Uma Escola do Barulho

Imaginemos a seguinte situação:
É manhã de domingo. No templo, temos aproximadamente 200 irmãos distribuídos em 10 classes, num mesmo ambiente. Todos os professores precisam falar de uma forma que seus alunos lhe escutem. Dentre eles, há os que em nome do “poder de Deus” não controlam a intensidade da voz, pois acham que quanto mais alto falarem, mais espiritualidade demonstrarão ter.

É preciso lembrar também que dentre essas classes, cinco são de crianças e duas de adolescentes, que precisam fazer uso de cânticos e dinâmicas como recursos e métodos pedagógicos. Adicione a tudo isso o fato de que o templo pode estar localizado numa rua ou avenida de intenso movimento de pedestres e veículos. No que tudo isso vai resultar? Barulho!

Por barulho, entendemos todo ruído e som que está acima dos níveis normais de sensibilidade da nossa audição, provocando uma sensação de desconforto. As Escolas Dominicais sofrem os males do barulho, dentre outros motivos, pelo fato da maior parte delas funcionarem dentro do templo, onde as salas de aula são separadas apenas por alguns bancos, a poucos metros de distância umas das outras.

É quase impossível não conhecer alguém que deixou de frequentar ou nunca foi aluno da ED por causa do barulho. Tal situação precisa ser considerada e solucionada. 

Consequências do Barulho na ED

- Evasão escolar. A evasão escolar é uma das grandes vilãs da ED. Conquistamos alunos com certa dificuldade e, ao mesmo tempo, os perdemos com uma facilidade assustadora. Um aluno insatisfeito não apenas apresentará resistência para retornar à ED, como também poderá promover uma imagem negativa da mesma, podendo assim afastar outros. Procure saber em sua igreja, quantos irmãos não frequentam a ED alegando o problema do barulho. Os números vão lhe surpreender.

- Interferência no processo ensino-aprendizagem. No processo ensino-aprendizagem, o fator comunicação (do latim comunicare, participar, dividir alguma coisa com alguém) é imprescindível. Quanto menos ruído entre transmissor e receptor, mais o ensino fluirá com clareza e produtividade.

- Problemas auditivos. Sons e vibrações acima dos níveis previstos pelas normas legais podem causar problemas irreversíveis na audição. A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que o limite suportável para o ouvido humano é de 65 decibéis. Ultrapassada essa medida, a pessoa corre o risco de perder totalmente a audição. A Associação Brasileira de Normas Técnicas limita entre 40 e 50 decibéis o nível de som em ambientes fechados.

- Estresse. O som e os altos ruídos fazem com que o cérebro produza uma quantidade extra de adrenalina, o que faz subir a pressão arterial, gerando desta forma estresse, perturbação, inquietação e desconforto. Esses sintomas consequentemente, acabam cooperando para um estado emocional desfavorável ao ensino-aprendizagem.

Em Busca de Soluções

Dependendo das circunstâncias e da realidade de cada ED, os problemas relacionados ao barulho podem ser resolvidos ou minimizados a curto, médio ou longo prazo. Dentre as medidas que sugerimos, estão:

- Promover um trabalho de conscientização e reeducação dos nossos professores quanto ao cuidado com a intensidade da voz durante a ministração das aulas. Isso nem sempre é fácil, principalmente quando o professor não consegue ter uma visão crítica de si próprio, e de sua prática pedagógica. Cursos de capacitação e formação continuada são ótimas oportunidades para “trabalhar” o professor.

- Procurar organizar as crianças e adolescentes em salas separadas, no prédio anexo ao templo (quando existir), respeitando as condições ambientais necessárias para o ensino, tais como iluminação, ventilação, mobília apropriada, etc. Tal medida requer um entendimento de que se nossas crianças e adolescentes se sentirem bem cuidados, respeitados e valorizados, certamente durante toda a sua vida cristã irão valorizar e promover a ED.

- Fazer parcerias com escolas da rede municipal, estadual, federal ou particulares, usando suas instalações para acomodar a ED. Essa prática já é uma realidade em muitas regiões com resultados bastante satisfatórios, uma vez que possibilita a cada grupo de alunos ter uma sala própria. O difícil aqui é quebrar a tradição das aulas no templo.

- Projetar e construir templos com uma estrutura adequada para o funcionamento da ED, tendo em vista a enorme colaboração e retorno que ela proporciona para o crescimento da igreja, em termos numéricos (evangelização) e em maturidade cristã (educação). Embora isso implique em maiores investimentos, o tempo produzirá os resultados desejados.

- Orar para que o Senhor nosso Deus derrube todas as barreiras espirituais e humanas que tentam impedir o crescimento da ED, dando sabedoria, visão e dinamismo para os que amam esse projeto divino.

Com o entendimento das questões aqui colocadas, e acima de tudo, com a implementação das ações sugeridas, sem dúvida alguma, transformaremos o incômodo e antipedagógico barulho na ED numa doce e suave melodia, produzida pela deliciosa e necessária interação entre professor e aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.

Marcadores

1º TRIMESTRE 2012 1º TRIMESTRE 2013 1º TRIMESTRE 2014 1º TRIMESTRE 2015 1º TRIMESTRE 2016 1º TRIMESTRE 2018 2º TRIMESTRE 2012 2º TRIMESTRE 2013 2º TRIMESTRE 2014 2º TRIMESTRE 2015 2º TRIMESTRE 2016 3º TRIMESTRE 2012 3º TRIMESTRE 2013 3º TRIMESTRE 2014 3º TRIMESTRE 2015 3º TRIMESTRE 2016 3º TRIMESTRE 2023 4º TRIMESTRE 2008 4º TRIMESTRE 2011 4º TRIMESTRE 2012 4º TRIMESTRE 2013 4º TRIMESTRE 2014 4º TRIMESTRE 2015 4º TRIMESTRE 2016 4º TRIMESTRE 2018 4º TRIMESTRE 2023 ABEL ADORAÇÃO ADULTÉRIO ADULTOS AÉCIO NEVES AGENDA AGIOTAGEM ALEGRIA ALEXANDRE COELHO AMIGOS AMIZADE AMY WINEHOUSE ANCIÃO ANO NOVO ANTÔNIO GILBERTO APOLOGÉTICA APOSTOLO ARROGÂNCIA ATIVISMO ATOR AUGUSTUS NICODEMUS LOPES BABILÔNIA BIBLIOLOGIA BISPO BOLSONARO BRASIL C. H. BROWN CAIM CALVÁRIO CASAMENTO CHARLES HADDON SPURGEON CHARLES R. SWINDOLL CIRO SANCHES ZIBORDI CLAUDIONOR DE ANDRADE CÓDIGO DA VINCI COMENTÁRIOS COPA DO MUNDO CORDEIRO CORRUPÇÃO CPAD CRIANÇAS CRIME CRISTO CRITICAS CUBA DANIEL DENZEL WASHINGTON DEPUTADOS DESIGREJADOS DEVOCIONAIS DIÁCONO DILMA ROUSSEFF DINHEIRO DIVÓRCIO DONS ESPIRITUAIS DOUGLAS BATISTA DOUTOR EBD ECLESIASTES EDUCAÇÃO ELIAS ELIENAI CABRAL ELIEZER DE LIRA E SILVA ELIEZER RODRIGUES ELINALDO RENOVATO ENTREVISTA ENVELHECER EPÍSTOLA DE TIAGO EPÍSTOLAS ESCATOLOGIA ESCOLA DOMINICAL ESEQUIAS SOARES ESTUDOS EUNÁPOLIS EVANGELHOS EVENTOS ÊXODO EXPOSITIVO F FÁBULAS FAMÍLIA FARSA FÉ E OBRAS FEMINISMO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO FESTA FILHOS FILIPENSES FILMES FORNICAÇÃO FOTOS GENESIS GEREMIAS DO COUTO GLOBO GOMORRA GRATIDÃO HERESIAS HERNANDES DIAS LOPES HERRY POTTER HOMILÉTICA HOMOSSEXUALIDADE HUMILDADE ILUSTRAÇÕES ÍMPIOS INCLUSÃO INFRAESTRUTURA INIMIGOS INIMIZADE INVESTIGAÇÃO ISRAEL JAIR JEAN WYLLYS JEJUM JOHN ANKERBERG JOHN WELDON JORDÃO JOSÉ GONÇALVES JOVENS JUSTOS LARRY WILSON LAVA JATO LEIS LIBERALISMO LIÇÕES BÍBLICAS LIDERANÇA LÍNGUA LITICA LUCAS LUIS INÍCIO LULA DA SILVA MAGNO MALTA. MANDAMENTOS MAR VERMELHO MARCHA PARA JESUS MARCHISMO MARCO FELICIANO MARCOS MARIA MARINA SILVA MARIO SALES MARK BROWN MARTA MARTINHO LUTERO MENSAGENS MESTRE MOISÉS MULHER MUSICA MYLES MUNROE NAMORO NAMOROj NATAL NELSON NED NETO GUERRIERI NORBERT LIERTH NOTÍCIAS NOVELAS OBREIROS ÓDIO OPERAÇÃO ORAÇÃO OS DEZ MANDAMENTOS OSTENTAÇÃO PARÁBOLA PASCOA PASTORAIS PERDÃO PETROBRAS PETROLÃO PILATOS POLICIA POLITICA PORNOGRAFIA PREFEITOS PREGADORES PRESBÍTERO PRESIDENTE PROFETAS PROSPERIDADE PROTESTO PROVAÇÕES PROVÉRBIOS REFLEXÕES REFORMA REINALDO AZEVEDO RELIGIÃO RENATO BROMOCHENKEL REYNALDO ODILO ROMANOS SABEDORIA SACERDOTES SALMOS SALVAÇÃO SAMUEL F.M. COSTA SAMUEL VIEIRA SANTIFICAÇÃO SEGURANÇA SELEÇÃO BRASILEIRA SENADOR SÉRIES SERMÃO DO MONTE SERMÕES SEXO SEXUALIDADE SILAS DANIEL SILAS MALAFAIA SILAS QUEIROZ SODOMA TEMOR TEMPERAMENTOS TENTAÇÃO TEOLOGIA TESTEMUNHO TRABALHO VEREADOR VIDA CRISTÃ VIDEOS VINDA DE CRISTO VIOLÊNCIA WANER GABY WARREN WIERSBE WILLIAM MACDONALD XUXA