quarta-feira, 11 de agosto de 2010

AVIVAMENTO

“Aviva a tua obra, ò Senhor, no decorrer dos anos, e no decurso dos anos, faze-a conhecida” (Habacuque 3.2).

“O que é um avivamento e como podemos alcançá-lo? Considerando que sou um cristão vivendo em uma era secularizada, essas são as perguntas que mais me intrigam. Jonathan Edwards pensava sobre essas questões e ofereceu respostas a elas. Quero examinar a visão que ele tinha do avivamento e mostrar que a melhor maneira de lutarmos contra o secularismo é buscar um avanço do Evangelho (...)

Jonathan Edwards nasceu em 1703 em East Windsor, Connecticut, EUA. Filho do Rev. Timothy Edwards e Esther, era o único homem de uma família com 12 crianças. Aos 7 anos ele já conhecia bem o latim, aos 11 escreveu seus primeiros textos. Aos 13 anos ingressou na Universidade de Yale. Aos 20 anos completou o bacharelado e foi servir em Nova Iorque. Jonathan Edwards viveu o despertamento extraordinário ocorrido nos anos de 1734-1735 e 1740-1742 nos EUA – chamado de o Grande Despertamento (...)

A descrição que Edwards faz de Northampton no início da década de 1730 merece atenção especial: havia um tédio generalizado em relação ao Evangelho. Falta de interesse pela oração, desvios teológicos, imoralidade crescente e a frieza espiritual que crescia e contagiava igrejas e ministros.

Jonathan Edwards apresenta 6 idéias que resumem bem a lição desse puritano da Nova Inglaterra para o avivamento da Igreja. Vejamos:

1. A frieza espiritual e a falta de entusiasmo em relação a Deus e às coisas espirituais são uma doença, que o verdadeiro avivamento procura curar.

2. Deus e a sua glória são a fonte e o propósito do verdadeiro avivamento.

3. A pregação que fala ao coração e a oração coletiva persistente são os principais métodos de promoção do avivamento.

4. A oposição e o extremismo religioso são os inimigos crônicos do verdadeiro avivamento.

5. Um coração iluminado pela espiritualidade é a essência do verdadeiro avivamento

6. O avanço de missões por meio de uma igreja entusiasmada é o resultado inevitável deste avivamento genuíno.”

(Extraído Livro – Lições de Mestre, Mark Shaw, Editora Mundo Cristão)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

NOSSA PAGINA

VOCÊ ESPECIAL

GOOGLE +