sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Pensamentos... quando não estou pensando.

Rubem Alves, filósofo e professor na Unicamp, escreveu um livro com o titulo para lá de exótico: “Pensamentos que Penso Quando Não Estou Pensando”, com suas tiradas geniais, o autor comentou em entrevista sobre o título do livro: “Parece um título doido’'. Sem dúvida, pelo menos instigante é.

Alves explica suas reflexões: “Há os pensamentos diurnos, aqueles que a gente pensa porque tem de pensar. Incluem obrigações, raciocínios matemáticos, históricos, conjunturais. Análise das circunstâncias em que estamos mergulhados no dia-a-dia, esforços variados para compreender os outros e suas atitudes. Mas, felizmente, há também aqueles pensamentos que surgem do nada. Em geral, além de imprevistos, eles são divertidos, frutos de uma observação de um outro Eu que vive escondido dentro de nós. São imagens que nos levam por caminhos nunca dantes trilhados, que tangenciam nossa atenção desperta”.

Resultado de imagem para Pensamentos... quando não estou pensando.Na verdade, muitas ideias criativas, surgiram quando as pessoas se “desligaram” da obrigatoriedade de pensar.

Segundo a lenda, A lei da gravitação universal foi formulada pelo físico Isaac Newton quando uma maçã caiu sobre sua cabeça e, por observar que a maçã caiu por algum motivo, concluiu que alguém a estaria “puxando” e este alguém seria a terra. Mas ele foi mais além e sugeriu que os corpos se atraem, ou seja, não é somente a Terra que atrai todos os corpos do universo, mas todos os corpos do universo que possui massa atraem outros corpos que também possuem massa.

Muitos negócios bem-sucedidos surgem por causa de uma boa ideia. Algumas parecem tão simples que nos perguntamos por que ninguém havia pensado antes sobre isto, outras são tão revolucionárias que fica difícil imaginar como uma pessoa tenha pensado sobre o tema e o processo. Seja como for, fica sempre a pergunta sobre a origem de tais inspirações.

Casos de sucesso tem sido estudados e debatidos, e muitos empreendedores têm escrito suas próprias histórias, afirmando que ainspiração pode vir de qualquer lugar — situações do dia a dia, paixões e do próprio subconsciente. E que é preciso estar atento ao que acontece ao redor.

o jornal The Wall Street Journal foi atrás de especialistas para ouvir o que eles tinham a dizer, e eis algumas de suas observações:

Primeiro, “Preste atenção ao que está te incomodando”- “Ideias para startups muitas vezes surgem a partir de um simples problema que precisa ser resolvido. E elas não costumam vir apenas quando você está sentado tomando um cafezinho e contemplando a vida. (David Cohen)

A segunda dica é “Você nunca está velho demais” (Vivek Wadhwa) — “o empresário típico da área de tecnologia é um profissional de meia-idade... a idade média de um empreendedor de sucesso em indústrias de alto crescimento é de 40 anos”.

Em terceiro lugar, “Esteja presente e viva a vida” - (Angela Bento,) —“É fácil perder uma parte potencial de ideias inovadoras quando estas estão bem debaixo do seu nariz se você não estiver presente”.

Em quarto lugar, Deixe seu subconsciente fazer o trabalho (Ben Baldwin) — “Quando a mente está ocupada com uma tarefa monótona, pode estimular o subconsciente a ter um 'click'. O subconsciente trabalha em segundo plano e afeta silenciosamente o resultado de muitos outros pensamentos”.

Quinto, Pense em coisas e lugares estranhos (Victor W. Hwang) — “Caminhe em lugares estranhos: faça caminhadas em bairros escondidos dos subúrbios, Quando você está andando sem propósito, vê as coisas com outros olhos, de maneira nova, porque tem o luxo de estar ali, atento a detalhes diferentes”.

Sexto, Ouça aqueles que sabem das coisas (Dave Lavinsky) — “Os empresários podem ter grandes ideias simplesmente ouvindo outras pessoas”.

Diante disto considere que, se você está num momento pouco produtivo da vida, não se assuste: a ausência de um pensar sistemático e rotineiro, pode abrir espaço para aqueles pensamentos que surgem do nada, e que além de imprevistos, são divertidos e em muitos casos, extremamente produtivos e revolucionários.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOCÊ ESPECIAL

GOOGLE +