Aos 30 anos, eu aprendi que a minha mãe foi estuprada por seu pai ... e eu era aquela criança


Em maio de 1978, Deus colocou diante os planos para minha vida. Foi-me dado para adoção quando eu tinha apenas três dias jovens. Meus pais adotivos eram incapazes de ter filhos próprios, e estavam em êxtase que o seu sonho de criar uma criança estava prestes a se tornar realidade. Deus me colocou nos braços de duas pessoas muito amáveis ​​que me acolheu e me deu amor incondicional, apoio e oportunidades que forma a base da pessoa que sou hoje.

Fui criado em um lar cristão, e frequentou uma escola cristã até a quarta série, que estabeleceu a base da minha fé. Embora eu permaneceu ativo no grupo de jovens na igreja, eu ainda lutava pela escola, tanto socialmente e emocionalmente. Eu não era a borboleta social, e muitas vezes se meu tempo a mim mesmo. Eu não fazia amigos facilmente. Esse padrão vai continuar até o ensino médio e até mesmo na faculdade. Eu tive alguns amigos íntimos, mas que também era difícil. Se eu comecei a me sentir como se estivesse sendo deixado de fora, como eu sempre fazia, ele me colocou em um estado de depressão e pânico. Eu sabia que no fundo o que a verdadeira questão era, mas eu não queria admitir, mesmo para mim. Eu não sabia como lidar com o fato de que eu era adotada. Eu não conheço ninguém que foi adotado com quem eu poderia ligar para a assessoria, e ir ao psicólogo para meus explosões de comportamento com a minha família não parecem ser muito quer ajudar. Eu não podia abrir para ninguém, muito menos encontrar alguém que entendeu minhas frustrações.
Kristi Hofferber

Por enquanto me lembro, meus pais foram abertos comigo sobre ser adotada. Não era algo que eu precisava para se envergonhar, mas de uma maneira, eu estava. Eu não tinha vergonha de ser adotado, eu tinha vergonha da maneira como ele me fez sentir. Eu estava sempre com raiva. Eu senti como se não pertencesse a este mundo.Por uma questão de fato, muitas vezes eu ia pedir a Deus "Por que estou aqui?" E "Por que eu tenho que me sentir assim?" Meus anos do ensino médio foram os anos mais difíceis da minha vida. Eu choro sozinho para dormir quase toda noite, orando a Deus para tirar a dor no meu coração. Graças a Deus que eu tinha a minha fé a quem recorrer, porque eu senti que não tinha mais nada. Foi só quando eu estava na igreja que eu senti qualquer aparência de paz.Algo me dizia que eu pertencia lá. 

Uma pessoa especial na igreja deixou uma impressão em mim que vai durar durante toda a minha vida. Ela é alguém que eu sempre olhar para cima. Ela foi minha professora da primeira série, e ela era a única pessoa neste mundo que eu queria pedir ajuda e orientação. Se eu tivesse tido a confiança. Ironicamente, agora interagem com ela muitas vezes. 

Meu marido é um ministro, e é chamado para a mesma igreja onde eu cresci. Deus é um Deus maravilhoso! Eu sei para um fato que Deus colocou as pessoas certas na minha vida para o seu propósito, incluindo a minha professora de primeiro grau. Eu sinto o mesmo sobre meu marido. Ele e eu fomos casados ​​quase 10 anos, e têm um filho. Como uma família, nós três compartilhar algo muito especial, fomos todos adotados. Somos uma família costurados com o amor de Deus e que era o plano de Deus desde o início. Deus providenciou a nossa família com bênçãos sem fim, mesmo nos momentos difíceis. 

Eu tinha uma baixa auto-estima, e muitas vezes questionar a minha própria existência. Eu não consigo identificar exatamente o que trouxe uma mudança para a visão. Creio que foi uma mudança gradual, começando com um alto-falante que eu vi enquanto participava de um encontro de jovens em 2004. Sua história me comoveu ao ponto que eu senti algo me dizendo que tínhamos algo em comum, eu só não tinha idéia do que era. Ela era sobrevivente de um aborto tardio prazo tentativa que lutou por sua vida, e agora traz a consciência dos efeitos de tais procedimentos. Não, eu não era um sobrevivente de aborto ou um aborto tentado. No entanto, como eu iria encontrar mais tarde, eu realmente têm uma história para contar!

Clique em "como" se você quiser acabar com o aborto !

Em abril de 2008, participei de uma viagem missionária para Nova Orleans para ajudar a reconstruir as casas com o furacão Katrina. Foi lá que tomei a decisão na minha vida que havia chegado a hora para eu saber exatamente de onde eu vim. Eu ficaria de completar 30 anos em pouco mais de um mês, e eu estava atravessando a realidade que eu tinha sonhos que não foram cumpridas. O "que se" estavam pesando forte em minha mente, assim como muitas outras perguntas sem resposta.Nunca houve um dia em minha vida que passou sem mim pensando "Será que essa pessoa me contou?" Onde quer que eu fui. Foi também nessa viagem que conheci um novo amigo que seria um apoio Deus enviou na minha jornada. Sou eternamente grato a ela por todos o seu apoio ea força que ela me ajudou a encontrar. Eu finalmente tive a coragem de enfrentar as questões sem resposta que eu tive por um tempo muito longo. Eu sabia que meus pais adotivos sempre me disse que me apoiaria se eu quisesse pesquisar a minha aprovação, mas eu sempre disse que não queria saber. A última coisa que eu sempre quis foi para prejudicá-los. Eu tentei primeiro a obter informações através do sistema legal sem avisar ninguém. Eu sempre disse que eu teria essa opção, desde que eu tinha 18 anos de idade. No entanto, o juiz determinou que o processo foi selado, e permaneceria selado.Fiquei arrasada, mas ao mesmo tempo, eu sabia que Deus queria que eu fizesse as coisas da maneira certa, não o meu caminho. Meus pais são muito importantes para mim, e mesmo que eu pensei que pode trazer-lhes um pouco de mágoa, eles mereciam saber a verdade que eu queria que a informação que eu tinha negado várias vezes. 

Em meados de julho de 2008, eu estava muito interessado em saber o que precisava ser feito para começar a minha busca. Lembro-me de pegar o telefone várias vezes com a intenção de dizer aos meus pais que eu queria saber sobre a minha aprovação, mas eu não conseguia seguir adiante.Finalmente, depois de algumas semanas de ansiedade, eu trouxe-me a perguntar a minha mãe e meu pai para a informação. Era quase como se, em um instante, eu fui de não ter coragem, para ter mais do que eu já conheci possível. Minha mãe adotiva quase parecia aliviado que eu tinha finalmente perguntou. Ela me convidou, e ela e meu pai adotivo foi muito honesto comigo. O que eu iria descobrir era algo que nunca teve e nunca em um milhão de anos pela minha cabeça. Depois, sabendo apenas que minha mãe biológica tinha 16 anos quando deu à luz a mim, me disseram que ela também era uma vítima de incesto e estupro por seu pai, e eu era provável que o resultado dessas ações. Eu fiquei sem palavras! Levou tudo que tinha que manter a compostura. Eu fui de ter cerca de uma dúzia de perguntas na minha mente, a ter centenas de pessoas. 

A primeira pergunta que eu lembro de perguntar era: "Como você sabe que, se meus registros de adoção foram selados?" Ironicamente, a minha mãe adotiva trabalhava no hospital onde eu nasci.Ela é incapaz de lembrar exatamente como ela tinha o nome de minha mãe biológica, mas ter seu nome é também a forma como ela sabia sobre a situação possível com o meu pai biológico. O incesto foi publicado em 1991, quando minha mãe biológica processado seu pai, para não só a gravidez que resulta em meu nascimento e adoção, mas também para seis outras gestações, resultando em cinco abortos, e um obrigado abortam por seu pai. As palavras não poderiam começar a descrever as emoções que vão dentro da minha mente naquele momento. Que tipo de monstro faria uma coisa dessas com a própria filha? Outro pensamento passando por minha mente estava, dado o destino dos outros seis filhos, porque eu estava poupado? 

Como um adolescente passando pela luta dentro da minha mente sobre o que está sendo adotado, eu também queria saber se minha mãe biológica tinha pensado em abortar-me. Eu não, no entanto, imaginar que a minha existência seria tão controverso. Quando me disseram que a circunstância, eu ficava me perguntando, "Por que não fui abortado também?" Agradeço a Deus por me mostrar o que fazer em tempos de crise, porque esta questão só poderia ser respondida por meio de escritura.Romanos 9:20, NLV afirma: "Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: 'Por que você me faz assim?' "Eu não preciso perguntar por quê. Eu já sei por que eu sobrevivi-I foi criada intencionalmente por Deus para o seu propósito. Ele me escolheu! 

Eu tive dor de cabeça para os outros que não sobreviveram, mas eu tinha mais preocupação com o verdadeiro sobrevivente, minha mãe biológica. Como pode uma pessoa ser submetida a esse tipo de trauma? Agradeço também a Deus que minha fé era forte na época que eu pedi para saber sobre minha adoção. Se a minha relação com Cristo não era tão maduro, minha opinião pode ter sido muito diferente. Isso só reforça o fato de que o tempo de Deus é perfeito!

Eu realmente estufado na informação que recebi por cerca de uma semana, rezando e pedindo a Deus para me guiar para fazer a Sua vontade. Senti que estava sendo guiado para continuar minha busca por minha mãe biológica ea verdade da minha existência. Eu também queria consultar com meu marido antes de continuar com minha pesquisa. Ele demorou alguns dias para lhe dizer o que eu havia descoberto também. Eu não tinha medo de sua reação, mas no momento, eu não tinha certeza da minha própria reação. Depois de compartilhar a informação com ele, ele expressou que ele apoiou-me continuar a minha pesquisa, se é isso que eu me senti levado a fazer, e que de onde eu vim foi realmente obra de Deus, não do homem. Eu não poderia pedir um melhor homem do meu lado.

Eu tinha muitas coisas a considerar como decidi como começar uma pesquisa formal. Primeiro de tudo, foi minha mãe biológica ou pai ainda está vivo? Em segundo lugar, será que ela quer alguma coisa a ver comigo, se as circunstâncias eram na verdade que eu era uma criança de incesto? Outra consideração foi voltado para a possibilidade de que meu pai biológico esteve presente na vida de sua filha, e que a reação dele para mim seria. Por outro lado, minha força está com Deus e na minha fé. Não importa como eu cheguei aqui, eu sei que eu sou seu filho. Mateus 10:30, NLV declara: "E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados." Eu sabia que tinha que confiar nele, especialmente agora. Finalmente, meu pensamento era que se ela tem passado por tanta coisa na vida dela, ela sabe que há alguém lá fora que a ama incondicionalmente e que ela também conhece a Jesus como seu Salvador?

Depois de apenas dois curtos dias de busca na internet, me deparei com um popular site que reúne colegas de escola, revelando uma foto da minha mãe biológica. Neste ponto, eu tinha tantas emoções acontecendo na minha cabeça que eu não sabia o que fazer. O momento que eu tinha imaginado há tanto tempo já não era apenas um sonho, era finalmente uma realidade. Eu não podia acreditar! Meu primeiro pensamento foi: "Onde eu vou a partir daqui?" Será que uma imagem e uma pequena quantidade de informação suficiente para satisfazer o meu desejo de encontrá-la? Devo entrar em contato com ela? Como faço para contatá-la se eu decidir que é o que eu quero? Havia também muitos "que se" não tentar entrar em contato com ela, mas eu estava realmente pronto?Depois de muita oração e muito apoio do meu marido e um amigo próximo, eu decidi seguir com a viagem que eu tinha começado. Eu realmente senti que, se Deus me trouxe de tão perto, como eu poderia parar agora? Eu procurei novamente na internet na esperança de encontrar alguma maneira de contatá-la, mas a única coisa que encontrei foi um endereço de email parcial. Na parte inferior do site onde eu originalmente encontrada a foto dela, havia um bilhete que ela poderia ser contatado em um endereço de e-mail, mas era apenas um endereço de e-mail parcial. Agora eu estava realmente confuso. O endereço terminou com ym.com. Eu não estava familiarizado com este e-mail particular, então eu procurei on-line. Depois de encontrar ym.com nada de correspondência, a única possibilidade que eu conseguia pensar é o Yahoo Mail. Uma vez que esta foi a única informação que eu tinha que ir, eu tinha que tentar. Foi definitivamente um tiro no escuro, mas se eu não tinha coragem, eu sabia que não teria nenhuma glória. Enviei um e-mail cego para um endereço de e-mail yahoo que eu acreditava que era o correto, com a intenção de nunca mais ouvir do destinatário. Eu simplesmente perguntei se ela era a pessoa correta da área onde eu cresci. Quais eram as chances de que ele era realmente seu? Mas isso é apenas isso, não há chances na vida.

Mais tarde naquela noite, eu tive uma mensagem de volta dela dizendo "Sim, quem é este?" Enquanto eu lia isso, meu queixo caiu. Foi realmente ela! Agora eu tinha que descobrir como dizer-lhe quem eu era, e também me pergunto se eu estava preparado que ela deveria me dizer que ela não queria contato. Eu sabia que era hora de enfrentar a realidade que me incomodou por muito tempo. Eu brainstormed por uma hora tentando decidir como eu iria palavra minha resposta.Finalmente, eu simplesmente deixá-la saber que eu pensei que nós tivemos uma conexão, e pediu que ela visite a minha página no mesmo site onde encontrei a foto dela. Eu também afirmou que queria honrar os seus desejos se ela não escolheu entrar em contato comigo novamente.Ironicamente, a internet caiu naquela noite logo após eu ter enviado o último e-mail para que eu não tinha como ver se ela respondeu de volta. Era como estar sentado em alfinetes e agulhas. A primeira coisa na manhã seguinte, a internet estava funcionando e eu imediatamente chequei meu e-mail.Com certeza, ela respondeu. Não só foi a de que uma surpresa agradável, mas ela queria que eu a chamá-la de imediato. Ainda me lembro da sensação que tive no meu estômago.

É como ter uma centena de borboletas esvoaçantes em torno incontrolavelmente. Eu rapidamente mandou outro e-mail deixá-la conhecer a nossa internet não estava funcionando, e que eu tinha acabado a mensagem. Eu também disse a ela que eu estava me preparando para ir trabalhar, mas ela era bem-vindo para me chamar. Ela respondeu de volta que ela iria me chamar às 8:00 daquela manhã que estava em cerca de meia hora. Eu estava contando os segundos, como parecia que a hora mais longa metade da minha vida. Às 8:10, eu comecei a ficar preocupado porque o meu telefone ainda não tinha tocado. Todo o "que se" começou a entrar em minha mente, mas eu rapidamente me lembrei que Deus estava no controle. Paciência tem sido um dos meus pontos fracos. Quando meu telefone começou a tocar às 8: 15, eu estava desesperada. O que eu diria a ela? O que ela diria para mim? Como eu atendia o telefone, eu poderia dizer que ela estava nervosa, como ela poderia dizer que eu também era. Depois sobre os primeiros 5 minutos de conversa, o constrangimento à esquerda, e era bom velejar. Ela e eu falava ao telefone por mais de uma hora sobre um pouco da história da família e da minha educação. 

Em um ponto, ela me disse que tanto ela quanto meu pai biológico pensei que não tinha sobrevivido quando eu nasci. A razão disto foi assumido foi por causa de uma conta do hospital que tinha recebido por acidente. Eu nasci com uma infecção no meu corpo, e estava muito doente. I foi transferido para um hospital maior que poderia fornecer-me com o tratamento intenso necessário para recuperar da infecção. Minha mãe biológica recebeu uma conta do hospital para os serviços que eu recebi, e naquele momento foi dito por sua mãe que, se uma criança é levada para o hospital, é provável que não para sobreviver. Não só eu sobreviver, eu também completamente recuperado da infecção.

Depois da nossa conversa inicial, nós dois concordamos que queríamos conhecer, junto com sua filha mais nova, minha meia-irmã que eu descobri que estava esperando um filho em poucos dias.Minha meia-irmã estava muito animado, e perguntou se eu gostaria de visitar quando ela teve o bebê. Fiquei emocionada! Tomei providências rápidas para dirigir lá no fim de semana chegando, e estávamos todos muito animado. Naquela mesma noite que tinha falado, minha meia-irmã teve o seu bebê. O que um dia para recordar! Três dias depois, eu estava na estrada para visitar. Eu decidi que era uma viagem que eu tomaria sozinho, mesmo que meus pais estavam preocupados com a unidade por mim. Eu sabia que Deus iria me guiar e me proteger. 

O disco levou apenas cerca de 5 ou 6 horas, que passou muito rapidamente. Nós todos nos encontramos no café da manhã, incluindo o meu novo sobrinho. Eu não podia acreditar que o dia que eu pensei durante tanto tempo foi finalmente aqui! Conversamos um pouco no café da manhã, e passou a manhã juntos olhando fotos e conhecer um ao outro. Eu estava literalmente maravilhado com a semelhança entre a minha mãe biológica e eu. À tarde, minha mãe biológica queria passar mais tempo de me mostrar ao redor da área onde ela morava. Ela e eu levei uma unidade em torno do centro da cidade e, finalmente, pararam em um parque para sentar e conversar. Eu nunca vou esquecer este dia! Sentamos em um banco perto de um belo lago apenas falando sobre tudo. 

Foi também nessa época que ela se sentiu confortável o suficiente para me dizer sobre meu pai biológico e que ele era. Minha meia-irmã e noivo mãe biológica sugeriu que ela esperar para me dizer porque temiam que eu iria virar e ir embora com ela. Eu não tinha intenção de terminar o relacionamento, e eu disse-lhe que não havia nada que pudesse me dizer que me faz querer fugir dela. Minha mãe biológica não tinha conhecimento de que eu ou os meus pais sabiam que o nome dela ou sobre o julgamento de seu pai. Como a minha mãe biológica começou a explicar-me que meu pai biológico era, eu deixá-la saber que eu já tinha uma idéia sobre isso. Minha mãe biológica era muito surpreso que eu tinha escolhido para encontrá-la mesmo depois de conhecer a verdade sobre meu pai biológico. Isto é, quando eu deixá-la saber a minha fé e como eu me sentia sobre quem eu era. Ele pode compartilhar meu DNA, mas Deus me criou. Não importa a circunstância, é da vontade de Deus e propósito que fui concebido. Eu não quero nada de meu pai biológico, nem irei nunca. 

É muito difícil para mim descrever os sentimentos para com o meu pai biológico. O pecador em mim quer vê-lo punido por suas ações, considerando que ele só serviu menos de 18 meses na prisão devido a falta de provas, (que teria sido de mim.) No entanto, minha educação cristã ensinou-me diferente. Não me interpretem mal-de nenhum modo que tão sempre eu concordo com o que ele fez.É difícil explicar exatamente como me sinto, e eu não entendo completamente como eu me sinto em relação a ele. Se eu fosse dada a oportunidade de falar com meu pai biológico, eu realmente iria simplesmente dizer-lhe que eu rezar para que ele pediu perdão em seu coração.

O segundo dia da minha visita com a minha mãe biológica realidade, me bateu. Acordei de manhã cedo e sentou na varanda por várias horas sozinho, chorando copiosamente. Não importa o quanto eu tentasse, eu simplesmente não conseguia parar. Ele tinha 29 anos de emoções engarrafadas que foram despejadas. Tudo que eu podia fazer além de chorar neste momento era rezam orações de agradecimento que eu finalmente consegui encontrar a pessoa que me deu à luz. Foi realmente um milagre! 

Naquela noite, fomos cerca de uma hora para visitar com o irmão de minha mãe biológica e sua família. Isso era algo que significou muito para minha mãe biológica. Crescer, seu irmão não acreditava que seu pai tinha sido estuprar sua irmã, como seu pai queria que ele acreditar que ela tinha feito tudo. Finalmente mostrando seu irmão que havia relevância das reivindicações era uma forma de fechamento para ela. Para seu irmão, foi um choque! Ele agora acreditava-la depois de todo esse tempo, e este foi um sentimento bom para mim saber a verdade finalmente os aproximou novamente.

Algumas semanas depois da minha primeira visita com a minha família biológica, a minha mãe biológica veio conversar comigo e minha família. Eu era capaz de apresentá-la aos meus pais adotivos e muitos dos meus amigos mais próximos. Embora este tenha sido um pouco estranho para todos nós, foi um dos momentos mais preciosos da minha vida! Eu também comecei a conhecer alguns dos família de minha mãe biológica de que ainda vivia dentro de uma vizinhança 40 milhas de onde eu moro agora, como sua família também é da área onde residem atualmente. É realmente um mundo pequeno! Sua família aqui também estava feliz que a verdade foi finalmente revelado ea família se juntou novamente. Minha esperança é que a família foi dilacerada por segredos e mentiras podem agora ser reunidos e começar a curar pela verdade.

Não há dúvida em minha mente que Deus estava no controle de tudo. Não há outra explicação! Eu estava finalmente começando a ver os pedaços do meu encaixe vida juntos. Ele virou os meus sentimentos de ser quebrado e indigno para a de ter valor infinito. Através de Cristo, eu ganhei a confiança necessária para cumprir os meus sonhos depois de procurar por tanto tempo sozinha. Eu não estou definido pelo meu DNA, mas pela vocação que recebi como filho de Deus. Ninguém pode tirar isso de mim. Minha vocação em Cristo Jesus é o meu destino! Ele é meu alicerce, e com Ele eu não posso desmoronar. Agora eu sou capaz de compartilhar minha fé com alguém que teve muitos obstáculos a superar na vida, e para ajudá-la a seguir em frente. 

Eu aprendi algo muito importante no último ano. A vida é sobre a fé que temos em Cristo, a esperança que ele nos dá para o amanhã e espalhando seu amor a todos ao nosso redor! Olhe para Cristo para a força em tudo! Mesmo em casos de estupro e incesto, cada feto é criado por Deus para um propósito. Como a minha história revela, Deus pode tirar algo de ruim e torná-lo uma oportunidade de fazer algo milagroso! A legalização do aborto é nada menos do que brincar de Deus, e quem somos nós para questionar a Deus? Kristi Hofferber pode ser alcançado aqui . Ela blogs em speakupforlife.blogspot.com .

Clique em "como" se você quiser acabar com o aborto !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.

Marcadores

1º TRIMESTRE 2012 1º TRIMESTRE 2013 1º TRIMESTRE 2014 1º TRIMESTRE 2015 1º TRIMESTRE 2016 1º TRIMESTRE 2018 2º TRIMESTRE 2012 2º TRIMESTRE 2013 2º TRIMESTRE 2014 2º TRIMESTRE 2015 2º TRIMESTRE 2016 3º TRIMESTRE 2012 3º TRIMESTRE 2013 3º TRIMESTRE 2014 3º TRIMESTRE 2015 3º TRIMESTRE 2016 3º TRIMESTRE 2023 4º TRIMESTRE 2008 4º TRIMESTRE 2011 4º TRIMESTRE 2012 4º TRIMESTRE 2013 4º TRIMESTRE 2014 4º TRIMESTRE 2015 4º TRIMESTRE 2016 4º TRIMESTRE 2018 4º TRIMESTRE 2023 ABEL ADORAÇÃO ADULTÉRIO ADULTOS AÉCIO NEVES AGENDA AGIOTAGEM ALEGRIA ALEXANDRE COELHO AMIGOS AMIZADE AMY WINEHOUSE ANCIÃO ANO NOVO ANTÔNIO GILBERTO APOLOGÉTICA APOSTOLO ARROGÂNCIA ATIVISMO ATOR AUGUSTUS NICODEMUS LOPES BABILÔNIA BIBLIOLOGIA BISPO BOLSONARO BRASIL C. H. BROWN CAIM CALVÁRIO CASAMENTO CHARLES HADDON SPURGEON CHARLES R. SWINDOLL CIRO SANCHES ZIBORDI CLAUDIONOR DE ANDRADE CÓDIGO DA VINCI COMENTÁRIOS COPA DO MUNDO CORDEIRO CORRUPÇÃO CPAD CRIANÇAS CRIME CRISTO CRITICAS CUBA DANIEL DENZEL WASHINGTON DEPUTADOS DESIGREJADOS DEVOCIONAIS DIÁCONO DILMA ROUSSEFF DINHEIRO DIVÓRCIO DONS ESPIRITUAIS DOUGLAS BATISTA DOUTOR EBD ECLESIASTES EDUCAÇÃO ELIAS ELIENAI CABRAL ELIEZER DE LIRA E SILVA ELIEZER RODRIGUES ELINALDO RENOVATO ENTREVISTA ENVELHECER EPÍSTOLA DE TIAGO EPÍSTOLAS ESCATOLOGIA ESCOLA DOMINICAL ESEQUIAS SOARES ESTUDOS EUNÁPOLIS EVANGELHOS EVENTOS ÊXODO EXPOSITIVO F FÁBULAS FAMÍLIA FARSA FÉ E OBRAS FEMINISMO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO FESTA FILHOS FILIPENSES FILMES FORNICAÇÃO FOTOS GENESIS GEREMIAS DO COUTO GLOBO GOMORRA GRATIDÃO HERESIAS HERNANDES DIAS LOPES HERRY POTTER HOMILÉTICA HOMOSSEXUALIDADE HUMILDADE ILUSTRAÇÕES ÍMPIOS INCLUSÃO INFRAESTRUTURA INIMIGOS INIMIZADE INVESTIGAÇÃO ISRAEL JAIR JEAN WYLLYS JEJUM JOHN ANKERBERG JOHN WELDON JORDÃO JOSÉ GONÇALVES JOVENS JUSTOS LARRY WILSON LAVA JATO LEIS LIBERALISMO LIÇÕES BÍBLICAS LIDERANÇA LÍNGUA LITICA LUCAS LUIS INÍCIO LULA DA SILVA MAGNO MALTA. MANDAMENTOS MAR VERMELHO MARCHA PARA JESUS MARCHISMO MARCO FELICIANO MARCOS MARIA MARINA SILVA MARIO SALES MARK BROWN MARTA MARTINHO LUTERO MENSAGENS MESTRE MOISÉS MULHER MUSICA MYLES MUNROE NAMORO NAMOROj NATAL NELSON NED NETO GUERRIERI NORBERT LIERTH NOTÍCIAS NOVELAS OBREIROS ÓDIO OPERAÇÃO ORAÇÃO OS DEZ MANDAMENTOS OSTENTAÇÃO PARÁBOLA PASCOA PASTORAIS PERDÃO PETROBRAS PETROLÃO PILATOS POLICIA POLITICA PORNOGRAFIA PREFEITOS PREGADORES PRESBÍTERO PRESIDENTE PROFETAS PROSPERIDADE PROTESTO PROVAÇÕES PROVÉRBIOS REFLEXÕES REFORMA REINALDO AZEVEDO RELIGIÃO RENATO BROMOCHENKEL REYNALDO ODILO ROMANOS SABEDORIA SACERDOTES SALMOS SALVAÇÃO SAMUEL F.M. COSTA SAMUEL VIEIRA SANTIFICAÇÃO SEGURANÇA SELEÇÃO BRASILEIRA SENADOR SÉRIES SERMÃO DO MONTE SERMÕES SEXO SEXUALIDADE SILAS DANIEL SILAS MALAFAIA SILAS QUEIROZ SODOMA TEMOR TEMPERAMENTOS TENTAÇÃO TEOLOGIA TESTEMUNHO TRABALHO VEREADOR VIDA CRISTÃ VIDEOS VINDA DE CRISTO VIOLÊNCIA WANER GABY WARREN WIERSBE WILLIAM MACDONALD XUXA