Netflix cai numa armadilha e cede ao lobby dos cineastas de esquerda brasileiros

Apavorado com a possibilidade de ser taxado com pesada tributação em forma de contribuição (Condecine) para a indústria audiovisual, o serviço de streaming Netflix (adorado pelo público e reconhecido pela capacidade de prestar serviços com preço baixo) assume a mesma estratégia tentada por distribuidores e exibidores estrangeiros no Brasil: ceder aos caprichos do lobby cinematográfico brasileiro – mesmo que isso signifique contrariar sua própria base de clientes – na vã esperança de que, desta forma, a regulação tenha misericórdia de seu negócio. Não funcionou antes e não funcionará agora: quanto mais as empresas do setor cedem à intervenção, maior se torna a demanda dos cineastas nacionais por maiores concessões e (muito mais) dinheiro.

Resultado de imagem para NetflixO que o lobby do audiovisual nacional quer do Netflix? Duas coisas: cota de conteúdo brasileiro dentro do acervo disponível e taxação dos títulos estrangeiros, de modo que tal montante seja revertido para novas produções nacionais – o que, por sua vez, aumentará a oferta de títulos nacionais, o que renovará a sensação de que “não há espaço” para o Cinema Brasileiro, demandando uma nova rodada de intervenção, e assim sucessivamente, até o dia em que haverá mais filmes brasileiros que habitantes no território.

Como o Netflix responde a isso? Criando uma “competição” entre filmes brasileiros pré-escolhidos, um factoide semelhante àquele da rede de exibição Cinemark com um dia inteiro dedicado às produções nacionais. Desde que essa iniciativa iniciou, a cota de tela (a obrigatoriedade de reservar um número mínimo de sessões de cinema anuais para os filmes brasileiros) só aumentou.

Teoria da conspiração? Vejamos o Prêmio Netflix Brasil. Em sua segunda edição (a primeira, em 2013, foi vencida por um filme cujo protagonista era Gregório Duvivier), dez filmes concorrem pela preferência do público. Como se chegou a esta lista de filmes? Ligada à RioMarket, a comissão de jurados teve a atriz Alice Braga (apoiadora declarada do PT), o diretor Fernando Andrade (célebre pelo documentário “Quebrando o Tabu” e que atualmente adapta um livro de Dráuzio Varella, outro ícone da esquerda), o fotógrafo César Charlone (apoiador declarado do PT e de Dilma Rousseff), a diretora Adriana Dutra, mais dois youtubers e um ator. Dutra chegou a defender a obrigatoriedade de canais de TV aberta exibirem conteúdo independente, uma demanda da esquerda cinematográfica para impor sua própria produção ao grande público.

Entre os dez filmes impostos ao público na votação, pelo menos oito de seus diretores estão na lista de apoiadores de Dilma Rousseff citada. Se considerarmos que uma mesma cineasta aparece como diretora de dois filmes, podemos afirmar seguramente 90% dos filmes escolhidos pelo Netflix foram criados por petistas ou simpatizantes da ex-presidente. Não é necessária muita imaginação para formar um perfil ideológico e estético das produções oferecidas à audiência por essa lista e como ela não reflete a preferência do público brasileiro que acessa o serviço. A reação a ela reflete-se na baixa adesão à votação: foram somente 35 mil votos em mais de um mês de votação.

O que podemos esperar de todo esse movimento? Ao abrir espaço à esquerda cinematográfica, quase todos cineastas nacionais que atuam via mecanismos de incentivo público à produção, o Netflix segue o mesmo caminho trilhado anteriormente pelas grandes distribuidoras de Hollywood que atuam no Brasil: há anos implorando pelo perdão dos cineastas brasileiros pelo indesculpável sucesso dos filmes importados que o público prefere quando chega na bilheteria dos cinemas. Uma trégua impossível exatamente pelo fato – incompreensível aos executivos americanos – de que o objetivo dos revolucionários da esquerda no cinema brasileiro é o controle total de todas as etapas e setores da indústria cultural, não havendo espaço para bobagens burguesas como “preferência do público” ou “livre concorrência”.

Num futuro próximo, o aceno do Netflix piorará a oferta aos seus clientes e possivelmente resultará em mensalidades mais altas assim que a inevitável Condecine do streaming começar a funcionar. Não seria mais inteligente abraçar seu público e peitar o lobby dos cineastas e a meia dúzia de políticos esquerdistas que lhes dá suporte?


Produtor e diretor de filmes e documentários como “Reparação”, disponível no Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.

Marcadores

1º TRIMESTRE 2012 1º TRIMESTRE 2013 1º TRIMESTRE 2014 1º TRIMESTRE 2015 1º TRIMESTRE 2016 1º TRIMESTRE 2018 2º TRIMESTRE 2012 2º TRIMESTRE 2013 2º TRIMESTRE 2014 2º TRIMESTRE 2015 2º TRIMESTRE 2016 3º TRIMESTRE 2012 3º TRIMESTRE 2013 3º TRIMESTRE 2014 3º TRIMESTRE 2015 3º TRIMESTRE 2016 3º TRIMESTRE 2023 4º TRIMESTRE 2008 4º TRIMESTRE 2011 4º TRIMESTRE 2012 4º TRIMESTRE 2013 4º TRIMESTRE 2014 4º TRIMESTRE 2015 4º TRIMESTRE 2016 4º TRIMESTRE 2018 4º TRIMESTRE 2023 ABEL ADORAÇÃO ADULTÉRIO ADULTOS AÉCIO NEVES AGENDA AGIOTAGEM ALEGRIA ALEXANDRE COELHO AMIGOS AMIZADE AMY WINEHOUSE ANCIÃO ANO NOVO ANTÔNIO GILBERTO APOLOGÉTICA APOSTOLO ARROGÂNCIA ATIVISMO ATOR AUGUSTUS NICODEMUS LOPES BABILÔNIA BIBLIOLOGIA BISPO BOLSONARO BRASIL C. H. BROWN CAIM CALVÁRIO CASAMENTO CHARLES HADDON SPURGEON CHARLES R. SWINDOLL CIRO SANCHES ZIBORDI CLAUDIONOR DE ANDRADE CÓDIGO DA VINCI COMENTÁRIOS COPA DO MUNDO CORDEIRO CORRUPÇÃO CPAD CRIANÇAS CRIME CRISTO CRITICAS CUBA DANIEL DENZEL WASHINGTON DEPUTADOS DESIGREJADOS DEVOCIONAIS DIÁCONO DILMA ROUSSEFF DINHEIRO DIVÓRCIO DONS ESPIRITUAIS DOUGLAS BATISTA DOUTOR EBD ECLESIASTES EDUCAÇÃO ELIAS ELIENAI CABRAL ELIEZER DE LIRA E SILVA ELIEZER RODRIGUES ELINALDO RENOVATO ENTREVISTA ENVELHECER EPÍSTOLA DE TIAGO EPÍSTOLAS ESCATOLOGIA ESCOLA DOMINICAL ESEQUIAS SOARES ESTUDOS EUNÁPOLIS EVANGELHOS EVENTOS ÊXODO EXPOSITIVO F FÁBULAS FAMÍLIA FARSA FÉ E OBRAS FEMINISMO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO FESTA FILHOS FILIPENSES FILMES FORNICAÇÃO FOTOS GENESIS GEREMIAS DO COUTO GLOBO GOMORRA GRATIDÃO HERESIAS HERNANDES DIAS LOPES HERRY POTTER HOMILÉTICA HOMOSSEXUALIDADE HUMILDADE ILUSTRAÇÕES ÍMPIOS INCLUSÃO INFRAESTRUTURA INIMIGOS INIMIZADE INVESTIGAÇÃO ISRAEL JAIR JEAN WYLLYS JEJUM JOHN ANKERBERG JOHN WELDON JORDÃO JOSÉ GONÇALVES JOVENS JUSTOS LARRY WILSON LAVA JATO LEIS LIBERALISMO LIÇÕES BÍBLICAS LIDERANÇA LÍNGUA LITICA LUCAS LUIS INÍCIO LULA DA SILVA MAGNO MALTA. MANDAMENTOS MAR VERMELHO MARCHA PARA JESUS MARCHISMO MARCO FELICIANO MARCOS MARIA MARINA SILVA MARIO SALES MARK BROWN MARTA MARTINHO LUTERO MENSAGENS MESTRE MOISÉS MULHER MUSICA MYLES MUNROE NAMORO NAMOROj NATAL NELSON NED NETO GUERRIERI NORBERT LIERTH NOTÍCIAS NOVELAS OBREIROS ÓDIO OPERAÇÃO ORAÇÃO OS DEZ MANDAMENTOS OSTENTAÇÃO PARÁBOLA PASCOA PASTORAIS PERDÃO PETROBRAS PETROLÃO PILATOS POLICIA POLITICA PORNOGRAFIA PREFEITOS PREGADORES PRESBÍTERO PRESIDENTE PROFETAS PROSPERIDADE PROTESTO PROVAÇÕES PROVÉRBIOS REFLEXÕES REFORMA REINALDO AZEVEDO RELIGIÃO RENATO BROMOCHENKEL REYNALDO ODILO ROMANOS SABEDORIA SACERDOTES SALMOS SALVAÇÃO SAMUEL F.M. COSTA SAMUEL VIEIRA SANTIFICAÇÃO SEGURANÇA SELEÇÃO BRASILEIRA SENADOR SÉRIES SERMÃO DO MONTE SERMÕES SEXO SEXUALIDADE SILAS DANIEL SILAS MALAFAIA SILAS QUEIROZ SODOMA TEMOR TEMPERAMENTOS TENTAÇÃO TEOLOGIA TESTEMUNHO TRABALHO VEREADOR VIDA CRISTÃ VIDEOS VINDA DE CRISTO VIOLÊNCIA WANER GABY WARREN WIERSBE WILLIAM MACDONALD XUXA