quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Prepare-se! Os idosos vem ai!

Recentemente a jornalista Daniela do Lago publicou artigo na Folha de São Paulo avisando: “O futuro do mercado de trabalho é grisalho! O número de idosos no mundo aumentará rapidamente e passará de 606 milhões, no ano 2000, para perto de 2 bilhões, em 2050. 

Esse aumento será mais marcante nos países pobres, onde a população idosa quase quadruplicará. O Brasil envelhece rapidamente: de 21 milhões de idosos (11% da população), em 2010, para aproximadamente 65 milhões (30% da população), em 2050. Em 2046, para cada 100 jovens, haverá 238 idosos --hoje, são 112 idosos para cada 10.

As estatísticas são espantosas: Entre 1940 e 2015, a expectativa de vida teve aumento de mais de 30 anos, passando de 40,7 para 75,5 anos. A projeção para 2050 é chegar a 80,7 anos. Além do envelhecimento populacional, de 2010 a 2015 tivemos uma queda no número de crianças e jovens. A população acima dos 50 anos está aumentando e a taxa de natalidade, diminuindo.

Por esta razão, apenas um quarto dos brasileiros sairão totalmente do mercado de trabalho na idade da aposentadoria. Os outros trabalharão em algum nível após a idade de se aposentar. A figura do idoso exigindo cuidados vai passar. Uma pesquisa recente aponta que 70% dos brasileiros querem se manter ativos após a aposentadoria.

Isto aponta para um novo paradigma. Os profissionais seniores, querem e precisam trabalhar, e isto exige revisões praticas como adaptações para os idosos, cargos e horários flexíveis. Teremos cada vez mais pessoas de cabelos brancos nas empresas, competindo com os jovens em busca de espaço. Por causa de sua experiência e força de trabalho, eles se tornarão mais valiosos no mercado de trabalho.

Mas não se assuste com estas afirmações, nem com a sensação de horror que pode pairar quando imaginamos que não haverá mercado para todos. A sociedade sempre encontrou alternativas em épocas de crise. Com a industrialização, acreditava-se que milhares estariam sem emprego, mas outras formas de atividades surgem como consequência da mudança dos modelos atuais.

É importante, portanto, que a geração millenium se prepare para participar do grande projeto de construir um mundo com mais justiça, oportunidade de trabalho e riqueza igualitária. Há espaço para todos, e todos podem ganhar. Não falta riqueza e potencial, faltam oportunidades e justiça.

Rev. Samuel Vieira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

NOSSA PAGINA

VOCÊ ESPECIAL

GOOGLE +