Massacre em Suzano: até onde jogos violentos podem influenciar a mente humana?

Semelhança entre assassino de Suzano  (direita) e personagem do jogo Free Fire  (esquerda) é notável. (Foto: Guiame) Autoridades ...

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Quando não dá para ser fiel a Deus

Que Deus é fiel não é novidade, até mesmo alguns caminhoneiros pedem para escrever “Deus é fiel” em seus caminhões. A questão é: Você é fiel a Deus? A mensagem de Jeremias 35 apresenta a fidelidade requerida por Deus a Seu povo ilustrado na vida cotidiana dos recabitas. Embora muitos não sejam fieis quando provados, os recabitas não cederam mesmo em face à pressão. Enquanto os recabitas não desobedeciam a voz de seu ancestral, os israelitas, mesmo sem serem pressionados desobedeciam descaradamente a Deus. Neste espaço farei uma reflexão inversa: Ao invés de apontar como ser fiel a Deus, defenderei “quando não dá para ser fiel a Deus”.
1. Não dá para ser fiel a Deus quando não temos convicção de Sua existência pessoal: Para aqueles em que Deus não passa de uma teoria, uma abstração teológica, uma filosofia ou uma mera crença, se torna impossível ser fiel quando são pressionados a agir de maneira contrária aos princípios bíblicos e divinos. A Palavra de Deus assim expressa: “sem fé é impossível agradar a Deus... aquele que se aproxima de Deus deve crer que Ele existe...” (Hebreus 11:6). O aproximar-se é um ato pessoal diante de um Deus pessoal, para isso é preciso acreditar que Ele existe. A fé acrescenta certeza e convicção naquilo que crê.

2. Não dá para ser fiel a Deus sem um conhecimento correto sobre Ele: É impossível confiar a vida em quem não se conhece. É muito fácil desviar o foco da verdadeira forma de conhecimento de Deus. Porém, Deus não é uma filosofia para ser estudado, nem um objeto para ser examinado, nem uma teoria para ser analisado, mas é uma pessoa que para conhecê-lO é necessário relacionamento. Tal relacionamento se constrói através da oração constante como se conversa com um amigo que está perto (Isaías 55:6).

3. Não dá para ser fiel a Deus sem confiança em Suas palavras: Há muitas promessas bíblicas maravilhosas (por exemplo: Salmo 37:5, Mateus 6:33, Filipenses 4:19, etc); porém, sem convicção nelas, haverá dúvidas e insegurança, resultando na infidelidade a Deus. Alguém escreveu, “Eis o que descobri a respeito da religião: ela lhe dá coragem para as decisões que deve ser tomada numa crise e depois a confiança para deixar o resultado para um poder superior”. Assim, confiar nas promessas de Deus é tão importante quanto confiar no próprio Deus, pois Ele mesmo cumpre Suas palavras (Hebreus 10:23).

4. Não dá para ser fiel a Deus sem acreditar que Ele sabe o que é melhor: É mais fácil alguém acreditar que sabe o que é melhor para si mesmo do que acreditar que Deus sabe melhor o que é melhor para cada um. Porém, como uma criança diante de um pai amoroso e responsável, aquele que confia em Deus e compreende Seu amor e sua sabedoria aceita que os planos de Deus são melhores e promove o bem (Romanos 8:28). O apóstolo Paulo declara: “Quem não poupou o seu próprio Filho e o entregou por nós, como não nos haverá de agraciar em tudo junto com ele?”(Romanos 8:32).

5. Não dá para ser fiel a Deus sem a convicção de que Suas orientações são mais importantes que qualquer outra coisa: Esse é o auge do relacionamento com Deus, o qual só é atingido por uma pessoa quando acredita na existência pessoal de Deus, adquire conhecimento correto sobre Ele, confia plenamente em Suas palavras e acredita em Seu amor e sabedoria. Foi desta forma que John Huss, na Idade Média, antes de morrer queimado em praça pública na cidade de Constança, Alemanha, por causa de sua fé, chegou à plena confiança e fidelidade a Deus a ponto de declarar com todas as suas forças quando exortado a retratar-se: “Com que cara, pois, contemplaria eu os Céus? Como olharia para as multidões de homens a quem preguei o evangelho puro? Não! Aprecio Sua salvação mais do que este pobre corpo, ora destinado à morte”. John Huss avaliou que nem mesmo a vida vale mais que os ensinamentos e orientações de Deus.

Ser fiel não é uma questão de crença, mas de relacionamento com Deus. Conheça a Deus e sejas mais fiel de agora em diante! Em suma: aprenda fidelidade dos recabitas e não a infidelidade dos israelitas (Jeremias 35:16-19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.

Marcadores

REFLEXÕES NOTÍCIAS LIÇÕES BÍBLICAS VIDEOS ESCOLA DOMINICAL DEVOCIONAIS COMENTÁRIOS ESTUDOS SAMUEL VIEIRA VIDA CRISTÃ EVENTOS SERMÕES PASTORAIS SILAS MALAFAIA JOSÉ GONÇALVES 2º TRIMESTRE 2012 HERNANDES DIAS LOPES POLITICA ILUSTRAÇÕES ELINALDO RENOVATO FAMÍLIA SILAS DANIEL 4º TRIMESTRE 2012 ALEXANDRE COELHO ELIENAI CABRAL 1º TRIMESTRE 2013 2º TRIMESTRE 2013 3º TRIMESTRE 2014 EPÍSTOLA DE TIAGO EVANGELHOS 3º TRIMESTRE 2013 DILMA ROUSSEFF MENSAGENS APOLOGÉTICA APOSTOLO CASAMENTO EPÍSTOLAS 2º TRIMESTRE 2014 4º TRIMESTRE 2013 FOTOS 3º TRIMESTRE 2012 FILIPENSES PROFETAS 1º TRIMESTRE 2015 2º TRIMESTRE 2016 4º TRIMESTRE 2014 ADULTOS DANIEL DOUTOR OS DEZ MANDAMENTOS DONS ESPIRITUAIS LUCAS MANDAMENTOS ROMANOS 2º TRIMESTRE 2015 CPAD ESEQUIAS SOARES HOMOSSEXUALIDADE 1º TRIMESTRE 2014 3º TRIMESTRE 2015 AGENDA MARIO SALES ÊXODO ELIEZER DE LIRA E SILVA RENATO BROMOCHENKEL ANTÔNIO GILBERTO 4º TRIMESTRE 2015 CRIME JOVENS MARCOS POLICIA REFORMA SÉRIES CLAUDIONOR DE ANDRADE FÁBULAS VIOLÊNCIA AUGUSTUS NICODEMUS LOPES ECLESIASTES GENESIS SALMOS ADULTÉRIO AÉCIO NEVES CIRO SANCHES ZIBORDI MARINA SILVA NATAL 1º TRIMESTRE 2012 FORNICAÇÃO FÉ E OBRAS HERESIAS LUIS INÍCIO LULA DA SILVA MARCO FELICIANO PROVÉRBIOS REINALDO AZEVEDO ANO NOVO BRASIL DINHEIRO INVESTIGAÇÃO MYLES MUNROE NAMORO PRESBÍTERO PROSPERIDADE SANTIFICAÇÃO SERMÃO DO MONTE 4º TRIMESTRE 2011 COPA DO MUNDO ESCATOLOGIA GEREMIAS DO COUTO GLOBO MULHER NELSON NED NOVELAS PETROBRAS PETROLÃO PORNOGRAFIA SEXO DEPUTADOS DIÁCONO EDUCAÇÃO ENTREVISTA FESTA FILHOS LAVA JATO LIBERALISMO LIDERANÇA MAGNO MALTA. MARIA MARTA MARTINHO LUTERO OBREIROS ORAÇÃO PARÁBOLA PRESIDENTE SABEDORIA 1º TRIMESTRE 2016 1º TRIMESTRE 2018 ADORAÇÃO ATIVISMO ATOR C. H. BROWN CORRUPÇÃO CUBA DENZEL WASHINGTON DIVÓRCIO ELIAS FILMES GRATIDÃO ISRAEL JEAN WYLLYS MARCHA PARA JESUS NORBERT LIERTH OPERAÇÃO PREGADORES PROTESTO REYNALDO ODILO SACERDOTES SAMUEL F.M. COSTA SEXUALIDADE TEOLOGIA TRABALHO 3º TRIMESTRE 2016 4º TRIMESTRE 2008 4º TRIMESTRE 2016 4º TRIMESTRE 2018 ABEL AGIOTAGEM ALEGRIA AMIGOS AMIZADE AMY WINEHOUSE ANCIÃO ARROGÂNCIA BABILÔNIA BIBLIOLOGIA BISPO CAIM CALVÁRIO CHARLES HADDON SPURGEON CHARLES R. SWINDOLL CORDEIRO CRIANÇAS CRISTO CRITICAS CÓDIGO DA VINCI DESIGREJADOS ELIEZER RODRIGUES ENVELHECER EUNÁPOLIS EXPOSITIVO F FARSA FEMINISMO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO GOMORRA HERRY POTTER HOMILÉTICA HUMILDADE INIMIGOS INIMIZADE JEJUM JOHN ANKERBERG JOHN WELDON JORDÃO JUSTOS LARRY WILSON LEIS LÍNGUA MAR VERMELHO MARCHISMO MARK BROWN MESTRE MOISÉS MUSICA NAMOROj NETO GUERRIERI OSTENTAÇÃO PASCOA PERDÃO PILATOS PREFEITOS PROVAÇÕES RELIGIÃO SALVAÇÃO SEGURANÇA SELEÇÃO BRASILEIRA SENADOR SODOMA TEMOR TEMPERAMENTOS TENTAÇÃO TESTEMUNHO VINDA DE CRISTO WARREN WIERSBE WILLIAM MACDONALD XUXA ÍMPIOS ÓDIO