quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Lições Bíblicas do 2º Trimestre de 2015 "Jesus: o Homem Perfeito, O Evangelho de Lucas, o Médico Amado" (CPAD)


No 2º Trimestre de 2015 a Casa Publicadora das Assembleias de Deus disponibilizará a revista Lições Bíblicas com o tema Jesus. o Homem Perfeito - O Evangelho de Lucas, o Médico Amado, cuja autoria dos comentários é do Pastor José Gonçalves.
Lucas, o médico amado, não foi um apóstolo nem tampouco foi uma testemunha ocular da vida de Jesus, todavia deixou uma das mais belas obras literárias já escritas sobre os feitos do Salvador e os primeiros anos da comunidade cristã. Este livro de natureza devocional-teológica analisa o Evangelho de Lucas e nele encontrar a presença de Jesus, o Homem Perfeito.

As lições são: 

Lição 01: O Evangelho Segundo Lucas
Lição 02: O Nascimento de Jesus
Lição 03: A Infância de Jesus
Lição 04: A Tentação de Jesus
Lição 05: Jesus Escolhe seus Discípulos
Lição 06: Mulheres que Ajudaram Jesus
Lição 07: Poder sobre as Doenças e Morte
Lição 08: O Poder de Jesus sobre a Natureza e os Demônios
Lição 09: As Limitações dos Discípulos
Lição 10: Jesus e o Dinheiro
Lição 11: A Última Ceia
Lição 12: A Morte de Jesus
Lição 13: A Ressureição de Jesus

Lucas - O Evangelho de Jesus, O Homem Perfeito (Livro de apoio do 2º Trimestre/2015)

Evangelho de Lucas, Jesus, O Homem

Introdução:
O livro de Lucas é o evangelho mais detalhado, mais minucioso, que narra tudo desde o princípio revelações mais profundas dAquele que é desde o Princípio Jesus.
Lucas não foi um discípulo da escola apostólica. Ele era gentio. Lucas escreve o evangelho baseando-se em pesquisas nos demais evangelhos e entrevistas com os que viveram com Jesus.
Em Lucas 1:1-4, está a explicação do por quê o livro foi escrito Era necessário ao Espírito.
Na saudação ele fala de Teófilo, que quer dizer Excelente o livro foi escrito aos excelentes, aos fiéis, aos amigos dO Senhor.

Finalidade:
Para que os excelentes tenham plena certeza das verdades em estão sendo ensinados. (Lucas 1:4)

Considerações sobre o livro:

a] Lucas apresenta Jesus como O Homem, O Filho dO Homem; então quando lermos o livro devemos ver em Jesus o homem, sujeito a tudo em que toso homem está, porém, vencendo a carne, para ser perfeito e ser oferecido sem pecado, para o perdão da humanidade. Quando o Adão peca, trouxe sobre sua cabeça o juízo de morte que estava decretado, mas Jesus se oferece para morrer em seu lugar, para que o homem não morresse pecador, então Ele sendo Deus, se faz homem, porém sem pecado, para morrer sem pecado em lugar de Adão, e assim vencer a morte. E foi o que fez.

b] O livro por apresentar Jesus como homem, como ser humano, traz a sua genealogia no capítulo 3:23-38;

c] O livro foi escrito aos gregos. Um povo terrivelmente idólatra, mas muito estudioso e quando foi-lhes apresentado O Jesus Salvador, buscava nas escrituras para saber se era realmente verdade tudo o que ouviam. Paulo fala que os que fazem isto são mais excelentes. Os gregos cultuavam os homens, a sabedoria... toda a mitologia que ainda hoje se ouve falar é de origem grega. Por esse motivo, também, Jesus é apresentado como homem, porém filho dO Homem (Deus);

d] Jesus é apresentado aqui como homem, O Filho do Homem. Ezequiel no capítulo 2 narra também uma visão que teve do Senhor e o apresenta como um ser que tinha quatro faces - Homem, leão, bezerro e águia e o significado disto é que Jesus se fez homem, mas Ele é O Rei, Ele é O Bezerro (ou cordeiro) do sacrifício e a águia, apresenta-o como O Filho de Deus.

e] Quando as tribos no deserto, antes de entrarem em Canaã, acampavam-se ao redor do Tabernáculo, três tribos ficavam do lado esquerdo: Naftali, Aser e Dã. O homem, O Filho amado dO Pai. Que está perto do coração dO Pai.

f] Quando Naftali nasce, sua mãe, Lia, profere estas palavras: “com grandes lutas tenho competido com minha irmã e logro prevalecer” Jesus era homem e precisava vencer o pecado para se apresentar puro. A carne é a irmã do espírito e as duas lutam constantemente, mas o espírito prevalece. (Gen 30:8);

g] De Aser temos estes versículos maravilhosos, profetizando sobre O Senhor Jesus homem:
Gen 30:13 - As palavras de sua mãe: “É a minha felicidade! Porque as filhas me terão por venturosa” . São as mesmas palavras de Maria em Lucas 1:48;
Gen 49:20 - A bênção de Jacó “Aser, o seu pão será abundante, e ele motivará delícias reais.” É o pão vivo que desceu do céu e se fez homem;
Deut 33:24-25 - A bênção de Moisés “De Aser disse: Bendito seja Aser entre os filhos de Jacó, agrade a seus irmãos, e banhe de azeito o seu pé. Sejam de ferro e de bronze os seus ferrolhos, e como os teus dias durará a tua paz.” Agrade a seus irmãos - na sua morte nos trouxe alegria. Aser quer dizer felicidade - é a felicidade do servo, da igreja fiel. Banhar de azeito - derramar do Seu Espírito Santo. Ferro e bronze - Juízos e justiça dO Senhor. Como os teus dias durará a tua paz - Eu vos dou a paz... eterna.

h] Dã significa Justiça, Deus me julgou (Gen 30:6) Mas por causa do Sangue de Jesus, no dia do juízo alcançaremos misericórdia, e nos fará entrar as Sua habitação, na casa dO Pai.
Gen 49:16 e 18 - A bênção de Jacó sobre Dã “Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel. A tua habitação espero, ó Senhor!”.

i] Então leremos o livro observando o Filho de Deus que se fez homem, para pagar o preço do pecado no lugar do homem.

Observações:

1.Na passagem dos pastores, não é narrado como em Mateus o encontro deles com Herodes;
2.Os gregos tinham muitos deuses. Se Jesus fosse apresentado como Deus, para eles seria apenas mais um entre tantos outros. Mas ao apresenta-lo como homem, mas um homem diferente, especial, superior, cheio do Espírito Santo, era de despertar-lhes a curiosidade e atençã
3.Os gregos também buscavam a perfeição, buscavam o conhecimento, por isso Lucas escreve aos excelentes (ou aos que querem ser perfeitos).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOCÊ ESPECIAL

GOOGLE +