Uma Religião Sem Respostas...

Texto Bíblico: Marcos 2.1-28 - Estudos apontam que a maior parte das pessoas, procura uma religião no afã de encontrar respostas aos porquês da sua vida. Porque as coisas são do jeito que são ? Porque estou aqui ? Porque fui criado ? Porque nasci ? Porque tais situações me acometem na caminhada ? Porque não sou bem sucedido no que faço ? Porque meu casamento não vai bem ? Porque... Porque... 

Todavia, queridos, é bem sabido que há uma infinidade de pessoas que estão desacreditadas com a religião devido à incapacidade de a mesma prover respostas concretas e verdadeiras às suas inquietações. Não são poucas as pessoas que frustradas, iludidas e enganadas em nome da fé caem no ceticismo, no criticismo e na indiferença. Há um exército de pessoas assim por todo canto. 

Mas deixe-me fazer uma consideração clara neste momento: Religião não traz respostas! Religião nunca trouxe e jamais trará alguma resposta satisfatória a crise do ser. Religião traz leis, religião celebra ritos e deveres que visam anestesiar as questões latentes da alma – jamais responder. 

Narração: 
Em Marcos 2 temos exatamente esta caracterização. O capítulo todo é tomado de um confronto entre Jesus e os religiosos de seus dias. Tais religiosos são denunciados como sendo: sacerdotes (por inferência de ação), escribas e fariseus. Grupos que se assenhorearam da religião e que a manipulavam para propósitos que jamais foram os estabelecidos por Deus. 

Neste capítulo, é inegável que Jesus, após ter iniciado seu ministério terreal, se levanta contra o sistema religioso estabelecido e distorcido em nome de Deus. Ou seja, Jesus vem em nome de Deus para confrontar aquilo que os homens criaram em nome de Deus. Neste sentido, não são os discursos de Jesus que confrontam, mas suas ações... Assim, o comentarista Euclides Balancini declara: “A prática é que incomoda!” 

No capítulo 2 do Evangelho de Marcos, em meio as mais diversas ações de Jesus, em variados lugares, o que se revela é a perplexidade da religião em não conseguir responder as questões da vida. Dos religiosos surgem 4 perguntas, 4 indagações das coisas mais básicas da fé, revelando que religião não tem respostas; a relação com Cristo, sim. Não somos chamados em Cristo para uma nova religião – somos chamados Nele para um novo caminho! As quatro indagações, os quatro porquês de Marcos 2, emergem dos religiosos; e são: 
- 2.7: Porque fala ele deste modo ? Isso é blasfêmia! 
- 2.16: Porque come ele com pecadores ? Isso é impureza! 
- 2.18: Porque jejuam os fariseus e os teus discípulos não ? Isso é falta de santidade! 
- 2.24: Porque fazem o que não é lícito aos sábados ? Isso é pecado! 

Infelizmente, a estratificação histórica da Igreja, substituiu a comunidade de Cristo. Esta comunidade despojada, não institucionalizada, questionadora das estruturas de dominação da história, celebradora da vida em graça – passou a ser representada por sistemas, autarquias, presidentes, organizações complexas e improdutivas, comissões de omissos discursivos... a Igreja reproduz em muitos lugares hoje, o papel dos religiosos dos dias de Jesus: Não são fonte de respostas, são agentes promotores de mentira, engano e frustração! 

Vejamos o Texto: 
1ª. Cena: Marcos 2.1-12 – A Cura do Paralítico em Cafarnaum 
O texto inicia revelando que em casa, Jesus ladeado de pessoas, ensina a Palavra (v.1-2), sob o olhar suspeito e inquiridor dos escribas (v.6). O lugar até então, do ensino da Palavra, da leitura da lei, era a Sinagoga. Isso representava a quebra de um paradigma, de uma estrutura já instalada. 

Neste ínterim, é levado à casa de Jesus, um homem paralítico, conduzido por quatro pessoas. Estes impossibilitados de o conduzirem à presença do Mestre, ousadamente, descobrem parte do eirado do teto e fazem descer na maca o amigo. Tal ação revelou-lhes diante de Jesus, a fé (v.5) que os movia. Todavia, antes de curar o paralítico, Jesus perdoa-lhe os pecados (v.5). Tal gesto suscitou indignação nos religiosos, pois viam na ação dos sacerdotes da religião judaica, o ofício da remissão dos pecados. O sacerdote era figura instituída para levar o sacrifício no templo, para realizar o sacrifício, para aspergir o sangue do animal vitimado sobre o ofertante e assim declará-lo penitenciado. O pecado precisaria ser penitenciado, e para isso, toda uma estrutura de ganho econômico estava estabelecida. Compra de animais, ingresso ao templo, cambistas, peregrinações, etc... muitos lucravam com o sistema de penitencia de pecado. Jesus interpõe-se a esta estrutura corrompida. Jesus declara perdão sem o sacrifício animal, executado no templo por mãos de um sacerdote. Ele era o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1.29), ele é o sumo-sacerodote que não tem a linhagem de Arão, mas de Melquisedeque (Hebreus 5.5-6). Ele declara o perdão pela graça, sem penitência de ação humana. 

Diante deste quadro, manifesta-se a primeira indagação da religião: Por que fala ele deste modo ? Isto é blasfêmia! (v.7). 

O que de fato era blasfêmia ? Perdoar em nome de Deus o pecado, ainda mais na condição de Messias negligenciado por eles, ou tornar a penitência do mesmo um excelente negócio para obtenção de lucros a partir da religião ? O que de fato é blasfêmia, agraciar um homem sofrido ou explorar sua condição em nome da fé ? Não seria blasfêmia a venda de animais (associados aos sacerdotes) no templo para os sacrifícios de penitência ? Não seria blasfêmia a rejeição que os sacerdotes faziam do animal trazido de casa, para obrigar o ofertante realizar gastos que lhe proporcionariam lucros em Jerusalém ? 

A religião estratificada faz do sistema seu deus. Contradizê-lo é uma blasfêmia. Opor-se a ele é correr o risco de vida. A religião não traz respostas a angustia humana, pois ela pensa o sistema. Ela se nutre dele e por isso servir a Deus significa, servir ao sistema, mesmo que isso seja injusto, corrupto, anti-ético e explorador. 

Jesus responde a indagação da religião oferecendo aos seus intérpretes, a possibilidade de uma ação de amor: “o que é mais fácil: Perdoar pecados ou curar um paralítico ?” Para a religião representada pelos escribas, os dois fatos eram impossíveis – só Deus poderia realizá-los. Então, Jesus se revela Deus: “Para que saibais que o Filho do Homem pode perdoar pecados, disse ao paralítico: toma teu leito e anda” (v.10-11). 

A religião especula, não fornece respostas e omiti-se diante da necessidade de ação. O relacionamento com Deus, em Cristo questiona a instituição em nome de Deus que massacra o homem, manifesta graça ao coração sofrido, e habilita o homem a retomar sua caminhada! O resultado da religião é indignação e amargura; o resultado do relacionamento com Cristo é graça e louvor a Deus! 

2ª. Cena: Marcos 2.13-17 – O Chamamento e a Festa dos Pecadores 
O segundo texto inicia com uma caminhada de Jesus junto ao Mar da Galiléia. Novamente, ele faz deste espaço o local do ensino da Palavra, na contra-mão daquilo que a religião extra-oficialmente estabelecera – a sinagoga (v.13). 

Ao retornar a cidade, Jesus passa por uma coletoria de impostos. Ora, a classe dos coletores de impostos era uma classe mal afamada. Tais agentes alfandegários eram conhecidos por suas extorsões econômicas (não muito diferente daquele que os sacerdotes realizavam em Jerusalém). Usavam de seus postos para alcançarem lucro, cobrando o que era além do devido nas taxas. Assim, tais coletores enriqueceram, faziam fortuna. Este é o caso citado no Evangelho de Lucas, de um coletor de impostos chamado Zaqueu. 

Jesus passa pela coletoria e ali estava Levi envolvido com o trabalho. Contas, cálculos, projeções etc. Jesus o chama para que este o seguisse. Levi larga tudo para seguir a Jesus e em seguida oferece um banquete ao Mestre e seus discípulos. O comentarista Adolf Pohl informa que esta expressão: “Jesus e seus discípulos” (v.15) é usada pela primeira vez no Evangelho como clara informação do surgimento da comunidade de Cristo – que tornar-se-ia a igreja. 

Jesus está à mesa. O banquete é uma grande festa, pois o termo: “achando-se Jesus à mesa”, literalmente significa “deitado”. Os banquetes forneciam almofadas e poltronas para que os convidados ficassem confortáveis durante a celebração. Comendo e bebendo com os pecadores (alusão a classe de publicanos), Jesus suscita outra indagação da religião: 

“Os escribas e fariseus, vendo-o comer na companhia dos pecadores, indagaram: Por que come (e bebe) ele com os publicanos e pecadores?” (v.16) 

A pergunta tinha sentido religioso e cerimonial. Um judeu não fazia refeição com estranhos e nem participava de banquetes para não incorrer, na ingestão de alimentos, a impureza religiosa ou cerimonial. Para a religião instalada, a pureza vinha do afastamento, da rejeição, da segregação de pessoas e coisas. Não toque nisso, não coma aquilo. 

Pela segunda vez no Evangelho, Jesus age na conta-mão da pureza institucional estabelecida: primeiro ele tocou o leproso (1.40-42), depois sentou com publicanos a comer e beber. A religião celebra a pureza na segregação; o relacionamento com Cristo, na aproximação. A religião celebra a pureza em ritos exteriores, do que vem de fora para dentro – como comida e bebida; o relacionamento com Cristo celebra a pureza pelo que sai do interior do homem, do que advém do coração (Mateus 15.16-20). A religião entende a pureza como situação circunstancial; a fé em Cristo vê a pureza como condição na qual somos inseridos pela graça de Deus, apesar de nunca deixarmos de sermos pecadores. Não são as circunstâncias da vida, ou o que fazemos e deixamos de fazer; mas quem somos em Cristo. 

A religião promove o ditado: “Diga-me com quem tu andas, que eu te direi quem tu és”, numa clara acusação de que Jesus não passava de um embusteiro pois assentava-se à roda dos escarnecedores (alusão aos publicanos). A fé em Cristo responde que o médico anda com doentes, mas ele mesmo, não é doente; antes, é um agente de promoção de saúde e restauração! “Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes”. A religião promovia uma falsa percepção que pela segregação cerimonial as pessoas deixavam de ser o que de fato são: pecadores! Na comunidade de Cristo não há lugar para aqueles que não se confessam pecadores. São os pecadores que recebem a atenção do médico e o favor de Deus. Não os religiosos! 

O resultado da cena novamente é distinto: enquanto a graça promove a festa e alegria entre pecadores; a pseudo-santidade gera nos religiosos revolta e dureza de coração. 

3ª. Cena: Marcos 2.18-22 – A Questão do Jejum 
Nesta terceira cena o espaço geográfico não é identificado. Pode-se estar ainda na casa de Levi, em meio ao banquete (o que é mais provável), pode-se estar em outro lugar, logo após a saída do banquete. 

Mas o tema apresentado faz contra-posição a festança na casa de Levi. Se ali havia comida e bebida, a indagação era pelo jejum e abstinência. Daí a indagação da religião: 

“Porque motivo jejuam os discípulos de João e dos fariseus, mas os teus discípulos não ?” (v.18). 

A questão cerimonial do jejum, requeria do judeu que ao menos uma vez ao ano este jejuasse. O fariseu jejuava três vezes na semana. Os discípulos de João são envolvidos na questão, pois também eram de comportamento asceta. O jejum representava piedade e santidade. Lembrava a Daniel e seus amigos no reino da Babilônia, tempos de visitação de Deus no Antigo Testamento. Mas acima o propósito do jejum, era a evidência do quebrantamento interno do homem. Uma evidência externa de algo interno intenso e quebrantador. O jejum revelava humilhação, pano de saco e cinza eram acompanhados deste tempo. Mas para a religião estabelecida nos dias de Jesus, o jejum era glória, condição de orgulho e vanglória espiritual. 

Ora, Jesus no sermão da montanha não desfaz do jejum. Quando aborda no sermão da montanha a temática da espiritualidade, Jesus usa três elementos para caracterizá-la: esmola (misericórdia ao próximo), oração (dependência de Deus) e Jejum (disciplina interior). Três frentes que a espiritualidade cristã deve trabalhar. O jejum está presente. Mas Jesus recomenda que o jejum não seja outdoor de piedade. Não serve para promover o mais santo em detrimento do menos santo como o faziam os hipócritas (Mateus 6.16-18). Jejum precisa ser expressão de humilhação e não de auto-exaltação! 

Usar de elementos destinados a auto-piedade para promover espiritualidade social é hipocrisia comportamental! A religião adora isso. Move-se em torno desta realidade, estéril e débil. Não são poucos os casos conhecidos de pessoas que apegadas severamente a tais práticas, vivem por esconder nestas fachadas a maldade de seus corações apodrecidos. 

A fé em Cristo rompe com estes paradigmas. Jesus não se ilude com a natureza humana. Jesus declara que mais importante que deixar de comer e beber, era ter relacionamentos fraternos, edificantes e verdadeiros. Isso está em consonância com o que Isaias 58.1-10 declara. Os mesmos que jejuavam, exploravam viúvas, declaravam corbã para ficar com o dinheiro dos familiares, usavam da máquina religiosa para explorar e escravizar pessoas, atando fardos pesados de deveres – que nem eles mesmos conseguiam cumprir. 

Jesus não veio dar uma repaginada na religião institucionalizada. Ele veio apresentar algo completamente novo. Por isso a resposta a indagação da religião diz sobre o noivo: Os convidados do noivo, que são os que o amam, se alegram em sua presença; por isso não jejuam. Também, porque o que Jesus anunciava não se submetia as estruturas arcaicas, falidas e engessantes da religiosidade daqueles dias (nem das de hoje). O Reino de Deus não cabe nos sistemas humanos: ele rompe os odres velhos, ele é remendo novo que desgarça o resto da roupa velha... 

O novo de Deus é que possibilita um mundo melhor. O novo homem criado a imagem de Cristo (Efésios 4.24) se antepõe ao velho homem comprometido com as tradições terreais. O novo coração (Ezequiel 36.26) anunciado pelo profeta, substitui o coração de pedra, insensível, impenetrável que a religião bajula; o novo nascimento (João 3.1-15) subverte a racionalidade religiosa em que nem mesmo os maiorais judeus conseguiam absorver! Destas três realidades: novo nascimento, novo coração, novo homem advém à base da fé cristã - novidade de vida (Romanos 6.4). 

A religião celebra as estruturas velhas, arcaicas e tradicionalistas. A religião institucionalizada devota as manifestações de espiritualidade superficiais, externas e sem conseqüências sérias de mudança de vida. O relacionamento com Cristo celebra o novo de Deus, com Deus e para a glória de Deus! 

4ª. Cena: O Problema do Sábado – Marcos 2.23 a 28 
No capítulo 2 de Marcos, esta é a ultima cena. Jesus deixa as regiões de Cafarnaum e segue por outras paradas. O termo usado “atravessava” (v.23) denota uma viagem mais longa, o que provavelmente contrapunha-se aos 800 metros permitidos de caminhada em um sábado pelos judeus. Além da caminhada, pararam para colher espigas, devido a fome – o que era permitido aos viajantes daquele tempo, mas não no sábado. No sábado não lhes era permitido nem preparar refeição; esta deveria ser preparada no dia anterior. 

Novamente, o texto chama a atenção para o olhar dos religiosos nas ações de Jesus e sua comunidade da discípulos. Diz o texto: 

“advertiram-no os fariseus: Vê! Por que fazem o que não é lícito aos sábados ?” (v. 24). 

O sábado era uma das observâncias mais importantes do judaísmo, pois identificava os judeus e os distinguia dos pagãos (segregação; exclusão). A violação do sábado era motivo até para a pena de morte. Os doutores da Lei enumeravam 39 trabalhos que não podiam ser feitos no sábado, inclusive preparar alimentos para refeição. Os discípulos eram acusados pelos fariseus de: colher, debulhar, prepara e comer. 

A maneira que Jesus responde a indagação da religião é interessante. Vocês citam a lei, vocês se dizem conhecedores dos preceitos divinais – “vocês nunca leram o que fez Davi ?”(1 Samuel 21.2-7). O Messias é filho de Davi. A citação de Davi trazia sério embaraço para a estrutura religiosa daqueles dias. Não podiam recriminar Davi, ungido do Senhor. Adolf Pohl afirma que “de várias maneiras eles se esforçavam por inocentar Davi de uma transgressão da lei, mas Jesus não se mostra constrangido. Davi fizera realmente – como o próprio Jesus – algo que, pela letra da lei, não é lícito”. 

Mas a interpretação religiosa proibitiva servia de instrumento de acusação. Este é o termo da religiosidade institucionalizada. A hermenêutica do reino de Deus resgata a conceituação equivocada que a pressão religiosa estabeleceu: “Toda e qualquer lei, deve estar a serviço do homem e não vice-versa”. Aquilo que nos parecia uma acusação sobre detalhes da lei serve para Jesus negar a concepção religiosa (dos fariseus) sobre uma lei sagrada (o homem feitopara o sábado), para resgatar a verdadeira concepção da lei de Deus (o sábado foi feito para o homem). 

Assim, mais uma vez, Jesus revela a falácia da religião. A hermenêutica da morte, pois quebrar o sábado segundo o costume e tradição – levava a condenação de morte. Assim é que os religiosos se retiram: indignados com a promoção da vida, em comerem no sábado; mas não se importando de planejarem a morte (no mesmo dia de sábado – 3.6). 

Jesus enfatiza com isso que “todo o projeto de Deus é em favor do homem”. Foi assim com Davi, era repetido por Jesus. A celebração da vida é a causa maior do caminho de fé; não o é, todavia, no caminho da religião. Justifica-se a morte para preservar uma maneira míope de enxergar as coisas de Deus. 

Conclusão: 
Quatro indagações que para os religiosos dos dias de Jesus, não possuíam respostas. A religião é sempre assim: mascara a verdade com superficialidades e não satisfaz com respostas precisas a ninguém. Pelo contrário, àqueles que estão à serviço da religião terreal, estão por toda parte, no judaísmo, no cristianismo, no pastorado... aliás, sem qualquer intenção de defender a classe pastoral de hoje, o que mais se vê são pastores a serviço deste tipo de religiosidade. Manipuladores da fé, escravizadores do rebanho, impositores de normas que lhes sejam sempre favoráveis, promotores da morte em nome da vida! 

Muitos templos são verdadeiros quartéis generais desta religião terreal, mesmo que tragam em suas frentes, o nome de Jesus. São pastores e comunidades que estão a ressuscitar a velha religião farisaica, sem resposta a questões da alma e da vida humana. Excludentes, castradores das mais singelas alegrias, comprometidos com a superficialidade e a artificialidade da fé. 

Por isso, não me impressiona a quantidade de gente desiludida com a religião e seus líderes atuais. Acho por mim, até bom. Para que o verdadeiro se manifeste, o falso precisa se revelar como de fato o é – ineficaz, terreal e demoníaco! 

Rev. Carlos Orlandi Jr 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.

Marcadores

1º TRIMESTRE 2012 1º TRIMESTRE 2013 1º TRIMESTRE 2014 1º TRIMESTRE 2015 1º TRIMESTRE 2016 1º TRIMESTRE 2018 2º TRIMESTRE 2012 2º TRIMESTRE 2013 2º TRIMESTRE 2014 2º TRIMESTRE 2015 2º TRIMESTRE 2016 3º TRIMESTRE 2012 3º TRIMESTRE 2013 3º TRIMESTRE 2014 3º TRIMESTRE 2015 3º TRIMESTRE 2016 3º TRIMESTRE 2023 4º TRIMESTRE 2008 4º TRIMESTRE 2011 4º TRIMESTRE 2012 4º TRIMESTRE 2013 4º TRIMESTRE 2014 4º TRIMESTRE 2015 4º TRIMESTRE 2016 4º TRIMESTRE 2018 4º TRIMESTRE 2023 ABEL ADORAÇÃO ADULTÉRIO ADULTOS AÉCIO NEVES AGENDA AGIOTAGEM ALEGRIA ALEXANDRE COELHO AMIGOS AMIZADE AMY WINEHOUSE ANCIÃO ANO NOVO ANTÔNIO GILBERTO APOLOGÉTICA APOSTOLO ARROGÂNCIA ATIVISMO ATOR AUGUSTUS NICODEMUS LOPES BABILÔNIA BIBLIOLOGIA BISPO BOLSONARO BRASIL C. H. BROWN CAIM CALVÁRIO CASAMENTO CHARLES HADDON SPURGEON CHARLES R. SWINDOLL CIRO SANCHES ZIBORDI CLAUDIONOR DE ANDRADE CÓDIGO DA VINCI COMENTÁRIOS COPA DO MUNDO CORDEIRO CORRUPÇÃO CPAD CRIANÇAS CRIME CRISTO CRITICAS CUBA DANIEL DENZEL WASHINGTON DEPUTADOS DESIGREJADOS DEVOCIONAIS DIÁCONO DILMA ROUSSEFF DINHEIRO DIVÓRCIO DONS ESPIRITUAIS DOUGLAS BATISTA DOUTOR EBD ECLESIASTES EDUCAÇÃO ELIAS ELIENAI CABRAL ELIEZER DE LIRA E SILVA ELIEZER RODRIGUES ELINALDO RENOVATO ENTREVISTA ENVELHECER EPÍSTOLA DE TIAGO EPÍSTOLAS ESCATOLOGIA ESCOLA DOMINICAL ESEQUIAS SOARES ESTUDOS EUNÁPOLIS EVANGELHOS EVENTOS ÊXODO EXPOSITIVO F FÁBULAS FAMÍLIA FARSA FÉ E OBRAS FEMINISMO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO FESTA FILHOS FILIPENSES FILMES FORNICAÇÃO FOTOS GENESIS GEREMIAS DO COUTO GLOBO GOMORRA GRATIDÃO HERESIAS HERNANDES DIAS LOPES HERRY POTTER HOMILÉTICA HOMOSSEXUALIDADE HUMILDADE ILUSTRAÇÕES ÍMPIOS INCLUSÃO INFRAESTRUTURA INIMIGOS INIMIZADE INVESTIGAÇÃO ISRAEL JAIR JEAN WYLLYS JEJUM JOHN ANKERBERG JOHN WELDON JORDÃO JOSÉ GONÇALVES JOVENS JUSTOS LARRY WILSON LAVA JATO LEIS LIBERALISMO LIÇÕES BÍBLICAS LIDERANÇA LÍNGUA LITICA LUCAS LUIS INÍCIO LULA DA SILVA MAGNO MALTA. MANDAMENTOS MAR VERMELHO MARCHA PARA JESUS MARCHISMO MARCO FELICIANO MARCOS MARIA MARINA SILVA MARIO SALES MARK BROWN MARTA MARTINHO LUTERO MENSAGENS MESTRE MOISÉS MULHER MUSICA MYLES MUNROE NAMORO NAMOROj NATAL NELSON NED NETO GUERRIERI NORBERT LIERTH NOTÍCIAS NOVELAS OBREIROS ÓDIO OPERAÇÃO ORAÇÃO OS DEZ MANDAMENTOS OSTENTAÇÃO PARÁBOLA PASCOA PASTORAIS PERDÃO PETROBRAS PETROLÃO PILATOS POLICIA POLITICA PORNOGRAFIA PREFEITOS PREGADORES PRESBÍTERO PRESIDENTE PROFETAS PROSPERIDADE PROTESTO PROVAÇÕES PROVÉRBIOS REFLEXÕES REFORMA REINALDO AZEVEDO RELIGIÃO RENATO BROMOCHENKEL REYNALDO ODILO ROMANOS SABEDORIA SACERDOTES SALMOS SALVAÇÃO SAMUEL F.M. COSTA SAMUEL VIEIRA SANTIFICAÇÃO SEGURANÇA SELEÇÃO BRASILEIRA SENADOR SÉRIES SERMÃO DO MONTE SERMÕES SEXO SEXUALIDADE SILAS DANIEL SILAS MALAFAIA SILAS QUEIROZ SODOMA TEMOR TEMPERAMENTOS TENTAÇÃO TEOLOGIA TESTEMUNHO TRABALHO VEREADOR VIDA CRISTÃ VIDEOS VINDA DE CRISTO VIOLÊNCIA WANER GABY WARREN WIERSBE WILLIAM MACDONALD XUXA