domingo, 28 de outubro de 2012

Como falar sobre Halloween com seu filho?


"Jesus, porém, chamando-as para si, disse: Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus." Lucas 18:16

Como explicar o dia das bruxas para uma criança? Quanto mais se fala de Halloween, menos os pais cristãos tem as armas necessarias para defender e combater maus costumes. Como usar o que você JA TEM para ensinar seu filho o que e certo, reto e agradável a Deus? Algumas dicas...

1- Diga a verdade! " Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade, e ensina-me; pois tu és o Deus da minha salvação  por ti espero o dia todo." Sl 25: 4,5 E importante ser sincero e dizer a verdade pra sua criança  não rodeie, não enfeite, não embeleze. A verdade e a base do evangelho. " Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe. Porque eles serão uma grinalda de graça para a tua cabeça  e colares para o teu pescoço." Provérbios 1:8,9 Você tem maior influencia com as armas certas sobre seu filho (a) do que qualquer outra pessoa, seu filho terá sua confiança e você terá seus ouvidos se você for verdadeiro, sincero e direto. O amor habita na verdade. 

2- Ensine! "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra." Efésios 6:1-3 não tenha medo de abrir a sua bíblia  Ensinar seu filho (a) o que e certo e o seu maior trabalho. Utilizar a bíblia de forma simples, pura e verdadeira pra ensinar seu filho, não só desperta o interesse dele (a) sobre a Palavra de Deus, como cria-se um ambiente confortável  casual e normal fazer uso da bíblia. Na próxima vez que você a for utilizar, não sera nada desconfortável ou "coisa de outro mundo".

"E aquele que der até mesmo um copo de água fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa." Mateus 10:42 Você  como pai e mae, tem muito mais que um copo de agua fresca para dar ao seu filho! ao se retenha simplesmente a dizer NAO! e pronto, perca tempo em amor ensinando seu filhos os porques, com humildade, se fazendo pequeno como eles, aprendendo juntos de Deus. "Naquela mesma hora exultou Jesus no Espírito Santo, e disse: Gracas te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos; sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado." Lucas 10:21

O que a biblia fala sobre o dia das bruxas? 
"Mas qualquer que fizer tropecar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoco uma pedra de moinho, e que fosse lancado no mar." Marcos 9:42

“Nao permitam que se ache alguém entre voces que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhacao, ou se dedique a magia, ou faca presságios, ou pratique feiticaria...” (Deuteronomio 18:10)

"Nao permitam que se ache alguém entre voces que faca encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnancia por quem pratica essas coisas” (Deuteronomio 18:11-12) 

"E nao comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dize-lo é torpe.” Efesios 5:11-12

"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Mateus 6:24) 

"Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!” Isaías 5:20

“Porque outrora voces eram trevas, mas agora sao luz no Senhor; vivam como filhos da luz e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor” 
(Efesios 5:8, 10)

3-Seja compreensivo, paciente, misericordioso- A primeira coisa que uma criança reconhece e a bondade. Do mais pequenino ao que já tem maior entendimento, uma criança conhece a bondade. E o que e bom faz bem. Ser paciente, compreensivo e misericordioso com seu filho e essencial. Lembrando que nos, quando eramos criança na fé, Deus teve todas estas trés qualidades conosco enquanto nos ensinava. Uma criança e imatura, dependente em vários níveis e inocente, ela não sabe o que e engano, mas certamente saberá reconhecer bondade nos seus olhos e nas suas palavras quando ensinar. "O peso fraudulento e a medida falsa são abominação ao Senhor, tanto uma como outra coisa. Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se a sua conduta é pura e reta." Provérbios 20:10-11. E muito difícil para uma criança  "ficar de fora", sua índole e socializar-se, divertir, copiar....Se você não demonstra simpatia pro seu filho com esta dificuldade que e real em ser "diferente", você demonstra falta de paciência e misericórdia e amor. Se identificar com a dor ou dificuldade do próximo, não e fraqueza, muito pelo contrario e compaixão, bondade, graça. Características de Deus em nos, que devemos usa-la tanto quanto somos firmes, retos, santos, etc...Usar frases como "Filho, eu sei que e difícil porem...em Deus tudo podemos!"; "Filha eu sei que sua amiga celebra Halloween, Jesus ama ela como ama você  mas agora que você já sabe da verdade, sua vida e diferente, e isto e bom!"; "Filho, eu acredito em você, você e especial pra Deus"... 

4- não faça substitutos! não precisamos de premio pra fazer o que e certo e o que agrada Deus. Muitos não querem que os filhos celebrem Halloween e arranjam ALTERNATIVAS para "agrada-los". não faca isso! Sem parcialidade e sem hipocrisia. "Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia."Thiago 3:17 Use sua criatividade em outras áreas..."Aquilo que uma geração tolera, a próxima adota como estilo de vida normal" Arrumar uma alternativa significa que o modo que Deus quer não e suficiente. Você precisa crer que levando a diante o que e certo, do jeito que e certo, sera mais que suficiente e gratificante e que você não estará "perdendo nada", nada alem do que agrada sua carne, e estimula seu próprio ego e conforto. Se você não crê nisso, seu filho também não vai crer. Leve seu dia como qualquer outro dia, uma dia especial como TODOS os dias que Deus criou, qual teremos oportunidade de algo bom de Deus acontecer pra nos. Fazer o que e bom aos olhos de Deus NÃO e um castigo que merece alivio, nem um peso, que precisa de alternativa! "Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." 1 João 5: 3-4

Os Simbolismos do Halloween

Abobora Em Forma de Caveira Iluminada:

Alem de ser usada com intenção de espantar os espíritos  outra lenda diz que um homem morreu e foi-lhe negada a entrada tanto no céu como no inferno. Condenado a perambular como "alma penada" colocou uma brasa num nabo oco para iluminar seu caminho anoite. Este, virou uma abobora com olhos e boca mais tarde para simbolizar Jack O' Lantern. 





Velas Marrom & Alaranjadas

Sao usadas velas marrom e alaranjadas cores outonais em rituais feitos pelas bruxas neste dia. Laranja simbolizando cor da vitalidade a da energia que gera forca. E tambem muito utilizada a cor preta e a cor roxa. A cor preta simbolizando a cor sacerdotal de magos, bruxas e feiticeiras, "a cor do mestre", a cor roxa sendo a cor da magia ritualistica.





Pentagrama

No Satanismo e maçonaria e um simbolo usado em rituais e trabalhos de encantamento sobre, ou na frente do altar.








Maça do Amor

A pratica da pesca das macas num tonel vem de uma pratica antiga da bruxaria de adivinhar o futuro, hoje uma das brincadeiras do Halloween. Supunha-se que o participante que obtivesse sucesso teria ajuda dos espíritos para realização amorosa, sem esquecer também da famosa historia de conto infantil " A Bela adormecida" em que uma bruxa envia uma maca para a jovem donzela que cai em um feitiço e adormece ao comer da maca.

Pedir Doces

Esse costume veio da tradição Irlandesa de fazer procissões para recolher contribuições dos agricultores, afim de que suas colheitas não fossem perturbadas por demônios  Hoje se e de costume fazer o "Trick or Treat", "Gostosuras ou Travessuras" pelas crianças  que requerem um doce ou uma travessura, um mal, uma pertubação. 



Gato Preto

Os gatos eram objeto de adoração  Acreditava-se que toda bruxa que se preze tem que ter um gato preto. Acreditava-se que apos um período de meditação o próprio diabo aparecia na forma de um gato preto.




A Vassoura

Ao contrário do que todos pensam, as vassouras não eram o meio de transporte das bruxas. No Halloween, elas simbolizam o poder feminino de fazer a limpeza das coisas negativas. A vassoura elimina os maus fluidos e as energias negativas do ambiente, e a vassoura do Halloween nunca deve tocar o chão quando a limpeza for feita. 
Segundo a tradição  ela deve ser feita com ervas, como o louro, arruda, manjericão  alecrim, alfazema, e eucalipto. Se desejar, acrescente flores secas, como sempre-vivas e camomila.


A Aranha


Representa o destino e as formas como ele se apresenta a nós. O fio das teias da aranha simboliza a forca necessária para seguir em frente.







Morcegos

Esses animais veem além das formas e das aparências  captando tudo pela forca da própria energia e sensibilidade, sem necessitar da visão ocular. O morcego, por sua habilidade de perseguir sua presa no escuro, adquiriu a reputação de possuir forcas ocultas.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOCÊ ESPECIAL

GOOGLE +