Lição 1 – Deus dá a sua Lei ao Povo de Israel

Introdução. A obra Os Dez Mandamentos - Valores Divinos para uma Sociedade em Constante Mudança é um comentário exegético e explicativo apresentado de forma prática para facilitar a compreensão dessa parte da lei de Moisés. A lei foi dada a Israel como legislação para o povo antes de conquistar a terra de Canaã.
Inúmeros preceitos permanecem ainda hoje na legislação de praticamente todos os países do planeta. Sua origem divina é indiscutível, pois aparece no relato dessa comunicação de Deus a Moisés desde Êxodo 20.1 até Levítico 27.34. Além disso, a Bíblia declara esse fato de maneira direta. O presente trabalho tem por objetivo ajudar o povo de Deus a distinguir entre lei e evangelho, lembrando que os Dez Mandamentos não são a lei, mas parte dela, que introduz o sistema legal de Moisés.

A estrutura dos Dez Mandamentos se resumem no amor a Deus e ao próximo, diz respeito a Deus e à sociedade, que envolve pensamento, palavras e obras. O primeiro mandamento foi promulgado numa época que a idolatria norteava as nações, e a ordem "Não terás outros deuses diante de mim" era algo novo num código de leis. Trata-se do monoteísmo revelado que influenciou o mundo inteiro com a expansão do cristianismo.

O segundo mandamento revela que esse único Deus deve ser entendido e adorado em termos espirituais e imateriais e que o culto e o louvor a ele com uso de representações visuais são ofensivos e provocam a ira divina até a terceira e a quarta geração. Deus é espírito (Jo 4.24). É, pois, todo-importante que aquele que adora a Deus tenha a sua mente e o coração centrados nesse Deus que transcende a matéria e todas as coisas criadas. É grande o risco de inverter o objeto de adoração pelas representações visuais. Por isso, a adoração cristã genuína é completamente despida de toda representação visual, como imagens de escultura (Cl 3.16).

O terceiro mandamento trata daquilo que falamos com respeito a Deus e ao próximo e da forma pela qual usamos o nome de Deus. O quarto mandamento é de caráter social e espiritual: abrange a necessidade de descanso do trabalho para o ser humano, já que o descanso do sono noturno não é suficiente. A lei estabeleceu para Israel o sétimo dia da semana e, na graça, o sábado foi substituído pelo primeiro dia da semana, o dia da ressurreição de Jesus, e deixou de ser mandamento para ser praticado naturalmente, sem coerção alguma (At 20.7; Rm 14.2-6; Cl 2.16, 17).

O mandamento de honrar pai e mãe pode servir como ponte que conecta os dois grupos de mandamentos: o compromisso do ser humano com Deus e o compromisso do ser humano com o próximo. A observação desse preceito contribui para o bem-estar da sociedade e da igreja. Os pais são representantes de Deus na vida dos filhos, pois além de terem gerado os filhos, eles os cercam de cuidados especiais, provendo-os de alimentos, educação, saúde, roupa, afetos. Isso é um mistério. Desonrar e desobedecer, pois, aos pais é afrontar a Deus. Esse mandamento é extensivo às autoridades espirituais e civis.

O "Não matarás" é a proteção da vida; assassinar alguém é o pior crime que uma pessoa pode cometer, e isso é um golpe contra o próprio Deus, visto que o ser humano foi feito à sua imagem (Gn 9.6). A proibição contra o adultério é um apelo à pureza sexual e à proteção da família. É o compromisso de fidelidade entre os casais.

O mandamento seguinte proíbe o furto, remete à proteção da propriedade e de maneira indireta fala a respeito da necessidade do trabalho. Ninguém deve viver sem uma atividade; como diz o ditado, "mente desocupada é oficina de Satanás".

O nono mandamento é a proteção da honra, pois dizer falso testemunho contra o próximo aqui aplica-se não apenas ao perjúrio nos tribunais para prejudicar alguém, mas também à divulgação de boatos falsos e mexericos.

E, finalmente, o décimo mandamento é contra o pecado do pensamento para ajudar o israelita a não violar os mandamentos anteriores do Decálogo.

A ordem natural dos Dez Mandamentos é a seguinte: Deus, família e sociedade. O estudo detalhado de cada um dos mandamentos do Decálogo mostra de maneira inequívoca o seu valor para Israel, principalmente por ocasião de sua saída do Egito. Sua influência está por toda parte ainda hoje, no Estado e na religião, nos manuais jurídicos e teológicos. Por essa razão, o Novo Testamento não impõe sanção jurídica, mas a graça trata essas coisas no campo espiritual, implicando a comunhão com a Igreja e com Deus. A ministração da justiça é assunto do Estado. A função da lei não é salvar, mas mostrar o pecado humano, restringir o perverso e nos conduzir a Cristo, lembrando que o Decálogo é parte da lei. Esta é santa porque é de origem divina, mas a sua função deve ser compreendida por todos os cristãos.

O livro Os Dez Mandamentos — Valores Divinos para uma Sociedade em Constante Mudança enfoca cada um desses preceitos com abundância de detalhes. O primeiro capítulo é uma visão panorâmica dos Dez Mandamentos. Os dez capítulos seguintes tratam dos dez preceitos do Decálogo e de sua aplicação na vida diária, família, igreja, sociedade e trabalho. Em cada estudo são apresentados os significados de cada palavra- -chave, em hebraico e grego, os comentários dos versículos do Pentateuco vinculados ao mandamento em foco e, finalmente, a sua interpretação no Novo Testamento. É importante conhecer o sentido de cada mandamento no Novo Testamento e como eles foram adaptados à graça.

O capítulo final mostra que obra de Deus para o cristão é a fé em Jesus, e não a prática dos Dez Mandamentos. Estes já estão incluídos nos dois grandes mandamentos de amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Estar debaixo da graça e não debaixo da lei significa que somos livres para servir ao Senhor Jesus Cristo, mas não para pecar, visto que o cristianismo é a única religião do planeta que tem o Espírito Santo. A terceira Pessoa da Trindade guia a vida cristã e controla nossos desejos.

Esequias Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.

Marcadores

1º TRIMESTRE 2012 1º TRIMESTRE 2013 1º TRIMESTRE 2014 1º TRIMESTRE 2015 1º TRIMESTRE 2016 1º TRIMESTRE 2018 2º TRIMESTRE 2012 2º TRIMESTRE 2013 2º TRIMESTRE 2014 2º TRIMESTRE 2015 2º TRIMESTRE 2016 3º TRIMESTRE 2012 3º TRIMESTRE 2013 3º TRIMESTRE 2014 3º TRIMESTRE 2015 3º TRIMESTRE 2016 3º TRIMESTRE 2023 4º TRIMESTRE 2008 4º TRIMESTRE 2011 4º TRIMESTRE 2012 4º TRIMESTRE 2013 4º TRIMESTRE 2014 4º TRIMESTRE 2015 4º TRIMESTRE 2016 4º TRIMESTRE 2018 4º TRIMESTRE 2023 ABEL ADORAÇÃO ADULTÉRIO ADULTOS AÉCIO NEVES AGENDA AGIOTAGEM ALEGRIA ALEXANDRE COELHO AMIGOS AMIZADE AMY WINEHOUSE ANCIÃO ANO NOVO ANTÔNIO GILBERTO APOLOGÉTICA APOSTOLO ARROGÂNCIA ATIVISMO ATOR AUGUSTUS NICODEMUS LOPES BABILÔNIA BIBLIOLOGIA BISPO BOLSONARO BRASIL C. H. BROWN CAIM CALVÁRIO CASAMENTO CHARLES HADDON SPURGEON CHARLES R. SWINDOLL CIRO SANCHES ZIBORDI CLAUDIONOR DE ANDRADE CÓDIGO DA VINCI COMENTÁRIOS COPA DO MUNDO CORDEIRO CORRUPÇÃO CPAD CRIANÇAS CRIME CRISTO CRITICAS CUBA DANIEL DENZEL WASHINGTON DEPUTADOS DESIGREJADOS DEVOCIONAIS DIÁCONO DILMA ROUSSEFF DINHEIRO DIVÓRCIO DONS ESPIRITUAIS DOUGLAS BATISTA DOUTOR EBD ECLESIASTES EDUCAÇÃO ELIAS ELIENAI CABRAL ELIEZER DE LIRA E SILVA ELIEZER RODRIGUES ELINALDO RENOVATO ENTREVISTA ENVELHECER EPÍSTOLA DE TIAGO EPÍSTOLAS ESCATOLOGIA ESCOLA DOMINICAL ESEQUIAS SOARES ESTUDOS EUNÁPOLIS EVANGELHOS EVENTOS ÊXODO EXPOSITIVO F FÁBULAS FAMÍLIA FARSA FÉ E OBRAS FEMINISMO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO FESTA FILHOS FILIPENSES FILMES FORNICAÇÃO FOTOS GENESIS GEREMIAS DO COUTO GLOBO GOMORRA GRATIDÃO HERESIAS HERNANDES DIAS LOPES HERRY POTTER HOMILÉTICA HOMOSSEXUALIDADE HUMILDADE ILUSTRAÇÕES ÍMPIOS INCLUSÃO INFRAESTRUTURA INIMIGOS INIMIZADE INVESTIGAÇÃO ISRAEL JAIR JEAN WYLLYS JEJUM JOHN ANKERBERG JOHN WELDON JORDÃO JOSÉ GONÇALVES JOVENS JUSTOS LARRY WILSON LAVA JATO LEIS LIBERALISMO LIÇÕES BÍBLICAS LIDERANÇA LÍNGUA LITICA LUCAS LUIS INÍCIO LULA DA SILVA MAGNO MALTA. MANDAMENTOS MAR VERMELHO MARCHA PARA JESUS MARCHISMO MARCO FELICIANO MARCOS MARIA MARINA SILVA MARIO SALES MARK BROWN MARTA MARTINHO LUTERO MENSAGENS MESTRE MOISÉS MULHER MUSICA MYLES MUNROE NAMORO NAMOROj NATAL NELSON NED NETO GUERRIERI NORBERT LIERTH NOTÍCIAS NOVELAS OBREIROS ÓDIO OPERAÇÃO ORAÇÃO OS DEZ MANDAMENTOS OSTENTAÇÃO PARÁBOLA PASCOA PASTORAIS PERDÃO PETROBRAS PETROLÃO PILATOS POLICIA POLITICA PORNOGRAFIA PREFEITOS PREGADORES PRESBÍTERO PRESIDENTE PROFETAS PROSPERIDADE PROTESTO PROVAÇÕES PROVÉRBIOS REFLEXÕES REFORMA REINALDO AZEVEDO RELIGIÃO RENATO BROMOCHENKEL REYNALDO ODILO ROMANOS SABEDORIA SACERDOTES SALMOS SALVAÇÃO SAMUEL F.M. COSTA SAMUEL VIEIRA SANTIFICAÇÃO SEGURANÇA SELEÇÃO BRASILEIRA SENADOR SÉRIES SERMÃO DO MONTE SERMÕES SEXO SEXUALIDADE SILAS DANIEL SILAS MALAFAIA SILAS QUEIROZ SODOMA TEMOR TEMPERAMENTOS TENTAÇÃO TEOLOGIA TESTEMUNHO TRABALHO VEREADOR VIDA CRISTÃ VIDEOS VINDA DE CRISTO VIOLÊNCIA WANER GABY WARREN WIERSBE WILLIAM MACDONALD XUXA