Riqueza Debaixo Dos Pés

Em seu livro “O Mito da Grama Mais Verde” (JUERP), Allan Peterson cita um fato apropriado a esta coluna. Havia um homem, de origem persa, que se chamava Ali Hafed. Ele possuía uma fazenda com pomar, campos de cereais e hortas. Fizera muitos investimentos, estava rico e contente. Um dia, recebeu a visita de um velho sacerdote budista. Eles se assentaram perto do fogo, e o sacerdote contou-lhe em detalhes a história da criação do mundo e, concluiu, dizendo que os diamantes eram as pedras preciosas mais raras e valiosas que haviam sido criadas, "gotas congeladas de luz solar". Se Hafed tivesse diamantes, seria o mais rico da terra, poderia obter o que quisesse para si e para a sua família.

Mentalidade Tablóide

"Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles." (Romanos 16:17)

Parece que vivemos num mundo alucinado por fofocas e escândalos na mídia. É a mentalidade tablóide. Nossa sociedade nunca esteve tão obcecada por rumores, fofocas e insinuações como agora. Ligamos a TV e vemos programas de todos os tipos que buscam expor a vida privada de outros.

Provem e Vejam

"Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!" (Salmos 34:8)

Precisamos lembrar que a vontade de Deus é boa e agradável. Pode até não parecer assim em determinados momentos, mas é. Seu plano para cada um de nós é bom. No entanto, ele geralmente não nos dá os detalhes do plano. Normalmente, Deus revela-nos a Sua vontade em pequenas porções. Ele vê o panorama geral, enquanto nós vemos apenas um pouco de cada vez.

Lição 9 – O Ministério de Pastor

O PASTOR “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas ” (Jo 10.11).

De todos os dons ministeriais, certamente o dom de pastor é o mais difícil de ser exercitado. Ao mesmo tempo, é o mais desejado por aqueles que almejam exercer o ministério, na Igreja do Senhor Jesus. Em todos os tempos, a função pastoral foi complexa e alvo das forças contrárias ao rebanho espiritual, constituído dos salvos por Cristo. Sem dúvida alguma, nos dias presentes, em pleno século XXI, ser pastor não é missão fácil, não obstante os recursos existentes, em termos humanos, técnicos e financeiros.

Lição 8 – O Ministério de Evangelista

EVANGELISTA “Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério” (2 Tm 4.5).

Neste capítulo, analisaremos a missão do evangelista, um dom ministerial ao lado de outros da maior importância, como o de pastor, apóstolo, profeta ou doutor. A Bíblia fala muito pouco sobre esse dom. Se compulsamos uma concordância bíblica, só encontramos três referências a esse termo (At 21.8; Ef 4.11; 2 Tm 4.5). Nem por isso, o papel do evangelista pode ser considerado de somenos importância, no contexto dos ofícios ministeriais, que devem contribuir para o crescimento e para a edificação da Igreja do Senhor Jesus Cristo.

Lição 7 – O Ministério de Profeta

O PROFETA “E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas” (1 Co 12.28).

Onde Você Estiver Agora

"Então Elias saiu de lá e encontrou Eliseu, filho de Safate. Ele estava arando com doze parelhas de bois, e estava conduzindo a décima-segunda parelha. Elias o alcançou e lançou a sua capa sobre ele." (1 Reis 19:19)

O que Eliseu estava fazendo quando Elias o chamou para o serviço do Senhor? Por acaso ele andava por aí dizendo: "eu me pergunto se Deus nunca vai fazer nada em minha vida"?

O Preço do Comprometimento

"E Eliseu voltou, apanhou a sua parelha de bois e os matou. Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a deu ao povo, e eles comeram. Depois partiu com Elias, e se tornou o seu auxiliar." (1 Reis 19:21)

Quando Elias jogou seu manto, ou sua capa sobre Eliseu, foi um gesto simbólico querendo dizer: "Estou passando o meu chamado para você."