segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A Lei do Limite

Resumo do capítulo um do livro “As 21 irrefutáveis leis da liderança” de John C. Maxwell, Editora Thomas Nelson Brasil.
“A capacidade de liderança determina o grau de eficácia da pessoa”.

A capacidade de liderança é o limite que determina o grau de eficácia de uma pessoa. Se sua liderança vale 8, então sua eficácia não pode ser superior a 7. Se sua liderança é de apenas 4, então sua eficácia não será superior a 3.

História dos irmãos McDonald’s. Eles nunca foram além, porque sua liderança fraca estabeleceu um limite em sua capacidade de chegar ao sucesso.

A parceria dos irmãos com um líder chamado Ray Kroc, que começou a montar uma equipe e a criar uma organização, recrutou e contratou as melhores pessoas que encontrou, e seu pessoal recrutou outras pessoas com capacidade de liderança. Nos primeiros anos Kroc se sacrificou muito. Em 1961, Kroc comprou os direitos exclusivos do McDonald’s e o transformou em uma instituição americana e um negócio mundial. O “limite” da vida e da liderança de Ray Kroc obviamente era muito mais alto que o de seus antecessores.

O sucesso pessoal sem capacidade de liderança tem eficácia limitada. Sem capacidade de liderança, o impacto da pessoa é apenas uma parcela do que poderia ser com uma boa liderança. Quanto mais alto você quer chegar, mais precisa de liderança. Quanto maior o impacto que pretende ter, maior precisa ser a sua influência. O que você realiza é determinado por sua capacidade de liderar os outros.

Para aumentar seu grau de eficácia, você tem duas opções. Pode trabalhar arduamente para aumentar sua dedicação ao sucesso ou pode trabalhar duro para aumentar seu grau de liderança. Ao elevar sua capacidade de liderança, você pode aumentar sua eficácia. Liderança tem um efeito multiplicador.

A capacidade de liderança sempre é o limite da eficácia pessoal e da organização. Se a liderança de uma pessoa é grande, o limite da organização é alto. Se não é, então a organização é limitada. Por isso, em épocas de dificuldades, as organizações naturalmente buscam nova liderança.

Quando equipes talentosas não vencem, estude a liderança. Onde quer que procure, você pode encontrar pessoas inteligentes, talentosas e de sucesso que não são capazes de ir mais longe por causa dos limites de sua liderança.

Conheci Don Stepherson, presidente de uma empresa internacional de orientação e consultoria em hotelaria. Don disse que sempre que seu pessoal assumia o controle de uma organização, começava fazendo duas coisas. Primeiro, treinava a equipe para melhorar o atendimento ao cliente e, depois, demitia o líder. Fiquei surpreso. “Vocês sempre o demitem? Todas as vezes?”, perguntei. Ele disse: “Exatamente. Todas as vezes”. Ainda surpreso, perguntei: “Vocês não falam com ele antes para descobrir se ele é um bom líder?”. Don respondeu: “Não. Se ele fosse um bom líder, a organização não estaria a bagunça que está”.

A boa notícia é que se livrar do líder não é o único caminho. Assim como ensino que há um limite, também ensino que você pode elevá-lo!

Aplicação: (1) Relacione alguns dos seus principais objetivos. Identifique quais exigirão a cooperação de outras pessoas. Para essas atividades, sua capacidade de liderança terá grande impacto em sua eficácia; (2) Avalie sua capacidade de liderança; (3) Peça a outras pessoas que classifiquem sua liderança numa escala de 1 a 10 em cada um dos seguintes aspectos: habilidade com as pessoas, planejamento e pensamento estratégico, visão e resultados. O quanto você está disposto a crescer na área da liderança?

Pastor: Ronaldo Guedes Beserra
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOCÊ ESPECIAL

GOOGLE +