sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A CHAMADA DE JOSUE

Texto: Josué 1. 1 - 9

1. A chamada de Josué ensina que todo servo de Deus e substituível (v. 1). Com a morte de Moises, a sua obra devia prosseguir. A mudança de um líder não interrompe a continuidade dos propósitos do Senhor na vida da igreja, ou povo escolhido. Os programas do Senhor excedem ao termino da vida de Qualquer Homem.

2. A chamada de Josué ensina que Deus prepara pessoas especificas para um momento especifico da historia humana (v. 2). Josué foi preparado por Deus ao longo dos anos da sua vida para ser o substituto de Moises. Sempre encontramos pessoas preparadas por Deus para assumirem a liderança de uma igreja especifica, na falta do seu líder tradicional

3. A chamada de Josué ensina que as promessas do Senhor são conquistadas com esforço e perseverança (v. 3). Os israelitas tinham de ocupar o território, para recebêlo de Deus (Dt. 11. 23 – 32). As bênçãos do Senhor Precisam ser reclamadas e conquistadas através da Fe em Jesus Cristo (Ef. 1. 3). 

4. A chamada de Josué ensina que o Senhor não abandona nem desampara seus servos fieis (v. 5). Josué estava convencido de que os recursos de Deus jamais se esgotariam. Nenhum crise, ou acontecimento inesperado, é forte o bastante para afastar a presença de Deus da Sua vida. A certeza da presença Divina em você e um fator decisivo para obter o sucesso nas lutas matérias e espirituais travadas nesta vida. 

5. A chamada de Josué ensina que a força e a perseverança do líder são fatores decisivos para o sucesso dos liderados (v. 6). O líder Josué tinha uma grande responsabilidade no sucesso ou fracasso da missão espiritual dos israelitas. Os lideres do povo de Deus precisam estar persuadidos de que o Senhor fará tudo que promete em sua palavra. O sucesso e o fracasso de uma igreja ou denominação dependem em grande parte, da força e perseverança dos seus lideres no trabalho do senhor. 

6. A chamada de Josué ensina que a força e a perseverança devem somar-se a disposição para obedecer, pois somente assim a vitoria torna-se em realidade (vv.7,8). Josué tinha que fazer tudo conforme estava registrado na lei que o Senhor havia dado a Moises. A coragem, esperança de vitoria e sabedoria necessária ao sucesso, dependem da constante atenção e inflexível aderência à lei escrita. Se procedermos de acordo com a palavra de Deus, Senhor nos fará prosperar em todos os nossos caminhos. 

7. A chamada de Josué ensina que a presença do Senhor na vida e nos planos humanos é a garantia do sucesso (v. 9). O poder que nos dá a vitoria em todas as áreas da vida á a própria presença do Senhor em nós. A promessa da presença de Cristo em nossa vida é a maior dádiva recebida da parte de Deus: “Eis que estou conosco todos os dias, ate a consumação dos séculos” (Mt. 28. 20). 

Através da vida de Josué podemos enriquecer nosso relacionamento com Deus. Ele e um exemplo vivo de obediência, dedicação e total confiança no pode de Deus. Sua chamada apresenta significativas lições que vale a pena serem aprendidas e vividas. 

Fonte de pesquisa para esta mensagem foi “o livro pontos salientes da editora JUERP de 1991 1ª lição do 1º trimestre











Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOCÊ ESPECIAL

GOOGLE +