terça-feira, 15 de agosto de 2017

2 Samuel 11 - O gigante que venceu Davi I

A primavera chegou, e Davi deveria ter saído com suas tropas para a batalha. Mas ele pensou: “Joabe pode lidar com isso, eu mereço um descanso” (2Sm 11.1). O sucesso muitas vezes nos leva a pensar que depois de tanto trabalho, temos o direito de descansar. Isso é um grande perigo.

Permanecer em casa numa situação como essa não era o costume de Davi (5.2; 8.1-14; 10.17; 18.3; 21.17). Enquanto o exército lutava com sucesso em solo estrangeiro, Davi perdia a batalha da tentação em sua casa.[1] Ao ficar no palácio, Davi, em todos os sentidos, abandonou a “armadura de Deus” (Ef 6.11). O que ele não sabia é que estava prestes a pagar um preço amargo pelo seu descuido![2]

Tiago declara: “... cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte” (Tg 1.14-15).

Esta é a progressão exata da queda de Davi. O texto sugere três elementos que contribuíram para sua decadência.[3]

Seduzido pela sua própria cobiça – “Davi viu...” (2Samuel 11.2).

Davi se levantou durante a tarde e ao passear pelo palácio contemplou uma casa vizinha onde uma mulher estava tomando banho. A Bíblia diz que ela era “muito formosa” (11.2). Davi a cobiçou e mandou perguntar quem era (v. 3).

Os homens são despertados, principalmente, pelo que veem.

Existem algumas diferenças fisiológicas fundamentais entre homens e mulheres quando se trata da atração sexual. Os homens gostam de olhar e as mulheres de serem olhadas. Assim, há duas lições muito práticas sobre estes fatos:

Primeiro, irmãs, pensem seriamente na santidade das vestes. Vocês devem se vestir modestamente. Se você usar roupas sedutoras, será extremamente difícil para seus irmãos em Cristo manter uma vida pura. Você pode pensar, “Bem, eles não deveriam ter mentes tão sujas”. Mas se você pensa assim, você está sendo ingênua para um fato básico da maneira como Deus criou o homem e a mulher. Não importa quão espiritual seja um homem, ele tem hormônios. Bate-Seba foi parcialmente culpada ao tomar banho em um lugar onde Davi podia vê-la.

Segundo, irmãos, pensem seriamente na santidade dos olhos. Jó disse: “Fiz aliança com meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela?” (Jo 31.1). O adultério começa pelo olhar. Se você quer obedecer a Deus e vencer a guerra contra a luxúria, você deve fazer um compromisso sério com os seus olhos. Isso significa que certas revistas, programas de TV e filmes estão fora dos limites.

Davi viu Bate-Seba e tirou os olhos de Deus. Quando contemplou Bate-Seba, ele não viu o pecado, viu apenas a sua beleza. Porém, o que ela não sabia é que o pecado promete uma noite de aventura, mas paga com grande amargura.

“Seja fiel à sua mulher e dê o seu amor somente a ela” (Pv 5.15, NTLH)

Rev. Jocarli A. G. Junior

[1] Smith, J. E. (1995). The Books of History. Old Testament Survey Series (2Sm 11.2–12.25). Joplin, MO: College Press.

[2] Keddie, G. J. (1990). Triumph of the King: The Message of 2 Samuel. Welwyn Commentary Series (92–93). Darlington, England: Evangelical Press.

[3] Keddie, G. J. (1990). Triumph of the King: The Message of 2 Samuel. Welwyn Commentary Series (92). Darlington, England: Evangelical Press.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOCÊ ESPECIAL

GOOGLE +