL NELSON NED NETO GUERRIERI NORBERT LIERTH NOTÍCIAS NOVELAS OBREIROS ÓDIO OPERAÇÃO ORAÇÃO OS DEZ MANDAMENTOS OSTENTAÇÃO PARÁBOLA PASCOA PASTORAIS PERDÃO PETROBRAS PETROLÃO PILATOS POLICIA POLITICA PORNOGRAFIA PREFEITOS PREGADORES PRESBÍTERO PRESIDENTE PROFETAS PROSPERIDADE PROTESTO PROVAÇÕES PROVÉRBIOS REFLEXÕES REFORMA REINALDO AZEVEDO RELIGIÃO RENATO BROMOCHENKEL REYNALDO ODILO ROMANOS SABEDORIA SACERDOTES SALMOS SALVAÇÃO SAMUEL F.M. COSTA SAMUEL VIEIRA SANTIFICAÇÃO SEGURANÇA SELEÇÃO BRASILEIRA SENADOR SÉRIES SERMÃO DO MONTE SERMÕES SEXO SEXUALIDADE SILAS DANIEL SILAS MALAFAIA SILAS QUEIROZ SODOMA TEMOR TEMPERAMENTOS TENTAÇÃO TEOLOGIA TESTEMUNHO TRABALHO VEREADOR VIDA CRISTÃ VIDEOS VINDA DE CRISTO VIOLÊNCIA WANER GABY WARREN WIERSBE WILLIAM MACDONALD XUXA