LIÇÃO 10 - A INVERSÃO DOS VALORES - Setembro de 2008

Introdução

Debates sobre ética tem sido uma das temáticas mais discutidas nos círculos acadêmicos e mídia em geral nos dias atuais. Entretanto, a ética mencionada nesses círculos estão ligadas a modelos humanos de comportamento, excluindo-se geralmente, a Bíblia Sagrada. Nessa lição veremos o que é valor? O que é inversão de valores? Que impacto eles realizam na Sociedade e na Igreja?

I - O QUE É VALOR?

A palavra Valor vem do latim Valere, que significa, “ser forte“, “ser digno“. Um valor é algo que “vale alguma coisa” para alguém. Eles são necessários, úteis e desejáveis. A discussão em torno desse tema, nos dias hodiernos, tem se colocado em posição de destaque, haja vista que no mundo pós-moderno, os valores são relativos e individuais.

II - O QUE É A INVERSÃO DE VALORES?

Entende-se por inversão de valores, a negação ou substituição dos valores absolutos conforme descritos na Palavra de Deus (Valores eternos), por valores temporais, relativistas e circunstanciais, que são facilmente ajustáveis às épocas em que estão inseridos.

III - QUAIS AS CAUSAS DA INVERSÃO DE VALORES?

Diversos são os motivos que tem levado o homem a inversão dos valores bíblicos-cristãos:

3.1. Causa Social - Desde o Século XIX, a sociedade vem passando por uma série de transformações em todas os campos do conhecimento, onde Deus e Sua Palavra foram aos poucos substituídos por valores morais elaborados pela razão humana (Período Moderno), ou pelo relativismo multicultural (Período Contemporâneo - Mundo pós-moderno).

3.2. Causa Espiritual - O apóstolo Paulo escrevendo aos Romanos demonstrou que nos últimos dias, o mundo seria caracterizado por homens que “desprezariam o conhecimento de Deus” sendo cheios de ” Toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo caluniadores, aborrecidos de Deus(…) (Rm 1:21-32). Por se distanciar de Deus, é que o homem tem criado seu próprio sistema de valores, tornando-se insaciável, indo de mal a pior.

3.3. Sistema Anti-Cristão - Além do homem estar afastado de Deus( Rm 3:23), há um sistema anti- cristão estabelecido pelo próprio diabo, que luta contra tudo que esteja relacionado a Deus e a sua Palavra. O Senhor Jesus disse aos discípulos que eles seriam “Odiados pelo meu nome” (Mt 10:22; 24:9; Mc 13:13; 21:17). E esse sistema operante, pois o “mundo está no maligno”( 1 Jo 5:9), luta pela implantação e inversão dos valores morais cristãos, pois a função de Satanás é roubar, matar e destruir (Jo 10:10).

IV - QUAIS OS IMPACTOS DESSA INVERSÃO NA SOCIEDADE E NA IGREJA?

4.1. Na Sociedade - Desprezando os valores absolutos de Deus, em diversas sociedades já existem o casamento de pessoas do mesmo sexo, a defesa e prática da Eutanásia, Aborto, a prática legal do uso de drogas, da prostituição, que em alguns países é um profissão de carteira assinada com todos os direitos legais. Isso mostra a caráter da sociedade dos últimos dias (Rm 1:19-32; Ef. 4:17-19; 2 Tm 3:1-5). Entretanto, o juízo de Deus se levanta contra toda iniqüidade (1 Co 6:9,10; Rm 1:18; Ap 21:8).

4.2. Na Igreja - A Teologia da Prosperidade e suas vertentes, tem desviado a atenção de alguns cristãos que deixaram de buscar o Deus da benção, para buscar “a bênção de Deus”, condicionando à fé a valores transitórios e temporais, enfatizando apenas as possessões materiais, onde o “ter” é mais importante que o “ser”. Entretanto, a Bíblia diz que nos últimos dias apareceriam “falsos ensinos”, visando destruir a unidade do corpo de Cristo (2 Pe 2:1-3; 1 Jo 4:1-6).

V - COMO REAGIR CONTRA A INVERSÃO DE VALORES?

Há alguns princípios que precisam ser observados:

5.1.O princípio da lealdade incondicional à Cristo - Não se pode obedecer a Cristo e ao mesmo tempo agradar ao mundo (1 Jo 2:15-17), pois, quem ama a Jesus obedece seus mandamentos (Jo 14:21; 15:14; Mc 8:34; Lc 9:23).

5.2.O princípio da fé - O crente que tem sua fé firme em Cristo, não precisa recorrer a modelos humanos ou lógicos para posicionar-se quanto ao seu comportamento ético diante das situações (Rm 14:22,23), pois a Bíblia é nossa regra de fé e prática (2 Tm 3:14-17).

5.3.O princípio da licitude e da conveniência - Paulo escrevendo ao Coríntios disse: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm;” todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma (…)”(1 Co 10:12,23). Esse critério orienta o cristão a que não faça as coisas porque são lícitas, mas porque são lícitas e convêm, à luz do referencial ético da Palavra de Deus.

5.4.O princípio da licitude e da edificação - “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas edificam” (1 Cor 10:23b). Todo o que o cristão fizer, deve ter como objetivo a edificação ( Sl 103:1).

5.5.O princípio da glorificação a Deus - “Portanto, quer comais, quer bebais oufaçais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”( 1 Cor 10:31). Tudo o que o cristão fizer deve objetivar a glória de Deus, que para isto é que fomos criados (Ef. 1:12).

5.6.O princípio de fazer para o Senhor - “E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens”(Col 3:23). O nosso amor e gratidão a Deus devem ser os princípios norteadores de nosso serviço ao Senhor.

Conclusão

No mundo dominado pela visão pós-moderna que enfatiza o relativismo moral, a Igreja de Cristo encontra na sociedade um de seus maiores desafios que é o de ser “sal da terra e luz do mundo”, pois mesmo sendo a comunidade dos fiéis, não está imune aos ataques de Satanás, que como Paulo diz, só serão neutralizados “pelo escudo da fé” (Ef 6:16).

Bibliografia:
Bíblia Sagrada (ARA), Ed. SSB
Enciclopédia de Filosofia e Teologia - R.N.Champlim, Vol. 1, 4 - Ed Hagnos.
Perigos da Pós-Modernidade - Elinaldo Renovato, Ed. CPAD.
E agora, como viveremos - Charles Colson e Nancy Pearcy, Ed. CPAD.
Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Ed. Positivo
Lições Bíblicas, Ética Cristã, Com. Elinaldo Renovato, Ed. CPAD, 3º Trimestre 2002

Comentários

AS MAIS LIDAS DESTE BLOG.

O Cristão pode fazer sexo anal, oral, várias posições? Tirando Dúvidas!

Lições Bíblicas do 4º Trimestre de 2015 - Adultos - “O Começo de Todas as Coisas – Estudos sobre o Livro de Gênesis” (CPAD)

Lições Bíblicas: 3º Trimestre de 2013 - “Filipenses – A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja”.

CONVITE PARA O CULTO DA FAMÍLIA DA AD-MOISÉS REIS