domingo, 1 de abril de 2012

CRISTÃO E O 1º DE ABRIL

Existem inúmeras explicações para o 1º de abril ter se transformado no Dia da Mentira. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril. Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro.

Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril".

O "Dia da Mentira" é um artifício do inimigo que se utiliza de coisas consideradas banais para “atocaiar” os mais despercebidos.

Sendo referida como um ato folclórico e cultural, este tipo de comemoração deve ser evitada pelos cristãos, pois pode incitar nossas mentes a acreditar em superstições inerentes á este dia como também sujeitar nossas próprias vidas á maldições relacionadas á estas culturas antibíblicas.

Podemos encontrar diversos versículos bíblicos que nos advertem acerca da mentira e o que ela significa pra Deus. 
( Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira?- Salmos 4:2 )

Muitas pessoas assumem este papel de relatividade e se aderem á este estilo de vida e acabam se encontraram num labirinto existencial sem limites e sem opções, 
(Pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada... -Timótio - 4:2.), pois a opção foi dada antes!

Pessoas que perderam, ou estão perdendo totalmente, seus valores cristãos, 
( Alonga de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza: dá-me só o pão que me é necessário; Provérbios - 30:8)

Podemos perceber que este naturalismo está infiltrado nos lares, nas igrejas e no próprio comportamento dos indivíduos. Constatamos o nivelamento dos jovens cristãos de hoje com o comportamento mundano. Já não há mais diferença 
( Pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém. -Romanos - 1:25)

O dia da Mentira está chegando e muita gente já tem na ponta da língua a mentirinha para pregar uma peça em alguém. Mas antes de se divertir, é bom colocar um lembretinho no bolso e ter cautela com o que se poder atrair para a sua vida. 
( Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios fiquem presos na sua soberba. Pelas maldições e pelas mentiras que proferem. -Salmos - 59:12 )

A escolha é sua. De um lado O Pai Verdadeiro e Fiel e do outro lado O pai da mentira, destruidor e enganador.
( Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e é o pai da mentira . - João - 8:44)

Lembretes para o Dia Internacional Da Mentira:

Destróis aqueles que proferem a mentira; ao sanguinário e ao fraudulento o Senhor abomina. – (Salmos - 5:6) 

Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, proferindo mentiras.-( Salmos - 58:3 ) 

Eles somente consultam como derrubá-lo da sua alta posição; deleitam-se em mentiras; com a boca bendizem, mas no íntimo maldizem. – (Salmos - 62:4) 

Mas o rei se regozijará em Deus; todo o que por ele jura se gloriará, porque será tapada a boca aos que falam a mentira. – (Salmos - 63:11) 

Livra-me, e tira-me da mão do estrangeiro, cuja boca fala mentiras, e cuja mão direita é a destra da falsidade. – (Salmos - 144:11) 

A testemunha verdadeira não mentirá; a testemunha falsa, porém, se desboca em mentiras. – (Provérbios - 14:5) 

A testemunha verdadeira livra as almas; mas o que fala mentiras é traidor. –(Provérbios - 14:25) 

A testemunha falsa não ficará impune; e o que profere mentiras não escapará. (Provérbios - 19:5) 

A testemunha falsa não ficará impune, e o que profere mentiras perecerá. – (Provérbios - 19:9) 

Suave é ao homem o pão da mentira; mas depois a sua boca se enche de pedrinhas. – (Provérbios - 20:17) 

Porque vos profetizam a mentira, para serdes removidos para longe da vossa terra, e eu vos expulsarei dela, e vós perecereis. – (Jeremias-27:10) 

Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros. – (Efésios - 4:25) 

Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. – (I João - 2:21) 

E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. – (Apocalipse - 21:27) 

Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira. – (Apocalipse - 22:15) 

O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos. – (Salmos - 101:7)

1º de abril, "Dia da Mentira". Que eu e você possamos ter coragem de se permitir uma avaliação séria. Aproveitar esta oportunidade para nos olharmos no espelho, antes que o futuro nos traga as tristezas e conseqüências de termos visto o tempo simplesmente passar sob uma atuação inoperante de nossa parte.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOCÊ ESPECIAL

GOOGLE +