terça-feira, 13 de janeiro de 2015

O que dirige a sua vida?

Rick Warren, autor do best-seller “Vida com propósito”, com mais de 20 milhões de exemplares vendidos, afirma que existem centenas de circunstâncias, valores e emoções que podem dirigir o ser humano, e as mais comuns são:

Culpa 
Muitos passam a vida inteira fugindo de remorsos e ocultando a vergonha, manipulados por lembranças doloridas como um fugitivo errante, e sabotando seu próprio sucesso.

Rancor e raiva
Alguns se apegam a mágoas e jamais conseguem superá-las, se fecham e interiorizam ressentimentos ou explodem em iras violentas. No entanto, aqueles que o magoaram não podem mais fazê-lo, a menos que se agarrem à dor através do rancor.

Medo
São vidas norteadas por ameaças, sensações de fracasso, fobias, vivendo inseguras todo tempo: Medo de amar, se doar, se entregar, de viver, porque as ameaças pairam constantemente sobre suas mentes. Contudo, medo é a auto-imposição de um cárcere.

Materialismo
O desejo de adquirir, ter e amontoar, se torna o único objetivo da vida, fazendo-os acreditar que ter mais o tornará feliz, importante e protegido.
Necessidade de aprovação – Não conseguem dizer não, tem uma enorme necessidade patológica de aprovação e reputação, possuem auto-estima baixa que lhes obriga a se tornarem escravos da opinião dos outros.

Podemos acrescentar ainda outros pontos como a ansiedade. O futuro parece extremamente ameaçador e perigoso, o amanhã assusta e apavora, levando-as a viverem sempre pré-ocupadas, antecipando o pior, imaginando o que pode sair de errado. Trabalho: orientados pela performance, resultados, tarefas, vivendo com agendas lotadas e encontrando prazer em falar disto. São viciadas em trabalhar.

E quanto a você? O que dirige sua vida?

A Bíblia diz que “para todo propósito há tempo e modo”. O grande desafio é encontrar propósito. Se você o possui, vai conseguir encontrar o tempo e a forma de fazer aquilo que é necessário fazer. “O homem sem propósitos é como um barco sem leme – um vira-lata, um nada, um ninguém” (Thomas Carlyle).

Certo rapaz era constantemente convidado a visitar uma família numa cidade vizinha, e como tinha a agenda muito cheia, nunca encontrava tempo. Um dia, porém, conheceu uma garota daquela cidade, e, apesar da agenda cheia, passou a ir semanalmente àquela cidade. O que mudou? Agora ele tinha um propósito, e com isto apareceu tempo e a forma de viabilizar as viagens.
Tempo e dinheiro revelam o que dirige a nossa vida.

Jesus afirmou que “Onde estiver o tesouro do homem, ali estará o seu coração”. O coração segue os valores estabelecidos. O problema é que o coração facilmente dá valor àquilo que não é realmente importante. E quando isto acontece, acaba colocando bens, sucesso, planos e sonhos nesta direção.

O que realmente tem sido importante para sua vida? Não se esqueça que os homens se parecem com seus deuses. O que norteia a sua vida passa a controlar tempo, recursos e a vida. Se o Deus único e verdadeiro é o que controla sua história e a dirige, certamente ele vai ocupar mais e mais sua agenda e prioridades.

Rev. Samuel Vieira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOCÊ ESPECIAL

GOOGLE +