ACONSELHAMENTO PASTORAL OU ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO?

1. QUESTÃO PRELIMINAR Esta é a primeira questão que desejo considerar: o que estudaremos será aconselhamento pastoral ou aconselhamento...

domingo, 8 de maio de 2011

SER MÃE DE VERDADE NUM MUNDO DE MENTIRAS

Neste domingo, comemoramos o dia das mães. Certamente é uma data comercial. Mas que importa? Uma vez que paramos para manifestar a gratidão a esta pessoa maravilhosa que nos gerou?
O estadista americano, Abraão Lincoln, décimo sexto presidente dos Estados Unidos, afirmou que as mãos que embalam o berço, governam o mundo. Mesmo tendo perdido sua mãe muito cedo, Lincoln disse que tudo o que era e tudo o que viria a ser devia à sua mãe. John Maxwell, o maior expoente sobre liderança cristã, na atualidade, afirmou que liderança é, sobretudo, influência. Ser mãe é ser líder, pois ninguém influencia os filhos mais do que as mães. A mãe carrega os filhos no coração, no ventre, nos braços, no bolso, nos sonhos.


Em 1 Reis 3.16-28, há uma passagem onde o jovem Salomão, iniciando seu governo diante do problemático povo de Israel, pede sabedoria ao Senhor. Logo em seguida, duas mulheres se apresentam perante ele com um problema aparentemente insolúvel: de quem é o filho? Uma dizia que era seu, a outra dizia que na verdade o filho lhe pertencia. De quem era a criança? Como saber de quem era o nenê em um mundo desprovido de recursos científicos como exame DNA ou de sangue?
Salomão exercita a sabedoria que Deus lhe dera. Em 1 Timóteo 2.15, Paulo afirma: “A mulher será preservada através de sua missão de mãe”. Ser mãe é uma missão, não um casuísmo. Ser mãe é algo que vai muito além do parir um filho. Neste sentido as duas mulheres que se apresentavam perante Salomão pariram uma criança. Mas qual de fato era a mãe? Qual das duas era a verdadeira mãe? Uma coisa estava claro - uma era a verdadeira, a outra era arremedo de mãe, uma mãe de mentira em um mundo de mentiras.
Salomão pediu uma espada para dividir igualmente a criança em duas metades, dando a cada uma o seu pedaço de filho. A verdadeira mãe se manifestou. Prefiro a criança com ela do que morta. A mãe verdadeira se mostra em sua missão:
1. A MISSÃO DE GESTAR A VIDA. O homem não foi feito para isso. A mulher foi concebida para acolher, gestar e afetuosamente proporcionar o ambiente ideal da germinação de uma vida. A missão começa no entendimento que ela, mulher é o ambiente divinal proporcionado por Deus para que uma nova vida venha emergir. A ciência poderá criar incubadoras artificiais que se prestarão a isso. Mas, estas chocadeiras de gente jamais serão consideradas mãe.
2. A MISSÃO DE SUSTENTAR A VIDA. As duas afirmavam que gestaram filhos. Uma acusava a outra de ter trocado os nenês, quando um deles morreu. As duas expressavam o desejo que cuidar e criar a pequena criança. Mãe não é apenas aquela que pôs um filho no mundo. Mãe é aquela que se esforçou, que se doou e que amou com o fim de sustentar uma indefesa criatura que em seus braços está.
3. A MISSÃO DE PRESERVAR A VIDA. Salomão diante do dilema em questão, apela para algo inegável na missão de mãe. Eu morro, mas meu filho vive. A auto-doação. O desejo de preservar a vida do filho sobre qualquer outra circunstância. A mãe genuína do texto se destaca em sua missão ao expressar: “Não faças nenhum mal a criança. Deixe-a com esta mulher, mas não lhe tire a vida. Mãe é aquela que patrocina a vida de seu filho. Quem luta para que ele não seja morto pela espada das drogas, do pecado, do desamor e do mal que assola a humanidade.

A missão de mãe é tão sublime que só poderia ser associada à uma outra palavra para identificar seu real valor – vida. Quer na gestação, quer na sustentação ou mesmo na preservação da vida, ali se manifesta integralmente a missão de mãe.

Mães de verdade, neste mundo de mentira e desamor... parabéns por este dia tão especial, quando cada filho pode com gratidão pode de coração agradecer e reconhecer esta dura tarefa e missão de ser mãe!

Pr Carlos Orlandi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.

Marcadores

REFLEXÕES NOTÍCIAS LIÇÕES BÍBLICAS VIDEOS ESCOLA DOMINICAL DEVOCIONAIS COMENTÁRIOS ESTUDOS SAMUEL VIEIRA VIDA CRISTÃ EVENTOS SERMÕES PASTORAIS SILAS MALAFAIA JOSÉ GONÇALVES 2º TRIMESTRE 2012 HERNANDES DIAS LOPES POLITICA ILUSTRAÇÕES ELINALDO RENOVATO FAMÍLIA SILAS DANIEL 4º TRIMESTRE 2012 ALEXANDRE COELHO ELIENAI CABRAL 1º TRIMESTRE 2013 2º TRIMESTRE 2013 3º TRIMESTRE 2014 EPÍSTOLA DE TIAGO EVANGELHOS 3º TRIMESTRE 2013 DILMA ROUSSEFF MENSAGENS APOLOGÉTICA APOSTOLO CASAMENTO EPÍSTOLAS 2º TRIMESTRE 2014 4º TRIMESTRE 2013 FOTOS 3º TRIMESTRE 2012 FILIPENSES PROFETAS 1º TRIMESTRE 2015 2º TRIMESTRE 2016 4º TRIMESTRE 2014 ADULTOS DANIEL DOUTOR OS DEZ MANDAMENTOS DONS ESPIRITUAIS LUCAS MANDAMENTOS ROMANOS 2º TRIMESTRE 2015 CPAD ESEQUIAS SOARES HOMOSSEXUALIDADE 1º TRIMESTRE 2014 3º TRIMESTRE 2015 AGENDA MARIO SALES ÊXODO ELIEZER DE LIRA E SILVA RENATO BROMOCHENKEL ANTÔNIO GILBERTO 4º TRIMESTRE 2015 CRIME JOVENS MARCOS POLICIA REFORMA SÉRIES CLAUDIONOR DE ANDRADE FÁBULAS VIOLÊNCIA AUGUSTUS NICODEMUS LOPES ECLESIASTES GENESIS SALMOS ADULTÉRIO AÉCIO NEVES CIRO SANCHES ZIBORDI MARINA SILVA NATAL 1º TRIMESTRE 2012 FORNICAÇÃO FÉ E OBRAS HERESIAS LUIS INÍCIO LULA DA SILVA MARCO FELICIANO PROVÉRBIOS REINALDO AZEVEDO ANO NOVO BRASIL DINHEIRO INVESTIGAÇÃO MYLES MUNROE NAMORO PRESBÍTERO PROSPERIDADE SANTIFICAÇÃO SERMÃO DO MONTE 4º TRIMESTRE 2011 COPA DO MUNDO ESCATOLOGIA GEREMIAS DO COUTO GLOBO MULHER NELSON NED NOVELAS PETROBRAS PETROLÃO PORNOGRAFIA SEXO DEPUTADOS DIÁCONO EDUCAÇÃO ENTREVISTA FESTA FILHOS LAVA JATO LIBERALISMO LIDERANÇA MAGNO MALTA. MARIA MARTA MARTINHO LUTERO OBREIROS ORAÇÃO PARÁBOLA PRESIDENTE SABEDORIA 1º TRIMESTRE 2016 1º TRIMESTRE 2018 ADORAÇÃO ATIVISMO ATOR C. H. BROWN CORRUPÇÃO CUBA DENZEL WASHINGTON DIVÓRCIO ELIAS FILMES GRATIDÃO ISRAEL JEAN WYLLYS MARCHA PARA JESUS NORBERT LIERTH OPERAÇÃO PREGADORES PROTESTO REYNALDO ODILO SACERDOTES SAMUEL F.M. COSTA SEXUALIDADE TEOLOGIA TRABALHO 3º TRIMESTRE 2016 4º TRIMESTRE 2008 4º TRIMESTRE 2016 4º TRIMESTRE 2018 ABEL AGIOTAGEM ALEGRIA AMIGOS AMIZADE AMY WINEHOUSE ANCIÃO ARROGÂNCIA BABILÔNIA BIBLIOLOGIA BISPO CAIM CALVÁRIO CHARLES HADDON SPURGEON CHARLES R. SWINDOLL CORDEIRO CRIANÇAS CRISTO CRITICAS CÓDIGO DA VINCI DESIGREJADOS ELIEZER RODRIGUES ENVELHECER EUNÁPOLIS EXPOSITIVO F FARSA FEMINISMO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO GOMORRA HERRY POTTER HOMILÉTICA HUMILDADE INIMIGOS INIMIZADE JEJUM JOHN ANKERBERG JOHN WELDON JORDÃO JUSTOS LARRY WILSON LEIS LÍNGUA MAR VERMELHO MARCHISMO MARK BROWN MESTRE MOISÉS MUSICA NAMOROj NETO GUERRIERI OSTENTAÇÃO PASCOA PERDÃO PILATOS PREFEITOS PROVAÇÕES RELIGIÃO SALVAÇÃO SEGURANÇA SELEÇÃO BRASILEIRA SENADOR SODOMA TEMOR TEMPERAMENTOS TENTAÇÃO TESTEMUNHO VINDA DE CRISTO WARREN WIERSBE WILLIAM MACDONALD XUXA ÍMPIOS ÓDIO