Lição 12 – O Juízo Final - 2

CAPÍTULO 20  Livro do Apocalipse de John Wesley

2. E ele prendeu o dragão – Com quem, indubitavelmente, seus anjos eram agora lançados no abismo sem fim, assim como finalmente "no fogo eterno". (Mateus 25:41) "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos".

E o amarrou por mil anos – Que esses mil anos não precedem, ou correm paralelos com os tempos da besta, mas seguem totalmente com ela, pode manifestadamente aparecer:

1º. Das séries de todo o livro, representando uma série contínua de eventos.

2º. Das circunstâncias que precedem. A mulher dar a luz é seguido pelo atirar o dragão do céu para a terra. Com isto, está relacionada a terceira calamidade, por meio da qual, o dragão, através da besta, e com ela, enfurece-se horrivelmente. Da conclusão da terceira calamidade, a besta é derrotada e lançada no "lago de fogo". Ao mesmo tempo, o outro grande inimigo, o dragão, deverá ser amarrado e encarcerado.

3º.  Esses mil anos trazem uma nova, completa e duradoura imunidade de todos os males exteriores e interiores, cujos autores estão agora removidos, e há uma afluência de todas as bênçãos. Mas, tal tempo, a igreja ainda não viu. Portanto, ainda está para acontecer.

4º. Esses mil anos são seguidos pelos últimos tempos do mundo; com o deixar satanás solto; que se junta com Gogue e Magogue, e com o arremessar a besta e o falso profeta no "lago de fogo". Agora, o acusar de satanás os santos no céu, sua ira sobre a terra, seu aprisionamento no abismo, seu seduzir Gogue e Magogue, e ser lançado no lago de fogo, evidentemente sucedem um ao outro.

5º. O que ocorre de (capítulo 20:11) "E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles"; manifestadamente segue as coisas relatadas no capítulo dezenove. Os mil anos vêm neste intervalo; uma vez que, se eles já passaram, nem o começo, nem o fim deles cairiam dentro deste período. Em pouco tempo, esses que afirmam que eles estão agora à mão parecerão ter falado a verdade. Entretanto, que todo homem considere que tipo de felicidade ele espera nisto. O perigo não se situa em manter que os mil anos já estão para vir; mas no interpretá-los, quer já passado, ou vindouro, em um sentido grosseiro e carnal. A doutrina do Filho de Deus é um mistério. Assim é sua cruz; e, assim é sua glória. Em todos esses, eles é um sinal do que é falado contra. Felizes aqueles que acreditam e o reconhecem em tudo!

3. E coloca um selo nele – Até onde estas expressões devem ser levadas literalmente; até onde figurativamente apenas, quem pode dizer? Para que ele não possa mais enganar as nações – Um benefício apenas é expresso aqui, como resultado do confinamento de satanás. Mas quantas e grandes bênçãos estão inseridas! Porque o grande inimigo sendo removido, o reino de Deus prossegue seu ininterrupto curso em meio às nações; e o grande mistério de Deus, há tanto previsto, é, por fim, cumprido; ou seja, quando a besta é destruída e satanás amarrado. Este cumprimento aproxima mais e mais, e contém coisas da mais extrema importância, o conhecimento do que torna cada dia mais distinto e fácil. Neste meio tempo, é altamente necessário guardar-se contra a presente ira e subterfúgio do diabo. Rapidamente, ele será amarrando: quando ele é solto novamente, os mártires viverão e reinarão com Cristo. Então, segue-se sua vinda na glória, e novo céu, nova terra, e nova Jerusalém. O abismo sem fim é propriamente a prisão do diabo; mais tarde, ele é lançado no lago de fogo. Ele não mais poderá enganar as nações, até que os "mil anos", mencionados antes (capítulo 20:2) "Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos"; seja cumprido.
Então, ele deverá ser solto – Assim, a sabedoria misteriosa de Deus permite.
Por um curto tempo – Pequeno comparativamente: embora no todo, ele não possa ser muito curto, devido às coisas a serem realizadas nele (capítulo 20:8, 9) "E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou"; deva levar um espaço considerável. Nós devemos brevemente esperar, uma após a outra, as calamidades ocasionadas pela segunda besta, a colheita e a vindima, o derramar dos frascos, o julgamento da Babilônia, a última ira da besta e sua destruição, o aprisionamento de satanás. Quão grandes coisas essas! E quão curto tempo! O que é necessário para nós? Sabedoria, paciência, fidelidade, vigilância. Não é tempo de deliberando sobre nossos sedimentos. Esta não é, se for corretamente entendida, uma mensagem aceitável para o sábio, o poderoso, o honrado deste mundo. Ainda assim, isto que é para ser feito, deverá ser feito: não existe deliberação contra o Senhor.
4. E eu vi tronos – Tais como são prometidos aos apóstolos (Mateus 19:28) "E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel". (Lucas 22:30) "Para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel".

E eles – Ou seja, os santos, a quem João viu, ao mesmo tempo (Daniel 7:22) "Até que veio o ancião de dias, e fez justiça aos santos do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santos possuíram o reino."; sentou-se junto a eles: e foi dado julgamento a eles. (I Coríntios 6:2) "Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?". Quem esses são, e quantos, não é dito. Mas eles são distinguidos das almas, ou pessoas, mencionadas imediatamente depois; e dos santos que já ressuscitaram.
E eu vi as almas daqueles que tinham sido decapitados – Com um machado: assim a palavra original significa. Um tipo de morte, que foi especialmente imposta em Roma, é mencionado para todos.
Por causa do testemunho de Jesus, e por causa da palavra de Deus – Os mártires foram, algumas vezes, mortos por causa da palavra de Deus, em geral; algumas vezes, especialmente, por causa do testemunho de Jesus: alguns, enquanto eles se recusaram a adorar ídolos; outros, enquanto eles confessaram o nome de Cristo.
E aqueles que não adoraram a besta selvagem, nem sua imagem – Esses parecem ser uma companhia distinta desses que apareceram (capítulo 15:2) "E vi um como mar de vidro misturado com fogo; e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus". Esses não tinham conquistado, provavelmente, em tais disputas como estas. Antes que o número da besta fosse expirado, as pessoas foram compelidas a adorarem-no, através da mais terrível violência. Mas, quando a besta "não estava", eles foram apenas seduzidos, nela, através da destreza dos falsos profetas.
E eles viveram – Suas almas e corpos sendo re-unidos.
E reinaram com Cristo – Não sobre a terra, mas no céu. O "reino sobre a terra" é completamente diferente (capítulo 11:15) "E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre".
Mil anos – Deve ser observado, que dois distintos mil anos são mencionados, através de toda esta passagem. Cada um é mencionado três vezes: o mil anos, em que satanás é amarrado (capítulo 20:2; 3:7) "Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos". "E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre"; o mil, em que os santos deverão reinar: (capítulo 20:4-6) " E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos". O primeiro fim, antes do fim do mundo; o ultimo alcança a ressurreição geral. De maneira que o começo e o fim do primeiro mil antes é antes do começo e o fim do último. Portanto, como no segundo verso (capítulo 20:2) "Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos",- a primeira menção do primeiro; assim no quarto verso (capítulo 20:4) "E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos"; à primeira menção do último, é apenas dito, mil anos, em outros lugares, "os mil anos", (capítulo 20:3,5,7) "E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. (...)Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. (…) E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão"; ou seja, o mil mencionado antes. Durante o primeiro, as promessas concernentes ao estado florescente da igreja, (capítulo 10:7) "Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos"; deverá ser cumprido; durante o último, enquanto os santos reinam com Cristo no céu, homens e terra estarão despreocupados e seguros.
5. O restante dos mortos reviveram, não até o mil anos - Mencionado no versículo 4 " E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos".
Terminarem – Os mil anos, durante os quais satanás é amarrado, ambos no começo e no final muito mais cedo. O pequeno tempo, e o segundo mil anos, começam ao mesmo tempo, imediatamente depois do primeiro mil anos. Mas nem o começo do primeiro, nem do segundo mil serão conhecidos para os homens sobre a terra, já que tanto o aprisionamento de satanás quanto sua soltura são realizadas no mundo invisível. Observando esses dois mil anos distintos, muitas dificuldades são evitadas. Existe oportunidade suficiente para o cumprimento de todas as profecias, e aqueles que antes pareceram entrar em conflito são reconciliados; especialmente aqueles que falam, por um lado, de um estado mais florescente da igreja, como já para vir; e, por outro, da fatal segurança de homens nos últimos dias do mundo. 
6. Eles serão os sacerdotes de Deus e de Cristo – Portanto, Cristo é Deus.
E reinarão com ele – Com Cristo, mil anos.
7. E, quando o primeiro dos mil anos for cumprido, satanás será solto de sua prisão – E, ao mesmo tempo, a primeira ressurreição começa. Existe uma grande semelhança entre esta passagem e (capítulo 12:12) "Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo". No lançar fora o dragão, houve alegria no céu, mas calamidade sobre a terra: de maneira quando da soltura de satanás, os santos começam a reinar com Cristo; mas as nações sobre a terra são enganadas.  
8. E seguirá em frente, para enganar as nações nos quatro cantos da terra – (ou seja, em toda a terra) – o mais diligentemente, como tem sido por tanto tempo impedido, e sabe que ele tem pouco tempo.
Gogue e Magogue – Magogue, o filho de Jafé, é o pai de inumeráveis nações do ocidente em direção ao oriente. O príncipe dessas nações, das quais a parte maior daquele exército consistirá, é denominada Gogue, por Ezequiel também "Filho do homem, dirige o teu rosto contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque, e Tubal, e profetiza contra ele".Ambos gogue e Magogue significam ao alto, ou o erguer-se, um nome bem adequado tanto para o príncipe quanto o povo. Quando este líder aterrador de muitas nações aparecer, então, seu próprio nome será conhecido.
Para reuni-los – Ambos, Gogue e seus exércitos. De Gogue, pouco mais é dito, como estando logo misturado com o restante na carnificina comum. Apocalipse fala disto o mais brevemente, porque tem sido tão especialmente descrito por Ezequiel.
Cujo número é como a areia do mar – Imensamente numeroso: uma expressão proverbial.
9. E subiram sobre a largura da terra, ou região – Preenchendo toda a largura dela.
E circundaram o campo dos santos – Talvez, a igreja pagã, habitando em volta de Jerusalém.
E a cidade amada - Assim denominada igualmente (Eclesiastes 24:11 - Apócrifo) "E através do meu poder, eu tenho colocado sob meus pés os corações de todos os grandes e pequenos: em todos esses, eu busco descanso; e habitarei na herança do Senhor".
10. E eles – Todos esses.
Serão atormentados dia e noite – Ou seja, sem qualquer intermissão. Estritamente falando, existe apenas noite lá: não existe dia, nem sol, nem esperança!
11. E eu vi – Uma representação daquele grande dia do Senhor.
Um grande trono branco – Quão grande, quem pode dizer? Branco com a glória de Deus, dele que se senta sobre ele – Jesus Cristo. O apóstolo não tenta descrevê-lo aqui; apenas acrescenta aquela circunstância, acima de toda descrição. De cuja face, terra e céu fugirão – Provavelmente ambos o céu imaginário e o estrelado; que "passarão com um grande barulho". E não haveria lugar para eles – Mas eles foram totalmente dissolvidos, os mesmos "elementos derretidos, com fogo fervente". Não é dito, eles foram atirados em grandes comoções, mas eles fugiram inteiramente; não, eles partiram de suas fundações, mas "caíram em dissolução"; não, eles se removeram para um lugar distante, mas não foi encontrado lugar para eles; eles cessarão de existir. E tudo isto, não, a um comando estrito do Senhor Jesus, não na sua presença terrível, ou diante de sua indignação veemente; mas à mera presença de sua Majestade, sentando-se com dignidade severa, mas adorável, sobre seu trono.
12. E eu vi o morto, grande e pequeno – De toda as épocas e condição. Isto inclui, também, aqueles que sofreram uma mudança equivalente à morte (I Coríntios 15:51) "Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados".

E os livros – Juizes humanos têm seus livros escritos com pena e tinta: quão diferente é a natureza desses livros! Foram abertos – Ó quantas coisas escondidas virão para a luz; e quantas terão uma aparência completamente outra do que tinham antes, aos olhos dos homens! Com o livro da Onisciência de Deus, aquela da consciência, então, exatamente elevada. O livro da lei natural, assim como da revelada, será, então, também disposto. Não é dito: Os livros serão lidos: a luz daquele dia os tornará visíveis a todos. Então, especialmente, cada homem conhecerá a si mesmo, e isto com a derradeira exatidão. Este será a primeira, completa e imparcial história universal.   
E um outro livro – Em que são inscritos, todos que são aceitos através do Amado; todos que viveram e morreram na fé e que é operada pelo amor.
O que é o livro da vida foi aberto – Que tipo de expectativa haverá, então, com respeito à questão do todo! (Malaquias 3:16 etc.) "Então aqueles que temeram ao SENHOR falaram freqüentemente um ao outro; e o Senhor atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o Senhor, e para os que se lembraram do seu nome".
13. Morte e hades desistiram do morto que havia neles – A morte desistiu de todos os corpos de homens; e o hades, o receptáculo das almas separadas, desistiu, para ser re-unido aos corpos deles. 
14. E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo – Ou seja, foram abolidos para sempre; porque nem o reto, nem o pecaminoso deveriam morrer mais: suas almas e corpos não mais estariam separados. Conseqüentemente, nem a morte, nem o hades teriam mais existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.

Marcadores

1º TRIMESTRE 2012 1º TRIMESTRE 2013 1º TRIMESTRE 2014 1º TRIMESTRE 2015 1º TRIMESTRE 2016 1º TRIMESTRE 2018 2º TRIMESTRE 2012 2º TRIMESTRE 2013 2º TRIMESTRE 2014 2º TRIMESTRE 2015 2º TRIMESTRE 2016 3º TRIMESTRE 2012 3º TRIMESTRE 2013 3º TRIMESTRE 2014 3º TRIMESTRE 2015 3º TRIMESTRE 2016 3º TRIMESTRE 2023 4º TRIMESTRE 2008 4º TRIMESTRE 2011 4º TRIMESTRE 2012 4º TRIMESTRE 2013 4º TRIMESTRE 2014 4º TRIMESTRE 2015 4º TRIMESTRE 2016 4º TRIMESTRE 2018 4º TRIMESTRE 2023 ABEL ADORAÇÃO ADULTÉRIO ADULTOS AÉCIO NEVES AGENDA AGIOTAGEM ALEGRIA ALEXANDRE COELHO AMIGOS AMIZADE AMY WINEHOUSE ANCIÃO ANO NOVO ANTÔNIO GILBERTO APOLOGÉTICA APOSTOLO ARROGÂNCIA ATIVISMO ATOR AUGUSTUS NICODEMUS LOPES BABILÔNIA BIBLIOLOGIA BISPO BOLSONARO BRASIL C. H. BROWN CAIM CALVÁRIO CASAMENTO CHARLES HADDON SPURGEON CHARLES R. SWINDOLL CIRO SANCHES ZIBORDI CLAUDIONOR DE ANDRADE CÓDIGO DA VINCI COMENTÁRIOS COPA DO MUNDO CORDEIRO CORRUPÇÃO CPAD CRIANÇAS CRIME CRISTO CRITICAS CUBA DANIEL DENZEL WASHINGTON DEPUTADOS DESIGREJADOS DEVOCIONAIS DIÁCONO DILMA ROUSSEFF DINHEIRO DIVÓRCIO DONS ESPIRITUAIS DOUGLAS BATISTA DOUTOR EBD ECLESIASTES EDUCAÇÃO ELIAS ELIENAI CABRAL ELIEZER DE LIRA E SILVA ELIEZER RODRIGUES ELINALDO RENOVATO ENTREVISTA ENVELHECER EPÍSTOLA DE TIAGO EPÍSTOLAS ESCATOLOGIA ESCOLA DOMINICAL ESEQUIAS SOARES ESTUDOS EUNÁPOLIS EVANGELHOS EVENTOS ÊXODO EXPOSITIVO F FÁBULAS FAMÍLIA FARSA FÉ E OBRAS FEMINISMO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO FESTA FILHOS FILIPENSES FILMES FORNICAÇÃO FOTOS GENESIS GEREMIAS DO COUTO GLOBO GOMORRA GRATIDÃO HERESIAS HERNANDES DIAS LOPES HERRY POTTER HOMILÉTICA HOMOSSEXUALIDADE HUMILDADE ILUSTRAÇÕES ÍMPIOS INCLUSÃO INFRAESTRUTURA INIMIGOS INIMIZADE INVESTIGAÇÃO ISRAEL JAIR JEAN WYLLYS JEJUM JOHN ANKERBERG JOHN WELDON JORDÃO JOSÉ GONÇALVES JOVENS JUSTOS LARRY WILSON LAVA JATO LEIS LIBERALISMO LIÇÕES BÍBLICAS LIDERANÇA LÍNGUA LITICA LUCAS LUIS INÍCIO LULA DA SILVA MAGNO MALTA. MANDAMENTOS MAR VERMELHO MARCHA PARA JESUS MARCHISMO MARCO FELICIANO MARCOS MARIA MARINA SILVA MARIO SALES MARK BROWN MARTA MARTINHO LUTERO MENSAGENS MESTRE MOISÉS MULHER MUSICA MYLES MUNROE NAMORO NAMOROj NATAL NELSON NED NETO GUERRIERI NORBERT LIERTH NOTÍCIAS NOVELAS OBREIROS ÓDIO OPERAÇÃO ORAÇÃO OS DEZ MANDAMENTOS OSTENTAÇÃO PARÁBOLA PASCOA PASTORAIS PERDÃO PETROBRAS PETROLÃO PILATOS POLICIA POLITICA PORNOGRAFIA PREFEITOS PREGADORES PRESBÍTERO PRESIDENTE PROFETAS PROSPERIDADE PROTESTO PROVAÇÕES PROVÉRBIOS REFLEXÕES REFORMA REINALDO AZEVEDO RELIGIÃO RENATO BROMOCHENKEL REYNALDO ODILO ROMANOS SABEDORIA SACERDOTES SALMOS SALVAÇÃO SAMUEL F.M. COSTA SAMUEL VIEIRA SANTIFICAÇÃO SEGURANÇA SELEÇÃO BRASILEIRA SENADOR SÉRIES SERMÃO DO MONTE SERMÕES SEXO SEXUALIDADE SILAS DANIEL SILAS MALAFAIA SILAS QUEIROZ SODOMA TEMOR TEMPERAMENTOS TENTAÇÃO TEOLOGIA TESTEMUNHO TRABALHO VEREADOR VIDA CRISTÃ VIDEOS VINDA DE CRISTO VIOLÊNCIA WANER GABY WARREN WIERSBE WILLIAM MACDONALD XUXA