domingo, 11 de agosto de 2013

Lições para os momentos de tristeza

Você já imaginou alguém ser apaixonado por um pé de abóbora? Parece que é mentira mas não é. Talvez você nunca ouviu falar sobre isso mas é a mais pura verdade. Deus deixou esse grande erro registrado nas Sagradas Escrituras. Pior ainda. Esse erro não foi cometido por um jovem inexperiente, por uma pessoa viciada, pelo filho pródigo ou pela mulher samaritana. Nada disso. Esse erro grosseiro foi cometido pelo Profeta Jonas. Sim! Aquele mesmo que desobedeceu a Deus, enfrentou uma tempestade, foi parar no ventre da baleia e, depois foi pregar para a cidade de Nínive.

Após cumprir sua missão, passar por tempestades e naufrágio, após enfrentar toda a cidade de Nínive com mais de cem mil habitantes, após ver aquela cidade transformada pela mensagem de Deus Jonas ficou triste, ficou deprimido, chegou a pedir a própria morte. Então, lemos no relato bíblico (texto abaixo), Deus fez crescer um pé de abóbora que fez uma sombrinha na cabeça do profeta e ele ficou tão feliz, só que, no outro dia, o pé de abóbora morreu e Jonas se entristeceu e pediu a morte novamente.

Conforme já dissemos esta história chega a ser difícil de acreditar. Ainda mais envolvendo um profeta, uma pessoa experiente e que já viveu muitas coisas na vida e na caminhada com Deus. É bem certo que todos nós podemos enfrentar mas este texto da bíblia nos faz pensar: Será que nas nossas tristezas e decepções não estamos nos apaixonando demais por aquilo que não tem valor? Será que estamos nos apegando existencialmente a coisas passageiras? Coisas que temos hoje mas que amanha não poderemos ter mais? E para piorar as coisas, será que estamos questionando a Deus coisas que já aconteceram e que não voltarão a existir novamente? Em meio a tantas perguntas, tantas reflexões, precisamos extrair da parte de Deus que nos servirão para entender as nossas dúvidas, pacificar nossos porquês, especialmente quando a dor, a tristeza ou o descontentamento visitar nosso coração. Se você está passando por momentos de tristeza, preste muita atenção no que a experiência do Profeta Jonas e na Palavra de Deus vamos encontrar uma orientação sólida e verdadeira para o nosso coração.

A primeira lição é: SE VOCÊ ESTA TRISTE, CUIDADO PARA NÃO SE APAIXONAR POR UM PÉ DE ABÓBORA. Sabe. Quem está triste se apaixona demais por qualquer coisa. Uma plantinha no jardim, um animalzinho de estimação, um carro ou um objetozinho qualquer passa a ter uma importância muito grande. Jonas no caminho da tristeza se apaixonou demais por um pé de abóbora, mas tem gente em nossos dias cujo pé de abóbora é um time de futebol, um cantor ou uma cantora, uma novela, sei lá, mas certamente estou falando hoje com muitas pessoas que no caminho da tristeza estão dando um valor muito grande para aquilo que não tem tanto valor assim. Então, a partir de hoje, com a ajuda de Deus, para de se apaixonar, de entregar a sua vida para aquilo que não tem valor.

A segunda lição importante para nós é: SE VOCÊ ESTÁ PASSANDO POR MOMENTOS DE TRISTEZA, PARE DE BRIGAR COM O MUNDO POR AQUILO QUE JÁ PASSOU. O pé de abóbora morreu Jonas ficou triste e começou a brigar com Deus por causa daquilo que já havia ficado no passado. No caminho da tristeza as pessoas tendem a buscar uma fixação no passado, com aquilo que já passou. Já é uma pessoa adulta, já viveu muita coisa na vida e fica lembrando que quando era criança seu pai não deu um perulito, sua mãe não comprou uma boneca, seus colegas colocaram apelidos em voce. Pare de brigar com o mundo por causa de um fato que já passou. Olha, o mesmo Deus que tem nas mãos a vida das plantas, dos animais, dos pés de abóboras ou dos seres humanos nos ensina nesta passagem que não vale ficar a pena viver chorando por aquilo que já passou.

A terceira e última lição: QUANDO VOCÊ PASSAR POR MOMENTOS DE TRISTEZA NUNCA DEIXE DE DAR VALOR À PRÓPRIA VIDA E NEM PARA A VIDA DAS OUTRAS PESSOAS. Jonas ficou triste porque a cidade de Nínive havia se convertido. Havia mudado de caminho. O profeta quis morrer por isso. O profeta chegou a pedir a própria morte por causa de um pé de abóbora. Olha, seja nos momentos de tristeza ou não, precisamos redescobrir o valor da vida das pessoas e da própria vida também. Conforme já dissemos pessoas estão morrendo por causa de time de futebol, por brigas no trânsito, por ciúmes bobos. Seja a vida do profeta ou dos moradores de Nínive, a vida de todas as pessoas tem um valor incomensurável. Nos momentos de tristeza a pessoa pensa na própria morte, que não tem valor nenhum, que a vida das outras pessoas também não vale nada. Tome muito cuidado com isso. Nunca se esqueça que a sua vida tem um valor muito grande. Um valor especial e que seja por um pé de abóbora ou por nada de grande valor não vale a pena colocar a sua vida em jogo. A partir de hoje, com a ajuda de Deus, se preserve, se valorize, tenha novos caminhos, novos propósitos para o seu viver.

Sabe, num momento de tristeza o profeta Jonas se apaixono por aquilo que não tem valor, se prendeu no passado e perdeu o senso de valor da própria vida. Deus nos ensina nesta passagem que isso não pode acontecer comigo, não pode acontecer com você não pode acontecer com ninguém. A partir de hoje, com a ajuda de Deus, não prenda a sua vida em coisas que não tem valor, não fique se prendendo no próprio passado, e redescubra o valor que a sua vida e a vida de todas as pessoas possuem. Que Deus nos ajude a enfrentar os momentos de tristeza sem perder a pureza do coração.

Texto Base: Jonas 3:6 e 10; 11 – E fez o Senhor Deus nascer uma aboboreira, que subiu por cima de Jonas para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de livrar do seu enfado; e Jonas se alegrou extremo por causa da aboboreira. Mas Deus enviou um bicho, no dia seguinte, ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira e esta secou. (9) Então disse Deus a Jonas: E acaso razoável que assim te enfades por causa da aboboreira? E ele disse: É justo que me enfade a ponto de desejar a morte.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

NOSSA PAGINA

VOCÊ ESPECIAL

GOOGLE +