FAMÍLIA: AGENTE DE PRESERVAÇÃO E TRANSMISSÃO DOS PRINCÍPIOS E VALORES BÍBLICOS (1)

Disse o SENHOR: Ocultarei a Abraão o que estou para fazer, visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra? Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do SENHOR e pratiquem a justiça e o juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito. Disse mais o SENHOR: Com efeito, o clamor de Sodoma e Gomorra tem-se multiplicado, e o seu pecado se tem agravado muito. Descerei e verei se, de fato, o que têm praticado corresponde a esse clamor que é vindo até mim; e, se assim não é, sabê-lo-ei. Então, partiram dali aqueles homens e foram para Sodoma; porém Abraão permaneceu ainda na presença do SENHOR. (Gn 18.17-22, ARA)

Nenhuma outra instituição social é tão relevante na preservação e transmissão dos princípios e valores bíblicos e cristãos do que a família.

A família cristã é nuclear (formada por pais e filhos), patriarcal (a autoridade maior é a do marido que conta com a cooperação da esposa na liderança do lar) e nasce de uma união (casamento) entre homem e mulher (heterossexual), biologicamente assim definidos.

Em nossa sociedade a rede oficial de ensino (municipal, estadual e federal) é laica, ou seja, não defende nenhuma bandeira religiosa, respeitando todas as manifestações de credos religiosos. Sendo assim, o sistema educacional não tem compromisso com a preservação e perpetuação dos princípios e fundamentos norteadores da fé cristã, trabalhando na grande maioria dos casos, através de educadores também descompromissados, contra a própria fé, mediante a disseminação dos ideais pós-modernos e pós-cristãos, dentre os quais o relativismo moral, o niilismos, o pluralismo religioso e outros.

Com o sistema educacional oficial de fora, restam apenas a igreja e a família na condição de agentes que podem cooperar com a valorização da fé cristã.

Um grande equívoco nos dias atuais é conferir à igreja a maior responsabilidade nesse processo, isentando a família de seu papel fundamental e primordial na educação espiritual, moral e social de seus membros. Cada vez menos se fala ou se trata de questões relacionadas à fé nos ambientes familiares, nos lares cristãos. Exatamente onde mais é necessário menos se trata do assunto, e em alguns casos, menos se vive a fé em sua expressão concreta, através de obras e testemunho pessoal.

“Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele”

Observamos que Deus escolhera Abraão, que na condição de patriarca e líder de sua família, deveria cuidar da ordem em seu lar. Seus filhos, e também as futuras gerações de sua família deveriam ser alcançadas.

“a fim de que guardem o caminho do SENHOR”

A ordenação de seus filhos e das futuras gerações implicava na preservação do “caminho do Senhor”. É interessante destacar o fato de que na época de Abraão não havia ainda Escritura Sagrada, lembrando aqui que os cinco primeiros livros do Antigo Testamento foram escritos por Moisés muitos anos após a geração de Abraão.

No tempo de Abraão o “caminho do Senhor” era transmitido oralmente de geração para geração, através das famílias. Abraão era descendente de Sem, um dos filhos de Noé (Gn 11.11-26), e possivelmente as histórias da criação, do dilúvio e de Babel lhe foram transmitidas.

Apesar de não haver Escritura, além dos feitos passados de Deus, o “caminho do Senhor” consistia nos planos do altíssimo para o presente e o futuro de Abraão e de sua descendência, manifestos pelo próprio Senhor:

“E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gn 12.2-3)

Era em família que a fé em Deus era compartilhada, e onde a sua vontade era buscada. Nos lares cristãos essa realidade precisar ser resgatada.

“e pratiquem a justiça e o juízo;”

A educação promovida em família por Abraão não deveria apenas contemplar a relação com Deus, mas deveria avançar na direção de melhorar as relações entre os indivíduos, promovendo os ideais de justiça através do reto julgar e agir. A justiça é uma realidade vivenciada nas relações sociais, na convivência entre o “eu” e o “tu”.

A educação em família que a Bíblia incentiva tem por objetivo o homem integral. É uma educação completa para o homem completo. É uma educação para o Espírito, alma e corpo. É uma educação que contempla o ser, o saber, o fazer, o cuidar-se e o relacionar-se.

A educação em família deve assim primar pela preservação, fortalecimento e transmissão da fé, e também pela vivência prática e plena dessa fé, manifesta na relação entre os familiares, e na relação dessa família com as demais famílias que formam a sociedade.

“para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito”

As promessas do Senhor feitas em graça para Abraão foram condicionadas ao ensino do “caminho do Senhor” para seus filhos e para as gerações futuras. Era preciso aprender e submeter-se para alcançar a plenitude das bênçãos de Deus. Nossa vida, família e futuras gerações serão abençoadas na medida em que o ensino da fé for fortalecido em família, espaço de convivência e das experiências mais marcantes de nossa existência.

TV, internet, estudos, atividades profissionais e outras distrações estão ocupando todo o tempo da família, comprometendo a comunicação no lar, a qualidade de vida, e com isso, o compartilhamento da fé, o culto doméstico, a oração, a leitura bíblica e a adoração. Nossa casa precisa ser um espaço onde o Senhor tenha a primazia, onde a sua Palavra e a sua vontade seja o fundamento de tudo.

Em meio a uma cultura pervertida ou sodomizada, como aquela dos dias de Abraão, é possível além de um intercessor, ser também um agente de preservação e transmissão da fé e dos valores bíblicos e cristãos na vida em família, para que a bênção do Senhor continue sobre nossos filhos, sobre as futuras gerações, e para a glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.

Marcadores

1º TRIMESTRE 2012 1º TRIMESTRE 2013 1º TRIMESTRE 2014 1º TRIMESTRE 2015 1º TRIMESTRE 2016 1º TRIMESTRE 2018 2º TRIMESTRE 2012 2º TRIMESTRE 2013 2º TRIMESTRE 2014 2º TRIMESTRE 2015 2º TRIMESTRE 2016 3º TRIMESTRE 2012 3º TRIMESTRE 2013 3º TRIMESTRE 2014 3º TRIMESTRE 2015 3º TRIMESTRE 2016 3º TRIMESTRE 2023 4º TRIMESTRE 2008 4º TRIMESTRE 2011 4º TRIMESTRE 2012 4º TRIMESTRE 2013 4º TRIMESTRE 2014 4º TRIMESTRE 2015 4º TRIMESTRE 2016 4º TRIMESTRE 2018 4º TRIMESTRE 2023 ABEL ADORAÇÃO ADULTÉRIO ADULTOS AÉCIO NEVES AGENDA AGIOTAGEM ALEGRIA ALEXANDRE COELHO AMIGOS AMIZADE AMY WINEHOUSE ANCIÃO ANO NOVO ANTÔNIO GILBERTO APOLOGÉTICA APOSTOLO ARROGÂNCIA ATIVISMO ATOR AUGUSTUS NICODEMUS LOPES BABILÔNIA BIBLIOLOGIA BISPO BOLSONARO BRASIL C. H. BROWN CAIM CALVÁRIO CASAMENTO CHARLES HADDON SPURGEON CHARLES R. SWINDOLL CIRO SANCHES ZIBORDI CLAUDIONOR DE ANDRADE CÓDIGO DA VINCI COMENTÁRIOS COPA DO MUNDO CORDEIRO CORRUPÇÃO CPAD CRIANÇAS CRIME CRISTO CRITICAS CUBA DANIEL DENZEL WASHINGTON DEPUTADOS DESIGREJADOS DEVOCIONAIS DIÁCONO DILMA ROUSSEFF DINHEIRO DIVÓRCIO DONS ESPIRITUAIS DOUGLAS BATISTA DOUTOR EBD ECLESIASTES EDUCAÇÃO ELIAS ELIENAI CABRAL ELIEZER DE LIRA E SILVA ELIEZER RODRIGUES ELINALDO RENOVATO ENTREVISTA ENVELHECER EPÍSTOLA DE TIAGO EPÍSTOLAS ESCATOLOGIA ESCOLA DOMINICAL ESEQUIAS SOARES ESTUDOS EUNÁPOLIS EVANGELHOS EVENTOS ÊXODO EXPOSITIVO F FÁBULAS FAMÍLIA FARSA FÉ E OBRAS FEMINISMO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO FESTA FILHOS FILIPENSES FILMES FORNICAÇÃO FOTOS GENESIS GEREMIAS DO COUTO GLOBO GOMORRA GRATIDÃO HERESIAS HERNANDES DIAS LOPES HERRY POTTER HOMILÉTICA HOMOSSEXUALIDADE HUMILDADE ILUSTRAÇÕES ÍMPIOS INCLUSÃO INFRAESTRUTURA INIMIGOS INIMIZADE INVESTIGAÇÃO ISRAEL JAIR JEAN WYLLYS JEJUM JOHN ANKERBERG JOHN WELDON JORDÃO JOSÉ GONÇALVES JOVENS JUSTOS LARRY WILSON LAVA JATO LEIS LIBERALISMO LIÇÕES BÍBLICAS LIDERANÇA LÍNGUA LITICA LUCAS LUIS INÍCIO LULA DA SILVA MAGNO MALTA. MANDAMENTOS MAR VERMELHO MARCHA PARA JESUS MARCHISMO MARCO FELICIANO MARCOS MARIA MARINA SILVA MARIO SALES MARK BROWN MARTA MARTINHO LUTERO MENSAGENS MESTRE MOISÉS MULHER MUSICA MYLES MUNROE NAMORO NAMOROj NATAL NELSON NED NETO GUERRIERI NORBERT LIERTH NOTÍCIAS NOVELAS OBREIROS ÓDIO OPERAÇÃO ORAÇÃO OS DEZ MANDAMENTOS OSTENTAÇÃO PARÁBOLA PASCOA PASTORAIS PERDÃO PETROBRAS PETROLÃO PILATOS POLICIA POLITICA PORNOGRAFIA PREFEITOS PREGADORES PRESBÍTERO PRESIDENTE PROFETAS PROSPERIDADE PROTESTO PROVAÇÕES PROVÉRBIOS REFLEXÕES REFORMA REINALDO AZEVEDO RELIGIÃO RENATO BROMOCHENKEL REYNALDO ODILO ROMANOS SABEDORIA SACERDOTES SALMOS SALVAÇÃO SAMUEL F.M. COSTA SAMUEL VIEIRA SANTIFICAÇÃO SEGURANÇA SELEÇÃO BRASILEIRA SENADOR SÉRIES SERMÃO DO MONTE SERMÕES SEXO SEXUALIDADE SILAS DANIEL SILAS MALAFAIA SILAS QUEIROZ SODOMA TEMOR TEMPERAMENTOS TENTAÇÃO TEOLOGIA TESTEMUNHO TRABALHO VEREADOR VIDA CRISTÃ VIDEOS VINDA DE CRISTO VIOLÊNCIA WANER GABY WARREN WIERSBE WILLIAM MACDONALD XUXA