domingo, 4 de novembro de 2012

Comunhão Profunda

“Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça” (Ec 9.8).

Existe um personagem bíblico chamado Enoque. A Bíblia fala pouquíssimo sobre ele, mas o pouco que fala é impressionante. Diz a Palavra: “Andou Enoque com Deus, e já não era, porque Deus o tomou para si” (Gn 5.24). Nos poucos versos que tratam da pessoa de Enoque na Bíblia, o que se destaca é o fato de que ele andou com Deus, e tal foi a comunhão que Enoque desfrutou com Deus,
que o texto diz que Deus o tomou para si. Creio que o exemplo de Enoque é desafiador para as nossas vidas. Ainda hoje Deus quer ter filhos, homens e mulheres que andem com Ele, ou seja, tenham comunhão íntima com Deus em um relacionamento profundo com Ele. Você pode dizer que tem andado com Deus em um relacionamento íntimo com Ele? Deus quer que andemos em um relacionamento íntimo e profundo com Ele, e o texto de Eclesiastes 9.8 citado acima, nos mostra duas condições para que agrademos a Deus, para que andemos com Ele, para que Ele tenha prazer em nós. Vejamos:

1.) Em todo tempo estejam alvas as tuas vestes – É óbvio que esta frase não significa que nós devemos andar vinte e quatro horas por dia com roupas brancas, literalmente falando. Espiritualmente, nós temos vestes que precisam estar em todo tempo alvas, ou seja, brancas como a neve. Vestes brancas significam pureza, santidade, justiça (ver Ap 3.4,5,18; 4.4; 7.9). Note ainda que não é apenas em alguns momentos que as nossas vestes devem estar brancas, mas diz o texto, em todo o tempo! A única coisa que pode sujar as nossas vestes espirituais é o pecado. Por isso, devemos procurar nos aproximar ao máximo de Deus, pois quanto mais perto estivermos de Deus, mais longe nos manteremos do pecado! Lembre-se, Deus nos dá instruções para que não pequemos, todavia se alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai que é Jesus Cristo, cujo sangue vertido na cruz do calvário, nos purifica de todo o pecado, e se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça (ver 1 Jo 1.5-2.2). Que o Senhor nos dê graças e que nós nos esforcemos para que de fato, em todo o tempo, as nossas vestes espirituais estejam brancas.

2.) Jamais falte o óleo sobre a tua cabeça – O óleo no Antigo Testamento, era usado para ungir sacerdotes, reis e profetas (veja Lv 8.30 com Sl 133.1,2; 1 Sm 10.1; 16.13; 1 Rs 19.16). Na Bíblia, o óleo é também um símbolo do Espírito Santo sobre nossas vidas (Sl 92.10), portanto, a frase “jamais falte o óleo sobre a tua cabeça”, pode ser aplicada no sentido de que a unção do Espírito jamais deve faltar sobre as nossas vidas. Note que não devemos ter a unção de Deus somente em alguns momentos, mas diz a Escritura “… jamais falte …”. A unção do Espírito vem sobre as nossas vidas quando nos entregamos a Ele sem reservas, e quando consagramos nossas vidas a Ele, numa vida de oração e busca de Sua face, bem como de leitura e meditação na Sua Palavra, as Sagradas Escrituras. Novamente repito, que o Senhor nos dê a graça, e que nós façamos a nossa parte, nos consagrando, para que fiquemos constantemente inundados pelo precioso óleo do Espírito sobre nossas cabeças e sobre nossas vidas!

Pr. Ronaldo Guedes Beserra
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOCÊ ESPECIAL

GOOGLE +