Quando não dá para ser fiel a Deus

Que Deus é fiel não é novidade, até mesmo alguns caminhoneiros pedem para escrever “Deus é fiel” em seus caminhões. A questão é: Você é fiel a Deus? A mensagem de Jeremias 35 apresenta a fidelidade requerida por Deus a Seu povo ilustrado na vida cotidiana dos recabitas. Embora muitos não sejam fieis quando provados, os recabitas não cederam mesmo em face à pressão. Enquanto os recabitas não desobedeciam a voz de seu ancestral, os israelitas, mesmo sem serem pressionados desobedeciam descaradamente a Deus. Neste espaço farei uma reflexão inversa: Ao invés de apontar como ser fiel a Deus, defenderei “quando não dá para ser fiel a Deus”.
1. Não dá para ser fiel a Deus quando não temos convicção de Sua existência pessoal: Para aqueles em que Deus não passa de uma teoria, uma abstração teológica, uma filosofia ou uma mera crença, se torna impossível ser fiel quando são pressionados a agir de maneira contrária aos princípios bíblicos e divinos. A Palavra de Deus assim expressa: “sem fé é impossível agradar a Deus... aquele que se aproxima de Deus deve crer que Ele existe...” (Hebreus 11:6). O aproximar-se é um ato pessoal diante de um Deus pessoal, para isso é preciso acreditar que Ele existe. A fé acrescenta certeza e convicção naquilo que crê.

2. Não dá para ser fiel a Deus sem um conhecimento correto sobre Ele: É impossível confiar a vida em quem não se conhece. É muito fácil desviar o foco da verdadeira forma de conhecimento de Deus. Porém, Deus não é uma filosofia para ser estudado, nem um objeto para ser examinado, nem uma teoria para ser analisado, mas é uma pessoa que para conhecê-lO é necessário relacionamento. Tal relacionamento se constrói através da oração constante como se conversa com um amigo que está perto (Isaías 55:6).

3. Não dá para ser fiel a Deus sem confiança em Suas palavras: Há muitas promessas bíblicas maravilhosas (por exemplo: Salmo 37:5, Mateus 6:33, Filipenses 4:19, etc); porém, sem convicção nelas, haverá dúvidas e insegurança, resultando na infidelidade a Deus. Alguém escreveu, “Eis o que descobri a respeito da religião: ela lhe dá coragem para as decisões que deve ser tomada numa crise e depois a confiança para deixar o resultado para um poder superior”. Assim, confiar nas promessas de Deus é tão importante quanto confiar no próprio Deus, pois Ele mesmo cumpre Suas palavras (Hebreus 10:23).

4. Não dá para ser fiel a Deus sem acreditar que Ele sabe o que é melhor: É mais fácil alguém acreditar que sabe o que é melhor para si mesmo do que acreditar que Deus sabe melhor o que é melhor para cada um. Porém, como uma criança diante de um pai amoroso e responsável, aquele que confia em Deus e compreende Seu amor e sua sabedoria aceita que os planos de Deus são melhores e promove o bem (Romanos 8:28). O apóstolo Paulo declara: “Quem não poupou o seu próprio Filho e o entregou por nós, como não nos haverá de agraciar em tudo junto com ele?”(Romanos 8:32).

5. Não dá para ser fiel a Deus sem a convicção de que Suas orientações são mais importantes que qualquer outra coisa: Esse é o auge do relacionamento com Deus, o qual só é atingido por uma pessoa quando acredita na existência pessoal de Deus, adquire conhecimento correto sobre Ele, confia plenamente em Suas palavras e acredita em Seu amor e sabedoria. Foi desta forma que John Huss, na Idade Média, antes de morrer queimado em praça pública na cidade de Constança, Alemanha, por causa de sua fé, chegou à plena confiança e fidelidade a Deus a ponto de declarar com todas as suas forças quando exortado a retratar-se: “Com que cara, pois, contemplaria eu os Céus? Como olharia para as multidões de homens a quem preguei o evangelho puro? Não! Aprecio Sua salvação mais do que este pobre corpo, ora destinado à morte”. John Huss avaliou que nem mesmo a vida vale mais que os ensinamentos e orientações de Deus.

Ser fiel não é uma questão de crença, mas de relacionamento com Deus. Conheça a Deus e sejas mais fiel de agora em diante! Em suma: aprenda fidelidade dos recabitas e não a infidelidade dos israelitas (Jeremias 35:16-19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.

Marcadores

1º TRIMESTRE 2012 1º TRIMESTRE 2013 1º TRIMESTRE 2014 1º TRIMESTRE 2015 1º TRIMESTRE 2016 1º TRIMESTRE 2018 2º TRIMESTRE 2012 2º TRIMESTRE 2013 2º TRIMESTRE 2014 2º TRIMESTRE 2015 2º TRIMESTRE 2016 3º TRIMESTRE 2012 3º TRIMESTRE 2013 3º TRIMESTRE 2014 3º TRIMESTRE 2015 3º TRIMESTRE 2016 3º TRIMESTRE 2023 4º TRIMESTRE 2008 4º TRIMESTRE 2011 4º TRIMESTRE 2012 4º TRIMESTRE 2013 4º TRIMESTRE 2014 4º TRIMESTRE 2015 4º TRIMESTRE 2016 4º TRIMESTRE 2018 4º TRIMESTRE 2023 ABEL ADORAÇÃO ADULTÉRIO ADULTOS AÉCIO NEVES AGENDA AGIOTAGEM ALEGRIA ALEXANDRE COELHO AMIGOS AMIZADE AMY WINEHOUSE ANCIÃO ANO NOVO ANTÔNIO GILBERTO APOLOGÉTICA APOSTOLO ARROGÂNCIA ATIVISMO ATOR AUGUSTUS NICODEMUS LOPES BABILÔNIA BIBLIOLOGIA BISPO BOLSONARO BRASIL C. H. BROWN CAIM CALVÁRIO CASAMENTO CHARLES HADDON SPURGEON CHARLES R. SWINDOLL CIRO SANCHES ZIBORDI CLAUDIONOR DE ANDRADE CÓDIGO DA VINCI COMENTÁRIOS COPA DO MUNDO CORDEIRO CORRUPÇÃO CPAD CRIANÇAS CRIME CRISTO CRITICAS CUBA DANIEL DENZEL WASHINGTON DEPUTADOS DESIGREJADOS DEVOCIONAIS DIÁCONO DILMA ROUSSEFF DINHEIRO DIVÓRCIO DONS ESPIRITUAIS DOUGLAS BATISTA DOUTOR EBD ECLESIASTES EDUCAÇÃO ELIAS ELIENAI CABRAL ELIEZER DE LIRA E SILVA ELIEZER RODRIGUES ELINALDO RENOVATO ENTREVISTA ENVELHECER EPÍSTOLA DE TIAGO EPÍSTOLAS ESCATOLOGIA ESCOLA DOMINICAL ESEQUIAS SOARES ESTUDOS EUNÁPOLIS EVANGELHOS EVENTOS ÊXODO EXPOSITIVO F FÁBULAS FAMÍLIA FARSA FÉ E OBRAS FEMINISMO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO FESTA FILHOS FILIPENSES FILMES FORNICAÇÃO FOTOS GENESIS GEREMIAS DO COUTO GLOBO GOMORRA GRATIDÃO HERESIAS HERNANDES DIAS LOPES HERRY POTTER HOMILÉTICA HOMOSSEXUALIDADE HUMILDADE ILUSTRAÇÕES ÍMPIOS INCLUSÃO INFRAESTRUTURA INIMIGOS INIMIZADE INVESTIGAÇÃO ISRAEL JAIR JEAN WYLLYS JEJUM JOHN ANKERBERG JOHN WELDON JORDÃO JOSÉ GONÇALVES JOVENS JUSTOS LARRY WILSON LAVA JATO LEIS LIBERALISMO LIÇÕES BÍBLICAS LIDERANÇA LÍNGUA LITICA LUCAS LUIS INÍCIO LULA DA SILVA MAGNO MALTA. MANDAMENTOS MAR VERMELHO MARCHA PARA JESUS MARCHISMO MARCO FELICIANO MARCOS MARIA MARINA SILVA MARIO SALES MARK BROWN MARTA MARTINHO LUTERO MENSAGENS MESTRE MOISÉS MULHER MUSICA MYLES MUNROE NAMORO NAMOROj NATAL NELSON NED NETO GUERRIERI NORBERT LIERTH NOTÍCIAS NOVELAS OBREIROS ÓDIO OPERAÇÃO ORAÇÃO OS DEZ MANDAMENTOS OSTENTAÇÃO PARÁBOLA PASCOA PASTORAIS PERDÃO PETROBRAS PETROLÃO PILATOS POLICIA POLITICA PORNOGRAFIA PREFEITOS PREGADORES PRESBÍTERO PRESIDENTE PROFETAS PROSPERIDADE PROTESTO PROVAÇÕES PROVÉRBIOS REFLEXÕES REFORMA REINALDO AZEVEDO RELIGIÃO RENATO BROMOCHENKEL REYNALDO ODILO ROMANOS SABEDORIA SACERDOTES SALMOS SALVAÇÃO SAMUEL F.M. COSTA SAMUEL VIEIRA SANTIFICAÇÃO SEGURANÇA SELEÇÃO BRASILEIRA SENADOR SÉRIES SERMÃO DO MONTE SERMÕES SEXO SEXUALIDADE SILAS DANIEL SILAS MALAFAIA SILAS QUEIROZ SODOMA TEMOR TEMPERAMENTOS TENTAÇÃO TEOLOGIA TESTEMUNHO TRABALHO VEREADOR VIDA CRISTÃ VIDEOS VINDA DE CRISTO VIOLÊNCIA WANER GABY WARREN WIERSBE WILLIAM MACDONALD XUXA